TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC e Transtornos Psiquiátricos

Por:   •  2/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  601 Palavras (3 Páginas)  •  78 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE SÃO JUDAS TADEU

FACULDADE DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE

CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA

BARBARA KELLEN DA FONSECA COSTA

BRUNA MARCELA DA SILVA BORGES

CAROLINE DINIZ DE ALMEIDA LEITE

GIOVANNA PINHEIRO

JESSICA SANTOS GONÇALVES

LAYLA NICÁCIO DE SOUSA MONTEIRO

LEANDRO MEIRELES PAMPLONA

LUIZA MARIA BATISTA DA SILVA

        ATIVIDADE 4 – TCC E TRANSTORNOS PSIQUIATRICOS

SÃO PAULO

2020

  1. Faça a conceituação cognitiva do caso

Diagnóstico Clínico: TPP ou Transtorno de Personalidade Esquizoide

Problemas atuais e fatores estressores resultantes: Sente-se deprimido, caótico e um “vazio”, mudanças de humor sem motivo aparente, indecisão, falhas de memória e atenção, dificuldade em lidar com perdas.

Predisposições genéticas e familiares: Mãe apanha e é expulsa de casa após traição; paciente brincava com insetos mortos, os quais gostava de enterrar; Batista era chamado de “CDF” na escola, fato que odiava; o pai penteava os seus cabelos com força para não sofrer preconceito na escola pela ascendência materna preta; quando quis prestar vestibular não teve apoio dos familiares; tinha problema de relacionamento; pai sofreu um derrame e ficou com os membros paralisados.

Pensamentos Automáticos (PA): Ao sentir-se deprimido quer ficar sozinho e parado, sem fazer coisa alguma; se as pessoas perguntam o motivo de estar assim, Batista se irrita e diz que está cansado, com dor de cabeça.        

Crenças intermediárias ou subjacentes: paciente relatava ter a impressão de que havia pessoas escutando-o atrás da porta ou olhando pela janela

Crenças centrais ou nucleares: Inseguro e superficial, inferior ao irmão, dificuldade em lidar com perdas e indeciso.

2. Diga qual a sua hipótese diagnóstica. Justifique sua resposta

TPP - Transtorno de Personalidade Paranoide: paciente relata que tem a impressão de haver pessoas o escutando atrás da porta, ou olhando pela janela, urinava na calça quando criança o que o fazia se sentir inferior ao seu irmão e dificuldades em lidar com as perdas.

O paciente com este transtorno apresenta um padrão generalizado de desconfiança sem motivos aparentes, tem dificuldade em lidar com problemas diários e sentimentos de desaprovação como um sentimento de inferioridade.

Transtorno de Personalidade Esquizotípica: paciente compara sua memória com a de um computador, relacionando com algum trauma ou memorias antigas, tem fantasias de cura, relata que não sente nada ao lembrar do processo de separação de seus pais, brincava com insetos mortos, tinha problemas com relacionamentos interpessoais, sente-se deprimido e com isso tem pensamentos e atitudes incoerentes como plantar bananeira ou bater em sua cabeça.

O paciente com este transtorno apresenta pensamentos e discursos bizarros, crenças incoerentes ou pensamentos mágicos que influenciam o comportamento não estando de acordo com a cultura do indivíduo, afeto contido, comportamentos peculiares ou excêntrico e ansiedade.

3. Como deve ser o estabelecimento da relação paciente - terapeuta?

Primeiro deve-se estabelecer uma relação de confiança, e isso se dá justamente devido ao diagnóstico do caso, uma vez que Batista é uma pessoa extremamente desconfiada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (57.4 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com