TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TDAH Transtorno Deficit de Atenção e Hiperatividade

Por:   •  19/3/2016  •  Projeto de pesquisa  •  958 Palavras (4 Páginas)  •  684 Visualizações

Página 1 de 4

JUSTIFICATIVA

O Transtorno Deficit de Atenção/Hiperatividade é uma doença que acomete crianças e adultos, porém cerca de 70% dos casos surge na primeira infância, desta forma por vezes os alunos são rotulados como crianças rebeldes, mal educadas, indisciplinadas entre outros. O comportamento Transtorno Deficit de Atenção tem como base alterações físicas ou mentais que são classificados em Hiperatividade, Impulsividade e Desatenção. Desta forma, um breve levantamento bibliográfico e histórico do Transtorno Deficit de Atenção/Hiperatividade será feito afim de apontar suas classificações e de qual forma o pedagogo pode auxiliar em sala de aula o aluno TDAH.

OBJETIVO

O objetivo deste projeto é realizar uma analise dos referências bibliográficos e histórico sobre o Transtorno Deficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) e apontar suas formas de comportamento que acomete crianças e adultos.

REFERENCIAL TEÓRICO

O Transtorno Deficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico que aparece com maior frequência na primeira infância, sendo mais frequente em meninos do que em meninas, assim acompanhando o individuo por toda vida. É caracterizado por sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade. (SILVA, 2010).

De acordo com Phelan 2005, na maioridade o TDAH não é superado o que ocorre é que o adulto portador do transtorno é apresentado de forma mais suave que é chamado de “TDAH, tipo Residual”, permitindo ao adulto trabalhar, casar e se auto sustentar.

O estudo sobre o TDAH (Transtorno Deficit de Atenção/Hiperatividade) não é recente, segundo Dupré ele acreditava que se tratava de uma lesão cerebral, em 1962 foi confirmado por Oxford a expressão Disfunção Cerebral Minima. (SAMPAIO).

Still realizou um estudo com grupos de crianças que apresentavam características agitadas, passionais, desatentas, agressivas, entre outros, de modo que, ao ser constatado que não havia maus tratos familiar o problema era de origem biológica. (HALLOWELL,1994).

As causa do transtorno pode ser relacionado a hereditariedade, pois a predisposição na família com TDAH a presença de parentes também afetados e problemas durante a gestação, aumentando de forma considerável no caso de mães fumantes, dependente químico, ingestão de álcool e infecção do sistema nervoso que causa uma queda na taxa dopamina, um neurotransmissor responsável pelo controle motor e atenção. (VEJA, 1996).

No decorrer dos séculos o Transtorno Deficit de Atenção, foi descrito por termos diversos considerados por Thorley em meados do século XIX como "Insanidade impulsiva" e "inibição defectiva" ou até mesmo como algo diabólico. (MARIA, 2012).

As crianças eram tratadas como deficientes mentais de forma generalizada para o TDAH, foi descartada está hipótese por Loney em 1978. Somente em 1982 Ross define a síndrome como transtorno de déficit de atenção/hiperatividade, e em 1994 a sigla ficou TDAH. (MACHADO, 2007).

O trio de base que rege o Transtorno Déficit de Atenção/Hiperatividade é formado por alterações da atenção, da impulsividade e da velocidade da atividade física e mental, podendo fazer parte das suas melhores características ou angustias. (SILVA, 2010).

O QUE É O TRANSTORNO DEFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE

A Síndrome reconhecida atualmente como Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é o diagnóstico referente ao comportamento discrepante perante a faixa etária e inteligência. De acordo com o Manual de Diagnóstico e Estatística nas Doenças mentais IV (Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders - DSM IV) o diagnóstico é obtido quando pelo menos dois locais do trio de base (hiperatividade/impulsividade e desatenção) e constatado. A associação Americana de Psiquiatria define o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), como um

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (74.8 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com