TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TDAH TRANSTORNO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE

Por:   •  8/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.749 Palavras (7 Páginas)  •  659 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

PRÉ – PROJETO

TDAH

TRANSTORNO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE

NOME: Andréia da Silva Frutuoso Cavalcanti de Carvalho

SEMESTRE; 6°

RA: 398765


 

Nova Andradina-MS

 2015

SUMÁRIO

  1.    Introdução
  1.    Problematização
  1.    Delimitação
  1.    Objetivos Gerais
  1.  Objetivos Específicos
  1.     Justificativa
  1.     Fundamentação Teórica
  1.    Metodologia
  1.    Bibliografia
  1. Introdução

               Atualmente o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) parece ser uma preocupação importante no que se refere as crianças em fase escolar, influenciando em seu desenvolvimento cognitivo, afetivo e social.

        Crianças desatentas e agitadas que causam constrangimentos a seus pais e professores, que apresentam dificuldades de aprendizagem e de comportamento, provavelmente sofrem do chamado TDAH, mas muitas vezes são consideradas crianças apenas teimosas, sem limites, desorganizadas e desobedientes.

        Crianças com TDAH, também podem apresentar dificuldades no desenvolvimento motor e enfrentar dificuldades maiores ainda no ambiente escolar. Assim a atenção dos professores tem se voltado cada vez mais às necessidades desses alunos; uma vez que os professores estão, uma boa parte com esses alunos, os mesmos podem contribuir com um profissional especializado no diagnóstico do aluno.

        Este tema tem sido o alvo de interesse de pesquisadores no âmbito da medicina, psicologia e educação por ser bastante evidenciado na nossa sociedade. Nessa visão, DUPAUL e STONER (2007:58) ratificam que: (...) avaliações deste transtorno devem ser conduzidas por profissionais médicos (...) fica claro que os psicólogos escolares e outros profissionais têm experiência e conhecimento para fazerem parte desse processo e contribuir para no processo de aprendizagem do aluno.

        Sendo assim, fica bem claro que há a necessidade da colaboração da família, escola, equipe de profissionais como médicos, psicólogos, psicopedagogos para um tratamento integral desta criança ou adolescente.

  1. Problematização

Os problemas que giram em torno da criança hiperativa (TDAH) são muitos. Essas crianças são bem agitadas, tem dificuldades em permanecer no lugar, em prestar atenção, aprender e ser organizadas.

     Geralmente seu humor muda rapidamente, um dos comprometimentos mais importantes das crianças hiperativas (TDAH) se refere ao rendimento acadêmico e comportamental, ou seja, por causa de seu estado impulsivo, elas acabam tendo péssimo desempenho na escola. 
             Numa sala de aula, o hiperativo pode dispersar a atenção da turma devido ao seu comportamento inquieto, exigindo do professor uma atenção especial, muitas vezes dificultada pelo excesso de alunos sob sua responsabilidade. 
             Por sua vez, muitos professores estão despreparados para lidar com o hiperativo, o que pode inibir uma aprendizagem mais eficaz por parte deste tipo de aluno, já que o mesmo necessita de estímulos especiais capazes e prender sua atenção. 

        Podem levantar algumas questões que nos ajudarão no processo de conhecimento do assunto em questão:

  • Que estratégias podem ser utilizadas pela escola para minimizar a questão do transtorno¿
  • Quais as dificuldades encontradas por essas crianças e adolescentes com TDAH no processo ensino-aprendizagem¿
  • De que forma os docentes identificam ou não os alunos com este transtorno¿
  •  Que recursos estão disponíveis para a abordagem aos problemas relacionados ao TDAH dessa criança¿

  1. Delimitação

Levando em conta que o TDAH é um transtorno que causa grande impacto na vida da criança e das pessoas com as quais convivem, estes podem ter dificuldades emocionais, relacionamento familiar, social e também no processo de ensino-aprendizagem. Sendo assim o tema proposto exige limitações de várias naturezas:

  • A primeira refere-se à questão conceitual abordada por autores especializados na última década.
  • A segunda refere-se aos problemas que as crianças com TDAH apresentam no contexto escolar.

  1. Objetivo Geral

Levantamento e análise da produção de autores em relação ao conceito TDAH e suas contribuições para o desempenho efetivo dos alunos em fase escolar.

  1. Objetivo Específico

Com este estudo. Pretende-se alcançar um conjunto de objetivos voltados para uma abordagem psicopedagógica. A considerar:

  • Proporcionar ao professor condições de compreender e ajudar o aluno com TDAH em uma escola regular.
  • Orientar pais de alunos com TDAH na melhor forma de ajudá-los quando descoberto o transtorno.
  • Avaliar benefícios junto aos pais, comunidade, etc., com trabalhos de orientação e organização sobre o que é TDAH e os constantes problemas que causam no comportamento e na aprendizagem.

  1. Justificativa

A razão de ser da pesquisa a ser realizada foi que, tendo em vista o crescente número de crianças hiperativas em sala de aula e a problemática sofrida pelo professor acredita-se na possibilidade de minimizar tais dificuldades decorrentes da relação professor-aluno, desde que o mesmo possa ter um conhecimento amplo sobre o assunto e as alternativas de tratamento adequadas.

                      Por sua vez, uma ação didática-pedagógica mais envolvente na qual seja valorizada a afetividade, pode ser possível contornar os problemas da aprendizagem e do comportamento do hiperativo (TDAH).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (167.2 Kb)   docx (23.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com