TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TERAPIA DE CASAIS

Por:   •  6/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  609 Palavras (3 Páginas)  •  357 Visualizações

Página 1 de 3

Ana Paula Corrêa

TERAPIA DE CASAIS

O Psicologo R. Banaco atuante como terapeuta clinico no Núcleo Paradigma, que é  composto por profissionais pós-graduados em cursos de especialização e de mestrado e doutorado, o Núcleo Paradigma destina-se ao atendimento psicológico de crianças, adolescentes, adultos, casais e famílias. 

Banaco, nos diz que a maior demanda são os conflitos que aparecem desde o início daquele relacionamento e se estendem ao núcleo familiar, o profissional nesta primeira parte relata que o ser humano tem perdido a capacidade de viver em grupos, é mais cômodo se preocupar mais com os interesses pessoais do que lutar por interesses do grupo, sendo esse a principal queixa inicial dos casais, submeter suas vontades e colocar acima de sua individualidade as necessidades de seu conjugue.

A sociedade é individualista e competitiva, desde pequenos somos treinados a competir, a própria vida é uma competição. Por isso temos uma grande dificuldade em vencer nosso egoísmo, a vaidade e a individualidade, esses obstáculos refletem nos relacionamentos a dois fazendo com que muitas das vezes se torne impossível compreender as diferenças do parceiro.

O profissional sugere incialmente que ao iniciar uma vida conjugal é necessário pensar em uma forma em que os planos individuais possam ser realizados à dois, sendo que ambos precisaram abrir mão de muitas coisas, ou seja, grande parte da antiga vida ela deverá ser partilhada. Muitas das vezes com essa dificuldade de conviver com alguém com visões diferentes, ambos membros do casal começam a se ofender (gritar, reclamar.) Ao invés de pedirem o que necessita ser feito, nessa situação o psicólogo pode transformar essas reclamações e ofensas em pedidos, trazendo uma melhor comunicação no casal.

Outra questão que a psicologia poderá intervir é em três vieses da comunicaçãofalta, falha ou distorção dela. Coisas são ditas e interpretadas de maneira distorcida, de acordo com o filtro interno de quem ouve aquilo, ou do estado de espírito do momento, e não são devidamente checadas em sua veracidade.Dessa forma, os casais vão construindo relações pautadas em suposições errôneas, acumulando hipóteses falsas a respeito das intenções do outro, que com o tempo acabam por levar a inúmeros conflitos e o consequente desgaste da relação. O psicólogo pode intervir nos acertos dessa comunicação falha.

O momento de se procurar a terapia de casais é quando o maior tempo de convivências do casal está pautado em mágoas, sendo sentimentos que se refletem em toda vida afetiva, esse momento é o adequado para procurar uma psicoterapia para salvar um relacionamento que foi pautado no amor. Essas mágoas quando permeiam o relacionamento tornam a convivência mais dura, gerando reclamações e insatisfações.

A terapia de casais não tem como principal objetivo levar o casal aos seus primórdios românticos, em muitas situações no desenvolver das sessões aquele casal percebe que aquele relacionamento chegou ao fim. A análise do comportamento nos diz que as experiências realizam mudanças na vida dos indivíduos e duas pessoas que durante um tempo obtiveram sentido em andar uma do lado da outra, devido a essas mudanças geradas pelas experiências reconhecem que não faz mais sentido continuarem andando em conjunto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (70.3 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com