TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TESTE DE HTP

Por:   •  8/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.310 Palavras (14 Páginas)  •  4.413 Visualizações

Página 1 de 14

           ESCOLA ENSINO SUPERIOR

EMERSON DO AMARAL MARQUES

RELATÓRIO DO HTP

        CRICIUMA-SANTA CATARINA-17/06/2015

ESCOLA ENSINO SUPERIOR

EMERSON DO AMARAL MARQUES

Relatório apresentado ao Curso de Psicologia para cumprimento parcial da disciplina Psicodiagnóstico e Técnicas Projetivas do curso na Faculdade Esucri, solicitado pela professora Maria Elisa Matos Pereira.

CRICIUMA-SANTA CATARINA 17/05/2015

Sumário[pic 1]

1        introdução        4

2        síntese interpretativa        5

2.1        desenho acromático: casa        5

2.2        desenho acromático: árvore        6

2.3        desenho acromático: pessoa        7

2.4        desenho cROMÁTICO: casa        9

2.5        desenho cROMÁTICO: árvore        10

2.6        desenho cROMÁTICO: pessoa        12


INTRODUÇÃO

O HTP foi criado por John N. Buck, em 1948, e tem como objetivo compreender aspectos da personalidade do indivíduo bem como a forma deste indivíduo interagir com as pessoas e com o ambiente. O HTP estimula a projeção de elementos da personalidade e de áreas de conflito dentro da situação terapêutica e proporciona uma compreensão dinâmica das características e do funcionamento do individuo. O instrumento é destinado a indivíduos maiores de oito anos e propõe a realização de três desenhos sequenciais - uma casa, uma árvore e uma pessoa, os quais devem ser desenhados em folhas separadas, utilizando lápis e borracha. A aplicação propõe, também, que se realize um inquérito acerca de características e descrições de cada desenho realizado.

O HTP é uma das técnicas mais utilizadas por psicólogos brasileiros (Lago & Bandeira, 2008; Noronha, 2002) e é um dos testes mais ensinados nos cursos de formação em Psicologia (Freitas & Noronha, 2005; Noronha, Oliveira & Beraldo, 2003). A popularidade do HTP pode estar relacionada ao baixo custo e à facilidade de sua aplicação (Lago & Bandeira, 2008). Ao mesmo tempo, trata-se de uma das técnicas mais questionadas no que se refere à validade e fidedignidade (Anastasi & Urbina, 2000; Cunha, 2000). Por se tratar de uma técnica projetiva gráfica, em que aspectos pessoais são projetados sobre o estímulo do desenho, o HTP permite que o avaliador realize interpretações frente ao conteúdo trazido. Em virtude da ambiguidade dos estímulos, as respostas são determinadas pelo conteúdo idiossincrático trazido pelo indivíduo (Hammer, 1991, Machover, 1967).


2        SÍNTESE INTERPRETATIVA

O teste foi aplicado no sujeito conforme dados abaixo:

•        Nome: ALICE DOS SANTOS RONSANI

•        Idade: 20 anos.

•        Sexo: feminino.

•        Escolaridade: superior em andamento.

•        Data da aplicação do teste: 03/06/2015.

•        Examinador: Emerson do Amaral Marques.

2.1        dESENHO ACROMÁTICO: CASA

O tempo de latência foi de 2 segundos, enquanto que o tempo para completar o desenho foi de 3 minutos. O avaliado não fez nenhum comentário durante esta fase do teste e teve atitude de concluir de forma rápida. Não teve linhas esboçadas, porém não houveram linhas reforçadas. Há evidências de deficiências aceitas com bom humor, por exemplo, a porta pequena da casa.

Em relação a proporção, a casa foi desenhada grande demonstrando um ambiente restritivo, tensão e compensação. Não houve uma simetria excessiva, pois o desenho se encontra ao centro da folha. A casa foi desenhada com 6,5 cm para o lado direito e 9,5 cm para o lado esquerdo. Isso indica que há rigidez e fragilidade na personalidade.  Indica também que Alice tende a se comportar impulsivamente e busca satisfações emocionais imediatas de origem direta de suas necessidades e impulsos.

Na casa há vidraças, o que representa um isolamento, um desejo de proteção contra impulsos ou estímulos exteriores. A casa apresenta um declínio mais para a esquerda, ou seja, uma queda que indica que há uma extrema angústia dentro de si. Há uma porta pequena indicando uma reserva, inadequação e indecisão. No telhado há linhas simples, o que indica uma constrição beiral enfatizada pela desconfiança. Na casa a janela é desenhada aberta, o que indica o controle do ego pobre.

Entre os detalhes irrelevantes, observam-se no desenho duas nuvens, o que demonstra certa ansiedade. A qualidade da linha é leve, o que representa hesitação, medo, insegurança e força do ego fraca.

2.2       dESENHO ACROMÁTICO: árvore

O tempo de latência foi de 2 segundos, enquanto que o tempo para completar o desenho foi de 1 minuto. Desenho elaborado com poucas rasuras e  foi simétrico. A extremidade esquerda da árvore está com 3,5cm em relação a margem esquerda, enquanto que a extremidade direita da árvore está com 3,5cm em relação margem direita. Não há evidências de linhas esboçadas e nem reforçada. Houve firmeza no ato de desenhar e deficiência aceita com bom humor.

Em relação à proporção, a árvore é considerada grande o que indica um ambiente restritivo com tensão e compensação. Não teve simetria excessiva, pois o desenho não tem partes iguais. Não houve distorções. Na perspectiva, a localização do desenho na página esta no centro da folha, o que indica uma rigidez.

A copa da árvore foi desenhada em forma de nuvem, o que indica uma fantasia. O tronco tem uma base larga na parte superior e também na base inferior onde tem o contato com o solo. Isso indica que há uma dependência. No meio do tronco há um estreitamento o que evidencia uma perda de controle. Essa questão do tronco também representa uma forte indicação de patologia, solicitando um esforço além das forças do indivíduo, com uma implicação concomitante de um possível colapso do controle de ego. A árvore é do tipo frutífero e contém várias laranjas , reforçando a questão da dependência e imaturidade. Como alguns detalhes da árvore são grandes, demonstra compensação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com