TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Testes psicológicos quati e htp

Por:   •  28/3/2016  •  Relatório de pesquisa  •  4.437 Palavras (18 Páginas)  •  3.037 Visualizações

Página 1 de 18

1. INTRODUÇÃO

A Avaliação Psicológica surgiu, no início do século XIX, com Spearman e Binet, através do desenvolvimento da teoria de Psicometria, com a construção do primeiro teste de aptidão para crianças, e com a necessidade de seleção rápida e eficiente, de contingentes para as forças armadas da primeira guerra mundial.

A história dos testes psicológicos no Brasil e a história da Psicologia, enquanto ciência e profissão ocorreram simultaneamente, os testes já se encontravam no cenário nacional antes mesmo da profissionalização da Psicologia. Em 1914 o Laboratório de Pedagogia Experimental na Escola Normal foi inaugurado, cujo foco era os estudos da memória, inteligência infantil e psicomotricidade. No período de 1930 e 1962 ocorreu à criação das primeiras universidades e o movimento da organização da psicologia, entre 1962 e 1970 houve a regulamentação da Psicologia como disciplina e profissão e a criação do Conselho Federal de Psicologia (CFP) e os conselhos Regionais de Psicologia (CRP).

Para Pasquali (2001), o período entre 1970 e 1990 foi o momento de expansão da Psicologia, surgiram cursos de pós-graduação, possibilitando o aumento do ensino e de pesquisas de avaliação psicológica, mas marcado por crises, faltavam docentes qualificados. Atualmente, avaliação psicológica vem passando por um processo de aperfeiçoamento técnico-cientifico. O Conselho Federal de Psicologia criou o Sistema de Avaliação de Testes (SATEPSI), seguindo critérios objetivos e consistentes, visando padronizar a técnicas e validar o seu uso considerando os aspectos éticos.

O conceito de avaliação psicológica é amplo, para Urbina (apud MANUAL DE AVALIAÇÃO,2007, p.13), Avaliação Psicológica é um processo flexível e não padronizado, que tem por objetivo chegar a uma determinação sustentada a respeito de uma questões psicológicas através de coleta, avaliação e análise de dados apropriados ao objetivo em questão.

Através dos mais variados métodos e técnicos, a avaliação psicológica visa descrever e classificar o comportamento das pessoas com o objetivo de enquadrá-lo dentro de alguma tipologia, que permita ao sujeito tirar conclusões sobre os outros e, assim saber como ele mesmo deve se comportar e agir em relação a esses outros. (Pasquali, 2001). A avaliação psicológica requer o planejamento adequado, a execução cuidadosa do que foi planejada, a integração e análise dos dados obtidos através de todas as técnicas utilizadas, portanto todas as técnicas são importantes para o processo de conhecimento.

Os testes psicológicos são procedimentos onde há observação e registros de amostras de comportamentos e também respostas de indivíduos com o objetivo de descrever ou mensurar características e processos psicológicos. Os instrumentos mais conhecidos da avaliação psicológica são os testes psicológicos e as entrevistas psicológicas. A entrevista psicológica é um diálogo dirigido a um alvo definido de avaliação, e sua função é fornecer ao avaliador subsídios técnicos, sobre a conduta do avaliando, completando os elementos adquiridos pelos demais instrumentos utilizados.

1.1 Objetivo

Promover nos acadêmicos na disciplina de Avaliação Psicológica II um segundo contato com os testes, e também, oportunizar o desenvolvimento da aprendizagem na prática, conhecimentos e melhoramento de técnicas, ampliando a percepção crítica dos mesmos e propiciando maior familiarização com os instrumentos psicológicos para o aperfeiçoamento acadêmico, como a correção, interpretação dos testes psicológicos.

1.2 Justificativa

     A elaboração deste trabalho contribuirá no aprendizado da disciplina de Avaliação de Psicológica II, envolvendo as práticas dos conteúdos desenvolvidos em sala de aula, como práticas, aplicação, entrevistas, técnicas e interpretação dos testes psicológicos que foram utilizados através da entrevista de anamnese, aplicação e interpretação dos testes: Escala de Maturidade Mental Colúmbia e Matrizes Progressivas Coloridas de Raven. É de suma importância o rapport, que é um estabelecimento de contato do profissional com o analisando, proporcionando o melhor ambiente, respeitando seu ambiente cultural, social e emocional.

O teste psicológico Técnica Projetiva de Desenho H-T-P estima-se que deve ser aplicado pelo menos em duas fases. Sendo primeiramente o examinando faça os desenhos pedidos à mão livre e posteriormente na segunda fase o aplicando tem que fazer uma série de perguntas sobre os desenhos feitos pelo mesmo. O teste foi desenvolvido por John N. Buck, sendo atualizado pela última vez no ano de 2009.

José Jorge de Morais Zacharias foi o elaborador do teste Questionário de Avaliação Tipológica – QUATI, sendo publicado no ano de 2003. Visto como um questionário que avalia personalidade que o examinando faz a partir das escolhas situacionais, buscando identificar a partir dos testes o que pessoas tem em comum e também suas diferenças.

2. METODOLOGIA

2.1. Dados de identificação

Os testes foram aplicados em D, ele tem vinte e quatro anos de idade, sendo do sexo masculino, residente na cidade de Rondonópolis - MT, filho de H.P e B.M.P, e tem uma irmã mais nova, de dezessete anos de idade, que mora em outra cidade, assim como os seus pais.

2.2 Materiais

Neste trabalho, foi utilizado, para a entrevista inicial, um caderno, duas canetas, um lápis e uma borracha com algumas questões pré-elaboradas pelas aplicadoras. Para o teste do desenho-HTP, utilizou-se, quatro folhas sulfite no formato A4, um lápis e uma borracha. Foi feito em uma mesa, com cadeiras confortáveis e sala climatizada. Um cronômetro de um telefone celular e protocolo de interpretação HTP. Para o Quati, utilizou-se, o caderno de questões com noventa e três questões, lápis, borracha e uma folha de respostas. Para a sua correção utilizou-se, um conjunto com três crivos de correção e o manual do quati.

2.3 Procedimentos

2.3.1 – Entrevista Inicial

O primeiro contato com o testando foi estabelecido no dia 26 de outubro de 2015. As examinadoras lhe explicou que iria ser uma prática de testes psicológicos, que fazem parte das aulas práticas da disciplina de avaliação psicológica. D aceitou o convite alegando que não tinha mais nada de interessante para fazer. As examinadoras iriam marcar no Ceprapsi (Centro de Práticas Psicológicas) o dia e o horário de aplicação dos testes. As examinadoras, nesse mesmo dia, fez esse contato e marcou no Ceprapsi, o dia e o horário de início de aplicação dos testes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.4 Kb)   pdf (229 Kb)   docx (26.2 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com