TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO SOBRE AUTISMO

Monografias: TRABALHO SOBRE AUTISMO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/10/2013  •  3.114 Palavras (13 Páginas)  •  2.512 Visualizações

Página 1 de 13

Transtornos Globais do Desenvolvimento

Transtorno global do desenvolvimento (TGD) é uma categoria que engloba oito transtornos, segundo a Classificação Internacional de Doenças (CID-10), oficialmente adotada pela legislação brasileira. São caracterizados por atraso simultâneo no desenvolvimento de funções básicas, incluindo socialização e comunicação. A classificação estabelece um código para cada problema de saúde. Os Transtornos Globais do Desenvolvimento receberam o código F84, que contem os seguintes transtornos:

- Autismo infantil (F84.0)

- Autismo atípico (F84.1)

- Síndrome de Rett (F84.2)

- Outro Transtorno Desintegrativo da Infância (F84.3)

- Transtorno com Hipercinesia associada a Retardo Mental e a Movimentos Estereotipados (F84.4)

- Síndrome de Asperger (F84.5)

- Outros Transtornos Globais do Desenvolvimento (F84.8)

- Transtornos Globais Não Especificados do Desenvolvimento (F84.9)

AUTISMO:

História:

1911 - O nome autismo foi adotado pelo psiquiatra Eugen Bleuler para descrever um dos sintomas da esquizofrenia.

1943 - Leo Kanner e Hans Asperger foram pioneiros no estudo do autismo. Antes dessas pesquisas os autistas eram taxados de retardados mentais, loucos ou com distúrbios emocionais.

Bruno Bettelheim, um húngaro que imigrou para os Estados Unidos no final dos anos 40, dizia que a causa do autismo eram "As mães geladeiras": mães frias, sem sentimentos que levavam os seus filhos a um isolamento mental. Suas teorias foram aceitas internacionalmente por mais de duas décadas. Foi descoberto depois que a experiência de Bettelheim foi exagerada ou sem comprovações, e que ele não tinha as qualificações necessárias para elaborar teorias sobre a causa do autismo. Ele também foi acusado de maus tratos a seus pacientes (pessoas com desabilidade, a maioria autista).

1964 - Profissionais começaram a contestar a opinião de Bettlheim. Bernard Rimland, psicólogo e pai de um autista escreveu "Infantile Autism: The Syndrome and Its Implications for a Neural Theory of Behavior". Neste livro, Rimland argumenta que o autismo é uma desordem biológica e não uma doença emocional. Este livro mudou a maneira de compreender o autismo e teve um grande impacto nos futuros tratamentos para pessoas autistas.

1976 - Em 1976, Lorna Wing, uma médica psiquiatra inglesa, relatou que indivíduos com autismo apresentam déficits específicos em três áreas: imaginação, socialização e comunicação, o que ficou conhecido como "Tríade de Wing". Ficou estabelecido, portanto, que o autismo é um transtorno definido por alterações presentes antes dos três anos de idade e que se caracteriza por alterações qualitativas na comunicação, na interação social e no uso da imaginação.

2013 - Uma lei nova no Brasil estendeu às pessoas com autismo os mesmos benefícios daquelas com deficiência.

O que é?

O Autismo é um transtorno global do desenvolvimento (também chamado de Transtorno do Espectro Autista) marcado por três características fundamentais (interação social, comunicação e comportamento):

* Inabilidade para interagir socialmente;

* Dificuldade no domínio da linguagem para comunicar-se ou lidar com jogos simbólicos;

* Padrão de comportamento restritivo e repetitivo.

Além destes tópicos, um dos pontos chaves da dificuldade está no desenvolvimento emocional. As pessoas com autismo têm como desafio a motivação, a persistência, o autocontrole e a curiosidade.

O grau de comprometimento é de intensidade variável: vai desde quadros mais leves, como a síndrome de Asperger (na qual não há comprometimento da fala e da inteligência), até formas graves em que o paciente se mostra incapaz de manter qualquer tipo de contato interpessoal e é portador de comportamento agressivo e retardo mental.

Cada caso de autismo é único, apesar de possíveis semelhanças. Não há duas pessoas com o diagnostico de autismo que manifestem a síndrome da mesma maneira.

Causas:

Ninguém sabe com certeza a causa e o desenvolvimento do autismo. O que se sabe é que, embora algumas meninas desenvolvam autismo, casos de meninos

com esta desabilidade são em proporção de três para um (três meninos autistas para cada menina). Os especialistas atribuem isso a componentes genéticos.

Os estudos iniciais consideravam o transtorno resultado de dinâmica familiar problemática e de condições de ordem psicológica alteradas, hipótese que se mostrou improcedente. A tendência atual é admitir a existência de múltiplas causas para o autismo, entre eles, fatores genéticos e biológicos.

Quando os sintomas começam a aparecer?

Os sintomas podem aparecer nos primeiros meses de vida, mas dificilmente são identificados precocemente. O mais comum é os sinais ficarem evidentes antes de a criança completar três anos.

Na adolescência e vida adulta, as manifestações do autismo dependem de como as pessoas conseguiram aprender as regras sociais e desenvolver comportamentos que favoreceram sua adaptação e autossuficiência.

Quais são os sintomas?

- O relacionamento com outras pessoas pode não despertar seu interesse;

- Age como se não escutasse (ex. não responde ao chamado do próprio nome)

- O contato visual com outras pessoas é ausente ou pouco frequente;

- A fala é usada com dificuldade, ou pode não ser usada;

- Tem dificuldade em compreender o que lhe é dito e também de se fazer compreender;

- Palavras ou frases podem ser repetidas no lugar da linguagem comum (ecolalia);

- Movimentos repetitivos (estereotipias) podem aparecer;

- Costuma de expressar fazendo gestos e apontando, muitas vezes não fazendo o uso da fala;

- As pessoas podem ser

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com