TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sobre Autismo

Por:   •  3/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  772 Palavras (4 Páginas)  •  406 Visualizações

Página 1 de 4

Eveline Piccolotto.

Pedagogia

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONCLUSÃO 6

REFERÊNCIAS 8

ANEXOS 8

1 INTRODUÇÃO

Iniciemos este trabalho sobre as dificuldades e os desafios que o professor enfrenta no ensino regular com alunos autistas e os portadores de necessidades especiais Embora o professor não seja o único responsável pela inclusão do aluno com deficiência, o papel do professor é um dos pilares centrais no processo de inclusão do aluno.

2 DESENVOLVIMENTO

Observa-se que a capacitação do professor da classe comum com base em conteúdos é insuficiente para que o professor desenvolva práticas pedagógicas inclusivas frente às situações que enfrentará na sala de aula, e suas respectivas especificidades individuais do aluno com deficiência. A inclusão é desafio para o professor do ensino regular comum, pois é um contexto educacional inclusivo que exige todos os dias redefinir o seu papel.

Há suposições a serem enfrentados pelo professor todos os dias, pois nenhum um dia vai ser igual ao outro.

Portanto, os desafios do professor ao desempenhar seu papel diante do

aluno autista na classe comum, que é um ambiente propício para a socialização, os estudantes interagem entre si e com o professor. Em Saberes e práticas da inclusão as dificuldades de aprendizagem com o autismo havendo diversas controvérsias entre estudiosos sobre a inclusão.

Entretanto, outros estudiosos se posicionam a favor de que o autista ingresse na classe comum ou no ensino regular como uma forma de inclusão, mas esquecem das dificuldades que o aluno terá em sua sala de aula para com os demais nas questões de socialização, interação e até mesmo as dificuldades na aprendizagem.

Dessa forma a maioria das escolas encontra com as classes lotadas onde o professor muitas vezes não consegue auxiliar todos que estão a sua volta , por isso acaba acarretando na exclusão do aluno portador de necessidades especiais por falta de profissionais especializados para trabalhar com metodologias e atividades diferenciadas com esse aluno, pois se houvesse a demanda o aluno estaria desenvolvendo melhor as suas habilidades e potencialidades.

O papel do educador é de grande importância para a inclusão do educando, pois se o profissional não exercer seu trabalho adequadamente, a inclusão será apenas mais uma palavra e não um exercício que deveria ser aplicado a todos de forma igual.

Compreender a realidade do aluno e de todo o processo faz se necessário para que ocorra uma melhor interação entre professor e aluno e os demais colegas, sendo assim a formação docente torna-se mais competente, pois além de trabalhar as capacidades do educando o professor tende a trabalhar suas próprias competências em busca de uma construção do conhecimento com todos.

Não há uma “receita pronta” para como o professor deve agir frente aos problemas que podem ocorrer, são necessárias leituras sobre a educação inclusiva e os educandos com quem trabalha em sala de aula, levando em conta as particularidades no contexto escolar em que está inserido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (46.4 Kb)   docx (13.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com