TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho sobre o Autismo

Por:   •  17/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.769 Palavras (16 Páginas)  •  9.918 Visualizações

Página 1 de 16

SUMÁRIO

1 . Introdução ........................................................................................................ 2

 

2 . Objetivos Gerais e Específicos ...................................................................... 3

 

3 . Metodologia ...................................................................................................... 4

 

4 . Desenvolvimento

  4.1 - Sintomas e características comuns do transtorno autista ............................ 5

   

  4.2 - Modos como os pais e profissionais da educação lidam com o autista ....... 7  

4.3 - Como estimular o desenvolvimento social e comunicativo do autista .......... 9

 

  4.4 - Como o professor deve lidar com a criança autista .................................... 11

 

 4.5 - A aceitação da escola com o autista e o mesmo no ambiente escolar ....... 14

  5 . Conclusão ....................................................................................................... 16

 

6 . Referencias Bibliográficas ............................................................................ 18

 

 

 INTRODUÇÃO 

 

           O autismo é um transtorno que costuma aparecer mais em homens do que em mulheres, não tendo causas especificas e seus primeiros sinais são notados nos 3 primeiros anos de vida. A criança autista tem maiores dificuldades de aprendizagem, não se caracterizando por características conjuntas, mas se revelando diferente das outras, apresentando variados sintomas sendo em sua maioria graves como: agressividade, déficit de atenção, problemas na fala e linguagem, problemas ao se relacionar com pessoas, objetos e eventos.

 

           Sabemos que não existe uma cura especifica e para que exista uma maior compreensão dos sintomas, na educação devemos primeiramente entender o desenvolvimento normal da criança, assim conseguiremos distinguir se é ou não um comportamento autista, onde através de suas principais características, trabalharemos em total potencial apresentando um desenvolvimento mais próximo da normalidade a este individuo. Mesmo não existindo curas possíveis e sim muitas teorias cientificas neste campo, o diagnostico é feito pelo medico especialista neuropediatra, psicólogo ou psiquiatra.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

        

OBJETIVOS

 

           Mostrar que a criança autista tem dificuldades na fala, na parte motora e fica isolada das demais, dificultando seu convívio social e familiar, os quais precisam compreender e ajudar a criança a se desenvolver juntamente com o trabalho da escola e dos professores.

           

Geral

        Identificação e compreensão da criança com autismo, que deve ser feita em sua própria casa, pela sua família, pois nos primeiros anos já é possível identificar a doença, sendo assim, a procura por o tratamento adequado é imprescindível, e o trabalho em conjunto com a escola para o desenvolvimento cognitivo e social

 

Especifico

           A importância do estudo deste tema é saber como identificar uma criança portadora de autismo, mostra que o trabalho conjunto da família e escola pode-se conseguir melhora significativa no desenvolvimento da fala, da expressão e socialização, e no próprio meio escolar enfatiza a necessidade do educador ter os conhecimentos necessários para entender as suas necessidades e dificuldades, sendo o educador capaz de intervir e direcioná-los de maneira correta, mostrando como podemos lidar com as crianças autistas e como fazer para ajudá-las em seu desenvolvimento cognitivo, pois a criança pode desenvolver habilidades especiais que poderão ser aproveitadas, o professor, além de outras técnicas, pode usar a própria habilidade como uma forma de aprendizagem para a criança, sempre respeitando seus limites e singularidade, o ensinando a interagir e respeitar outras crianças, adultos e sua própria família, por meio da convivência e compreensão.

 

 

 

 

 METODOLOGIA

          Esse trabalho foi realizado através de pesquisa bibliográfica, tendo como finalidade busca de dados concretos sobre o tema Autismo na Educação Infantil, primeiramente buscamos a caracterização do tema para assim compreender a dificuldade do aluno na sociedade e principalmente na escola, utilizando-se de livros, TCC, artigos científicos, dados disponíveis na internet, buscando favorecer a compreensão sobre o Autismo, sua familiarização e reflexão.  

           

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tema: AUTISMO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. 

 

 1 – SINTOMAS E CARACTERÍSTICAS COMUNS DO TRANSTORNO AUTISTA. 

 

            Segundo a Organização Mundial de Saúde, o autismo “é conhecido como um distúrbio do desenvolvimento, sem cura e severamente incapacitante.”; as manifestações variam imensamente, dependendo do nível de desenvolvimento e da idade da criança, podendo ser diagnosticado logo nos três primeiros anos de vida, tem como característica o isolamento da criança dificultando assim o convívio social com outras crianças e até mesmo com os adultos, o autista possui um tardamento na fala dificultando a sua comunicação, podem repetir palavras ou frases ditas, e ainda sim se portarem como uma criança surda. Está ausente nessas crianças a expressão facial, onde não se demonstra nenhum sentimento, evitando contatos afetivos, tais como carinho, colo, abraço, preferindo se isolar e permanecer em seu "mundo". 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24 Kb)   pdf (183.7 Kb)   docx (20.4 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com