TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO TEÓRICO-PRÁTICO PARA A REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES OBRIGATÓRIAS

Por:   •  9/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.591 Palavras (7 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 7

FILME  “O NOME DA ROSA”

HISTÓRIA DA PSICOLOGIA

        

CAMPUS BAURU

2017

TRABALHO TEÓRICO-PRÁTICO PARA A REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES COMPLEMENTARES OBRIGATÓRIAS

        

Relação do filme com a teoria da História da Psicologia, sob orientação da Prof.ª

        

CAMPUS BAURU

2017

Sumário

Ficha Técnica        4

Sinopse        5

Resumo do Filme        5

Relação do Filme com a teoria        6

Resumo da Teoria        7

Considerações finais        7

Referências        8


Ficha Técnica

Dirigido por Jean-Jacques Annaud (Sete Anos no Tibet) e com Sean Connery e Christian Slater no elenco.
Título original: Der Name Der Rose

Origem: EUA
Gênero: Suspense
Duração: 131 min
Ano de lançamento: 1986
Distribuidora: 20th Century Fox Film Corporation
Direção: Jean-Jacques Annaud
Roteiro: Andrew Birkin, Gérard Brach, Howard Franklin e Alain Godard, baseado em livro de Humberto Eco
Produção: Bernd Eichinger
Música: James Horner
Fotografia: Ronino Delli Colli
Figurino: Gabriella Pescucci
Edição: Jane Seitz

Elenco:

Sean Connery (William de Baskerville)
Christian Slater (Adso von Melk)
Helmut Qualtinger (Remigio da Varagine)
Elya Baskin (Severinus)
Michael Lonsdale (Abade)
Volker Prechtel (Malachia)
Feodor Chaliapin Jr. (Jorge de Burgos)
William Hickey (Ubertino da Casale)
Michael Habeck (Berengar)
Urs Althaus (Venantius)
Valentina Vargas (Garota)
Ron Perlman (Salvatore)
Leopoldo Trieste (Michele de Cesena)
Franco Valobra (Jerome de Kaffa)
Vernon Dobtcheff (Hugh de Newcastle)
Donald O'Brien (Pietro d'Assisi)
Andrew Birkin (Cuthbert de Winchester)
F. Murray Abraham (Bernardo Gui)

Sinopse

Um monge franciscano é encarregado de investigar uma série de estranhas mortes que passam a ocorrer em um mosteiro, em plena Idade Média.

Em 1327 William de Baskerville (Sean Connery), um monge franciscano, e Adso von Melk (Christian Slater), um noviço que o acompanha, chegam a um remoto mosteiro no norte da Itália. William de Baskerville pretende participar de um conclave para decidir se a Igreja deve doar parte de suas riquezas, mas a atenção é desviada por vários assassinatos que acontecem no mosteiro. William de Baskerville começa a investigar o caso, que se mostra bastante intrincando, além dos mais religiosos acreditarem que é obra do Demônio. William de Baskerville não partilha desta opinião, mas antes que ele conclua as investigações Bernardo Gui (F. Murray Abraham), o Grão-Inquisidor, chega no local e está pronto para torturar qualquer suspeito de heresia que tenha cometido assassinatos em nome do Diabo. Considerando que ele não gosta de Baskerville, ele é inclinado a colocá-lo no topo da lista dos que são diabolicamente influenciados. Esta batalha, junto com uma guerra ideológica entre franciscanos e dominicanos, é travada enquanto o motivo dos assassinatos é lentamente solucionado.

Resumo do Filme

O filme se passa no ano de 1.327, onde mostra o cotidiano de um mosteiro beneditino. No mosteiro acontece algumas mortes que no entanto eram desconhecida por todos e os monges e a sociedade até então acreditam que eram suicídios. Nesse mosteiro continha uma biblioteca secreta, onde guardava uma coleção de livros e ninguém tinham acesso a ela, por tanto a igreja católica conseguia manter o poder do conhecimentos sobre toda a sociedade da época.

Um monge chamado Francisco Willian e seu aprendiz Adso chega ao mosteiro com a intenção de ajudar a respeito da doações de bens aos pobres e necessitados da região, quando se depara com o acontecimento das mortes até então sem explicação.   O s fatos ocorrem na época medieval, sobre a atmosfera sombria e um pensamento vigente sobrenatural.

Quando o monge Willian chega ao mosteiro já havia ocorrido a 1° morte e logo em seguida a sua chegada acontece outras duas, e isso o deixa encabulado querendo desvendar esse mistério. Aos olhos dos monges eles acreditavam que as mortes devessem a intervenções demoníacas, impedindo qualquer tentativa de esclarecimentos racional.

Willian que detinha um certo poder aguçado da logica e busca da verdade, usa sua inteligência  para uma investigação e desvendar as mortes misteriosas. Em pouco tempo ele chega há algumas conclusões e a principal delas é que todos os monges mortos tinham a ponta da língua e a ponta do dedo indicador com uma mancha preta. Com isso ele começa a ligar alguns fatos e um deles é a tão misteriosa biblioteca secreta. Ele associa o caso dos monges a leitura de um livro, após a confissão que nessa biblioteca havia um livro raro e misterioso.

Apesar de todas as evidencias e desvendar o mistério e tentar mostra verdade, Willian não conseguia ter acesso e informações a biblioteca , já que os monges beneditinos por saberem do uso racional de Willian restringem ainda mais as informações sobre a mesma. Na tentativa do descobrir sobre a biblioteca Willian resolver contar o que descobriu para Abade Superior, para que assim ele permita seu acesso, e após essa descoberta Abade pede para que Willian suspenda suas investigações, pois chegaria um inquisidor no mosteiro Bernardo Gui, e ele iria conduzir o tribunal que acusa alguns suspeitos de bruxaria e envolvimento com as trevas. Entre esses suspeitos esta uma jovem pobre que oferece favores sexuais em troca de alimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (162.3 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com