TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO Á PRIMEIRA VISTA

Por:   •  26/9/2022  •  Trabalho acadêmico  •  665 Palavras (3 Páginas)  •  93 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

RAFAELA REYNALDO DE OLIVEIRA

RGM: 29252628

SENSAÇÃO E PERCEPÇÃO

Análise de filme para disciplina Processos Psicológicos Básicos, do 2º semestre do Curso de Psicologia da Universidade de Franca, sob orientação da Profa. Me. Arali Helena Stort.

FRANCA

2022

a

ANÁLISE DO FILME “À PRIMEIRA VISTA”, SENSAÇÃO E PERCEPÇÃO

           O filme “À Primeira Vista” é baseado em fatos reais (porém não é uma reprodução fiel da história), possui como personagem principal Virgil, um homem que sofre de Catarata Congênita, a qual se desenvolve na gestação e resulta na perda gradativa da visão, por isso, aos três anos ele se apresentava completamente cego. A partir disso, ele usa seus outros sentidos e os desenvolve mais do que as pessoas que enxergam. Através dos milhares de sensores que existem pelo corpo, os estímulos externos são captados e após um longo processo (que leva milissegundos), esse estimulo é percebido pelos órgãos sensoriais e leva as informações para o cérebro, onde ocorre a percepção.

Virgil vive em uma cidade pequena e calma, junto com sua irmã que está sempre presente para ajudá-lo. Na cena em que somos apresentados ao seu emprego, como massagista em um SPA, é possível notar que ele é muito bom na sua área, representando um ótimo desenvolvimento de suas habilidades por conta de seu tato apurado.

Foi no SPA que ele conhece Amy, uma arquiteta de NY que está de férias e eles acabam se apaixonando. Os dois passeiam pela pacata cidade e ele apresenta a Amy tudo que sabe, onde está localizada a escola, cada loja, as pessoas que passam, pequenos detalhes que costumam passar em vão. Durante o passeio ele percebe que vai chover, e mesmo sem nenhuma nuvem no céu, em poucos segundos a chuva cai.

Com todo o envolvimento entre os protagonistas, Amy começa a procurar uma forma de Virgil voltar a enxergar e o convence a fazer uma cirurgia. Seria como realizar um sonho, mesmo com o medo de ter que se readaptar, já que, mesmo que ele precisasse da bengala, do seu cão-guia ou até mesmo contar os passos entre um local e outro para auxilia-lo no dia-a-dia, ele levaria uma vida comum utilizando de seus outros sentidos mais desenvolvidos.

Tal cirurgia é um sucesso, mas eles não contavam que Virgil não se lembrava de quase nada sobre enxergar e ficou completamente perdido com a quantidade de informações que seus olhos viam. Ele não consegue entender os objetos, rostos, as cores, espaço, formas ou diferenciar uma maçã da foto de uma maçã. Ele acaba sofrendo com a dificuldade de relacionar, decorar e nomear as imagens que vê, já que seu cérebro não precisou aprender a fazer essas coisas durante sua vida.

Após alguns meses de reaprendizado, ele começa a ter problemas e vai perdendo a visão novamente, a cirurgia não foi eficiente para trazer sua visão permanentemente. O casal se separa por um tempo, mas depois que voltam a ficar juntos ela finalmente entende que por mais que a experiência tenha sido incrível, ele não precisa de sua visão para ser feliz. Ele aprendeu muito tendo sua visão de volta por um curto período de tempo.

A sensação e percepção são temas de extrema importância nesse filme, temos diversos exemplos de como Virgil detecta e processa os estímulos. A percepção é sobre organizar e interpretar os nossos impulsos sensoriais que são captados através dos nossos sentidos, isso envolve os processos mentais, memórias e vários outros processos que influenciam direta e indiretamente na interpretação do que percebemos. Em pessoas cegas, esses sentidos são alterados pois elas lidam mais com a percepção pois devido a sua condição precisam associar e decorar os espaços e lugares que convivem a partir de representações próprias que sua própria mente faz principalmente através dos processos cognitivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (90.1 Kb)   docx (24.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com