TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRANFORMACOES NO MUNDO DO TRABALHO NA VISAO DA

Casos: TRANFORMACOES NO MUNDO DO TRABALHO NA VISAO DA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2014  •  1.679 Palavras (7 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 7

TRANFORMACOES NO MUNDO DO TRABALHO NA VISAO DA

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL

Mariangela Borges Legat

Professor- Hélio Alves da Cruz

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Contabilidade (ADG 0155) – Prática do Módulo III

03/09/2012

RESUMO

O exercício da liderança nas organizações do século XXI vem sendo fundamental, os lideres são cada vez mais capazes e especializados, fazem um trabalho direcionado para a competitividade da organização e levam em conta vários fatores como o diferencial no atendimento ao cliente, novas tecnologias e aprenderam a ouvir e considerar as opiniões do grupo. Podemos observar que as transformações no mundo do trabalho têm causado grande impacto na saúde dos trabalhadores. Dentro da psicologia organizacional podemos citar o Tunover que mede o índice de rotatividade da empresa, refere-se à relação entre admissões e demissões ou a taxa de substituição de trabalhadores antigos por novos em uma organização. O desenvolvimento organizacional estuda o comportamento dos indivíduos para a resolução de problemas ligados ao conceito de mudanças de uma organização.

Palavras-chave: Desenvolvimento Organizacional, Rotatividade, Assedio Moral.

1 INTRODUÇÃO

A psicologia organizacional estuda os fenômenos psicológicos presente nas organizações, compreendendo e atuando nos processos relativos ao mundo do trabalho, explorando, analisando e oferecendo ferramentas para lidar com as múltiplas dimensões que caracterizam as pessoas, os grupos e as organizações. Mais especificamente, pode-se dizer que atua sobre os problemas organizacionais ligados a gestão de pessoas. Desta maneira, nota-se que a Psicologia Organizacional e do Trabalho esta ligada as empresas atuantes seja no bem-estar de cada um dos colaboradores, como ate mesmo, nas emoções geradas no ambiente de trabalho.

Em suma o papel do psicólogo dentro das organizações e atuar como facilitador e conscientizado do papel dos vários grupos que compõem a instituição, considerando a saúde e a subjetividade dos indivíduos, a dinâmica da empresa e a sua inserção no contexto mais amplo da organização.

1.1 Problemas

No processo de psicologia organizacional empresarial torna-se inevitável a utilização de uma ferramenta gerencial eficiente, em particular o uso do Turnover.

As empresas que utilizam uma gestão estratégica como ferramenta, podem definir e traçar os planos para a realização dos objetivos e metas organizacionais.

1.2 Justificativa

Devido à grande competitividade no qual as empresas estão inseridas, onde as mudanças acontecem continuamente, torna-se fundamental á utilização da psicologia organizacional, pois proporciona maior possibilidade de êxito para as empresas diminuindo a constante rotatividade de funcionários nas empresas.

A satisfação no trabalho tem sido uma variável central na pesquisa sobre a rotatividade.

2 FUNDAMENTACAO TEORICA

2.1 Desenvolvimento Organizacional

Segundo Sena e Silva (2004), a psicologia organizacional tem que se aliar a outras áreas do conhecimento e a outros ramos da Psicologia Social, como o comunitário e o ambiental, para poder dar respostas aos problemas e às questões advindas de seu público interno e externo.

A partir dos projetos de responsabilidade social e ambiental, pode-se concretizar essa integração da Psicologia Social em seus três enfoques: organizacional comunitário e ambiental. Dessa Forma o psicólogo organizacional deverá estar capacitado para lidar com esse tripé do conhecimento psicológico.

Sena e Silva (2004) remonta a história da Psicologia Organizacional, de como ela se formou e quais foram seus passos antes de se tornar a Psicologia Organizacional que conhecemos hoje em dia.

Duas revoluções transformaram o mundo, foram elas a Revolução Industrial para firmar o modo capitalista e a Revolução Francesa por questões políticas. Paralelamente tínhamos o fim do sistema feudal e assim surgindo trabalhadores independentes, que criavam seus trabalhos com suas ferramentas. Contudo ouve a necessidade de uma transação de mercado, ou seja, que alguém pudesse vender o produto no mercado. Assim com o surgimento da industrialização o trabalhador, tido como independente, começa lentamente a sumir, os trabalhadores agora começam a ser empregados.

Antes do surgimento da Psicologia Industrial, os trabalhadores deixavam de pensar e agiam como se fossem maquinas, uma vez que as empresas detinham o conhecimento científico e o utilizava de uma forma que controlasse os trabalhadores.

Sena e Silva (2004) mostram que assim como muitos saberes psicológicos, a psicologia industrial se forma no período das duas grandes guerras mundiais. Ela começa a obter seu reconhecimento no ano de 1924. Neste mesmo período foram feitas pesquisas para saber as condições de trabalho e foi nesse ínterim que começou a se pensar em novas formas de se trabalhar.

A partir dos anos 50 a denominação de Psicologia Organizacional começa tomar corpo, a junção dos saberes da sociologia e a antropologia com o da psicologia, influenciaram para o crescimento da psicologia social.

Antigamente a Psicologia Industrial se preocupava com a seleção de trabalhadores, nos dias de hoje ela continua com esse papel na instituição, contudo, agora, se busca dar consciência ao trabalhador, que o mesmo saiba da sua força de trabalho e quanto ela vale.

Segundo Maximiliano (1992), a organização é formada pela soma de pessoas, máquinas e outros equipamentos, recursos financeiros e outros com fins a efetivação de um produto ou serviço, combinando todos os elementos orientados a um objetivo comum. A hierarquia que se forma nas organizações não é obrigatória, mas a necessidade da criação de postos de trabalho acaba sendo criada. A compreensão do contexto cultural, cultura organizacional, é extremamente importante para a atuação do psicólogo.

2.2

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com