TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tcc Pos Neoropedagocia

Exames: Tcc Pos Neoropedagocia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  1.816 Palavras (8 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.......................................................................................................03

1.1 BJETIVOS ..........................................................................................................04

2. INTERVENÇÃO NEUROPSICOPEDAGÓGICA....................................................04

2.1 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ...........................................................................04

2.2 COLETA DE DADOS E INTERPRETAÇÃO .......................................................05

2.3 REGISTRO DAS INTERVENÇÕES NEUROPSICOPEDAGÓGICAS.................06

2.4 APROXIMAÇÕES DIAGNÓSTICAS....................................................................07

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS ..................................................................................08

4. REFERÊNCIAS......................................................................................................09

1. INTRODUÇÃO

O estágio foi realizado em uma instituição de ensino particular: Escola Educação para Todos, na cidade de Lins, estado de São Paulo. Esta escola foi fundada no ano de 1996 quando atendia apenas crianças na faixa etária de 4 a 6 anos de idade, por tanto e educação abrangia apenas o ensino infantil. A equipe era formada por três professores, uma diretora, uma zeladora e um profissional responsável pela secretaria que respondia pelas matriculas e documentos exigidos pela legislação. O prédio da escola era bem simples com quatro salas de aula sendo que apenas três eram utilizadas, dois banheiros adaptados para crianças, uma sala que abrigava a diretoria juntamente com a secretaria.

No ano de 2.000 com o intuito de continuar atendendo as crianças matriculadas a escola passou por algumas mudanças onde foi adquirido um terreno maior e iniciou-se a construção de um novo prédio atendendo melhor as necessidades dos alunos.

Atualmente a escola apresenta uma infraestrutura regular contendo doze salas de aula, sendo três delas direcionadas a educação infantil com banheiros adaptados, sala de informática, biblioteca, secretaria, recepção, sala para os professores, diretoria, coordenação, orientação pedagógica / educacional, tesouraria, além dos ambientes onde funcionam a cantina, o pátio escolar, campo, quadra poliesportiva e duas piscinas para atividades recreativas.

O quadro de funcionários também se modificou muito desde a fundação da escola sendo formado por quinze professores, um diretor, uma coordenadora pedagógica, uma orientadora educacional, um secretário, uma recepcionista, uma tesoureira, uma cantineira, três zeladoras, quatro monitores de alunos, uma bibliotecária e um facilitador de informática e tecnologia.

A faixa etária dos alunos é de quatro anos a quinze anos atendendo crianças desde a primeira etapa da educação infantil até o nono ano do ensino fundamental.

O período escolar é uma fase importante para o desenvolvimento humano, neste período é desenvolvido habilidades cognitivas, afetivas e sociais que ajudarão as crianças na formação de ideologias e práticas. A criança com dificuldade de aprendizagem necessita de um processo, ás vezes, diferente ou com acompanhamento para conseguir progredir por todas as etapas do desenvolvimento e aprendizado.

A realização do estágio nesta instituição será de grande valia para aquisição de conhecimentos pois possibilitará a observação da rotina escolar e o atendimento prestado as crianças com dificuldades de aprendizagem sendo possível analisar as metodologias e estratégias, bem como orientações e participação da família no processo de ensino-aprendizagem.

1.1 OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL:

• Selecionar ao término da pesquisa, recursos e metodologias que contribuem para o desenvolvimento das habilidades cognitivas, emocionais e sociais de crianças com dificuldades de aprendizagem.

OBJETIVO ESPECÍFICOS:

• Anotar as metodologias e intervenções utilizadas pela instituição de ensino no atendimento de crianças com dificuldades de aprendizagem.

• Reunir informações sobre possíveis causas da dificuldade de aprendizagem e seu diagnóstico.

• Proporcionar intervenções adequadas para a dificuldade de aprendizagem diagnosticada.

2. INTERVENÇÃO NEUROPSCICOPEDAGÓGICA

Durante o período do estágio foi possível realizar a observação da rotina da instituição de ensino, bem como o comportamento dos alunos no decorrer das atividades propostas diagnosticando portanto os alunos que apresentavam dificuldade de aprendizagem inclusive Transtorno Déficit de Atenção e Hiperatividade – TDAH sobre o qual será realizada as observações e intervenções visando auxiliar o desenvolvimento pleno das habilidades necessárias para um bom desempenho escolar.

2.1 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Com o intuito de ampliar conhecimentos sobre as possíveis causas para a dificuldade de aprendizagem foi utilizado materiais publicados em livros em artigos onde o autor classificou algumas características da dificuldade de aprendizagem e seus diferentes âmbitos, utilizando para isso exemplos e estudo de caso com crianças de diferentes idades oferecendo muitos exemplos de comportamento que ajudam a identificar a causa de tal dificuldade sendo algumas na área emocional e, ás vezes neurológicas, oferecendo possibilidades de intervenção e orientação a família e aos educadores tratando o aluno como um ser único e com necessidades diferentes.

A autora Corinne Smith em seu livro Dificuldades de Aprendizagem de A a Z, fez a seguinte afirmação que nos ajuda a compreender a proporção que envolve tais crianças.

...o termo dificuldade de aprendizagem refere-se não a um único distúrbio, mas a uma ampla gama de problemas que podem afetar qualquer área do desempenho acadêmico. Raramente, elas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com