TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC Pos Graduação

Por:   •  31/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  5.712 Palavras (23 Páginas)  •  563 Visualizações

Página 1 de 23

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

MBA EM CONTROLADORIA E FINANÇAS

GESTÃO EMPRESARIAL: O envolvimento da Controladoria e do Controller no processo de gestão empresarial

Hanlery Stephanny dos SANTOS¹

Prof. Flávio Nastari da ROSA²

RESUMO

        Esta pesquisa apresenta um estudo sobre a Controladoria, tendo como objetivo mostrar como a Controladoria e o profissional da área podem facilitar o processo de gestão das organizações. A busca da eficácia organizacional requer a tomada decisões relevantes no processo de gestão organizacional. A literatura destaca a participação da área de controladoria, assim como do papel do controller, profissional da área, nesse processo, enfatizando a sua atuação sistêmica na organização através da interação com todas as áreas da empresa. Com a ajuda da controladoria e do controller as organizações podem aprender a administrar suas informações de maneira que criem um controle organizacional e busquem agregar suas áreas aos gerentes na procura de um único objetivo. A controladoria atua em todas as áreas das organizações coletando informações e auxiliando para as tomadas de decisões. Ela utiliza-se de algumas ferramentas, como o Balanced Scorecard, Gestão Estratégica, e Sistema de Informações.

Palavras-chave: Controladoria, controller, gestão, informações.


  1. INTRODUÇÃO

        Em um cenário acirrado de competitividade, gerenciar bem uma organização é crucial para o seu sucesso. Se o desenvolvimento de um departamento, divisão ou empresa depende de processos e tomada de decisões, nada mais sensato do que realizá-los com excelência. Aliás, não se gerencia organizações por gerenciar. O que realmente se espera é uma melhoria de performance, o que envolve o processo de diminuir incertezas, atingir a satisfação do cliente, seja ele interno ou externo e alavancar o desempenho empresarial.

        Os gestores atuais buscam formas de olhar para o futuro, pois é nele em que as empresas viverão. Olhar para o futuro significa identificar alternativas de ação, quantificá-las, qualificá-las e escolher aquela que permita o alcance dos objetivos da organização.

        Diante disso, a controladoria surge como uma solução viável para as empresas acompanharem as informações internas e externas do negócio adequadamente.

        A controladoria tem como função gerar informações precisas e seguras, em harmonia e inter-relação com as demais áreas da empresa, a fim de ajudar na tomada de decisões que envolvem os gestores.         

        Visto isso, mostramos a controladoria como unidade administrativa e no processo de gestão, pois desempenha função de aglutinadora que direciona os gestores a alcançarem uma boa otimização dos resultados da organização.

        Para realizar sua missão a área de controladoria precisar desempenhar seu papel atuante nas diferentes etapas do processo de gestão para evitar ações incorretas e reduzir a frequência dos fracassos.

        O papel da controladoria nas organizações é de otimizar os resultados, por meio de informações fidedignas baseadas no modelo de gestão.

        Dessa maneira, o presente trabalho acadêmico aborda, numa análise integrada do gerenciamento organizacional, visualizar a influência da controladoria e da figura do controller, no processo de gestão empresarial. Conhecendo a importância da controladoria e o controller, é necessário conhecer também algumas ferramentas que ela nos oferece a fim de atingir os objetivos da organização estrategicamente.  

        Assim, inicialmente este estudo irá apresentar os conceitos de controladoria, missão, função e o seu envolvimento e o do controller no processo de gestão da organizações. Depois serão apresentadas algumas ferramentas que auxiliam a controladoria no processo de gestão estratégica das organizações, como: balanced scorecard, gestão estratégica e sistema de informações.

        Este estudo tem como objetivo apresentar a importância e influência estratégica da controladoria para o desenvolvimento, crescimento e futuro das organizações.

  1. METODOLOGIA

        Esta pesquisa será descritiva e bibliográfica. Quanto ao delineamento, conforma-se como descritiva, sendo conduzida por meio de levantamento bibliográfico a partir  da revisão de literatura e do levantamento de dados. Bibliográfica, visto que as fontes pesquisadas serão livros e trabalhos científicos, conforme serão mencionados nas referências bibliográficas ao fim do trabalho.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO
  1. CONTROLADORIA - CONCEITO E ESTRUTURA

        A controladoria, enquanto ciência com origem em vários ramos do conhecimento, assume que o processo de gestão ideal deve ser estruturado com base na lógica do processo decisório, contemplando as etapas de planejamento, execução e controle.

        A Ciência Contábil consiste em controlar todos os aspectos temporais, ou seja, passado, presente e futuro, e como ciência social estabelece um canal de comunicação entre os entes envolvidos. Sendo que a sua relação com a controladoria é preconizada no momento em que há implantação, desenvolvimento, aplicação e coordenação de todos os mecanismos inerentes à ciência contábil, no contexto interorganizacional (PADOVEZE, 2003).

        O teórico Catelli (2001), ressalta que a controladoria enquanto ramo do conhecimento, apoia-se na teoria da contabilidade e em uma visão multidisciplinar, sendo responsável pelo estabelecimento das bases teóricas e conceituais necessárias para a modelagem, construção e manutenção de sistemas de informações e modelo de gestão econômica, que supram de forma adequada as necessidades informativas dos gestores e os induzam durante o processo de gestão, quando requerido, a tomarem decisões eficazes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.1 Kb)   pdf (354.6 Kb)   docx (28.4 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com