TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tema do Trabalho: Influências dos Conteúdos da Geografia

Por:   •  6/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.496 Palavras (6 Páginas)  •  323 Visualizações

Página 1 de 6

Nome da Discente: Helena Ernesto Uache

Instituto Superior de Ciências e Educação

Curso: Geografia

ISCED

Inhambane

2019

Nome da Discente: Helena Ernesto Uache

Instituto Superior de Ciências e Educação

Tema do Trabalho: Influências dos Conteúdos da Geografia no Desempenho Escolar dos alunos do Ensino Básico ou Secundário.

Trabalho cientifica a ser apresentado ao Instituto Superior de Ciências e Educação (ISCED), Delegação de Maxixe para efeitos de avaliação.

O Tutor da Disciplina: dr. José Hélder Chamo

2019

Índice

Introdução        3

Justificativa        3

Delimitação do tema        3

Problematização        3

Hipóteses        4

Objectivos        4

Estudo das Ciências sociais (Geografia)        5

Metodologias        6

Influências dos Conteúdos da Geografia no Desempenho Escolar dos alunos do Ensino Básico ou Secundário        6

Considerações finais        7

Referências bibliográficas        8


Introdução

O presente trabalho tem como objectivo estudar influências dos Conteúdos das Ciências Sociais (ex. Geografia) no Desempenho Escolar dos alunos do Ensino Básico ou Secundário o mesmo surge no âmbito da disciplina de Psicologia Educacional, leccionada no Instituto Superior das Ciências de Educação a Distancia (ISCED) que consiste em relacionar aos conteúdos da geografia no Desempenho escolar do aluno para que esses conteúdos da geografia nele não se pareçam com enigmas.

Palavras-chave: influencia, geografia, ensino.

Justificativa

A escolha ou recomendação a esse campo de pesquisa provém do interesse por estudos relacionados com as ciências sociais em especial a geografia, e também da relação ou influencia destas com o desempenho do aluno secundário em especial.

Delimitação do tema

O presente projecto se ocupa no tema enquadrado no estudo das influências dos Conteúdos das Ciências Sociais (ex. Geografia) no Desempenho Escolar dos alunos do Ensino Básico ou Secundário, tema enquadrado na disciplina de Psicologia Educacional de Geografia e o mesmo será executado no período de Maio no ano de 2019 na turma de Geografia do ISCED.

Problematização

O presente trabalho surge no que tange ao melhor querer compreender as influências dos Conteúdos das Ciências Sociais (ex. Geografia) no Desempenho Escolar dos alunos do Ensino Básico ou Secundário, uma vez que na nossa frente possam aparecer questões da seguinte natureza:

  • Será que há uma relação entre os conteúdos das ciências sociais e o desempenho Escolar do aluno secundário ou do ensino básico?
  • Será que os conteúdos das ciências sociais influenciam no desempenho Escolar do aluno secundário ou do ensino básico?
  • O que são ciências sociais? Será que estas são úteis para o quotidiano do aluno?

Hipóteses

Como resposta aos problemas de pesquisa mencionados na problematização podemos identificar as seguintes hipóteses:

  • Hipótese 1: Os conteúdos das ciências sociais influenciam no desempenho Escolar do aluno secundário ou do ensino básico, pois há uma relação entre os conteúdos das ciências sociais e o desempenho Escolar do aluno secundário ou do ensino básico.
  • Hipóteses 2:Os conteúdos das ciências sociais não influenciam no desempenho Escolar do aluno secundário ou do ensino básico pois não há uma relação entre os conteúdos das ciências sociais e o desempenho Escolar do aluno secundário ou do ensino básico.

Objectivos

Geral

  • Estudar influências dos Conteúdos das Ciências Sociais (ex. Geografia) no Desempenho Escolar dos alunos do Ensino Básico ou Secundário.

Específicos

  • Definir a geografia;
  • Definir as ciências sociais,
  • Relacionar a estudo da geografia com o desempenho escolar dos alunos secundários.

Estudo das Ciências sociais (Geografia)  

Segundo (VUNJURA, 2007); Ciências Sociais são um ramo das ciências, distinto das humanidades, que estuda os aspectos sociais do mundo humano, ou seja, a vida social de indivíduos e grupos humanos. Isso inclui antropologia, sociologia, ciência política, estudos da comunicação, marketing, administração, arqueologia, geografia, e humana, história, ciência da religião, contabilidade, economia, direito, psicologia social, filosofia social, e serviço social.

Segundo (KIMURA, 2008) quando falamos de ciências sociais nos referiu a um número de disciplinas que compartilham um denominador comum: o estudo do homem, a organização colectiva, estruturas e relações sociais entre os seres humanos, a forma como é produzido e reproduzida a sociedade e o próprio sujeito. Cada Ciência Social tem um objectivo específico de estudo.

Nesta abordagem iremos focar na geografia pois é a mais comum no ensino secundário que e a área que pretendemos ver a relação destas com ela.

A Geografia é uma ciência social que tem por objectivo o estudo da superfície terrestre e a distribuição espacial de fenómenos significativos na paisagem. (SILVA, 2009).

Também estuda a relação recíproca entre o homem e o meio ambiente.

A Importância da Geografia está relacionada à necessidade de se conhecer o espaço geográfico. Este pode ser entendido como o espaço produzido pelo homem e que está em constante transformação ao longo do tempo. Podemos dizer, então, que o espaço geográfico possui um carácter histórico e, por isso, é capaz de contar a história e as características da acção humana sobre o meio em que vive.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (115.5 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com