TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Gestalt

Casos: Teoria Gestalt. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  236 Palavras (1 Páginas)  •  717 Visualizações

Katia Ester Junqueira dos Santos

Código 1310731

Pólo Taquari-RS

Tecnologia em Secretariado

Figura

Observação das Pessoas

Apresentando uma figura de duplo sentido a dez pessoas de diferentes idades cronológicas, ou seja, criança, adolescente, adulto, idoso, pude observar a subjetividade da percepção das pessoas.

Alguns descreveram, primeiramente, o todo: a imagem que elementos e fundo formavam. E, num segundo momento descreveram os elementos (partes) separadamente.

Outros iniciaram a descrição observando os elementos (partes) dentro do todo, e em seguida a imagem que os elementos e fundo formavam.

Conclusão

Observa-se a subjetividade quando separam, identificam, evidenciam e destacam os elementos. Cada um teve a sua forma particular de expressar o que observou na figura. É possível concluir que cada percepção é única e pertence a si só. Mas não significa que o que foi observado não possa ser descrito de uma maneira que não seja identificado como a figura apresentada.

Conforme a teoria de Gestalt, o comportamento humano deve ser estudado de uma forma global, no todo, e não em partes, pois o indivíduo ao perceber um objeto, uma forma, um movimento e até uma música, o descreve de uma maneira subjetiva. A percepção envolve os sentidos.

Na Gestalt, a subjetividade é o mundo interno do indivíduo, formada por seus pensamentos, sentimentos e emoções e, sendo a percepção particular, é influenciada por seus interesses e desejos próprios. Inserido no meio em que vive, se relaciona e desempenha seu papel de acordo com o ambiente e situações em que se encontra.

Referências

pt.wikipedia.org/wiki/subjetividade

www.psiqweb.med.br

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com