TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria De Maslow

Artigos Científicos: Teoria De Maslow. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  509 Palavras (3 Páginas)  •  634 Visualizações

Página 1 de 3

Maslow afirma que a motivação começa com as necessidades fisiológicas, que são prioritárias, pois refere-se aos interesses de sobrevivência, como sede, fome, sexo, etc.

Depois com a necessidades de segurança, que é a proteção contraperigos, doenças e ameaças e meios de evitar riscos. Surge na medida em que as necessidades fisiológicas estejam razoavelmente satisfeitas.

Seguido das necessidades Sociais, que é o trabalho em equipe, e que esta interligada com o desejo de relacionamento com outras pessoas, referindo-se aos sentimentos , afeição, amizade, contato com outras pessoas ou grupos, aceitação , prestígio e consideração, além de desejo de força e de adequação de confiança perante o mundo, independência e autonomia.

Logo depois com as necessidades de Estima, que é o incentivo, referindo-se a auto confiança, realização de conhecimentos por parte das outras pessoas.

Por último a necessidade de auto-realização , que é desejo de se completar, tornando-se realizado em seu potencial, é o desejo do homem de desenvolver e usar seus talentos, aptidões e habilidades, desenvolvimento contínuo ou seja, a tendência de explorar suas potencialidades.

Maslow apresentou essa teoria de motivação de uma maneira em que elas estejam organizadas pela necessidade humana e dispostas em níveis, numa hierarquia de importância e de influência, numa pirâmide, em cuja base estão as necessidades mais baixas (necessidades fisiológicas) e no topo, as necessidades mais elevadas (as necessidades de auto realização)

Necessidades Primárias: Necessidades fisiológicas e Necessidades de segurança

Necessidades Secundárias: Necessidades sociais, Necessidade de estima e Necessidades de auto-realização.

Para Maslow, as necessidades satisfeitas geram motivação e as não satisfeitas produzem poucas ou nenhuma motivação, sobrevém a frustração do indivíduo que poderá assumir várias atitudes como:

a. Comportamento ilógico ou sem normalidade;

b. Agressividade por não poder dar vazão à insatisfação contida;

c. Nervosismo, insônia, distúrbios circulatórios/digestivos;

d. Falta de interesse pelas tarefas ou objetivos;

e. Passividade, moral baixo, má vontade, pessimismo, resistência às modificações, insegurança, não colaboração, etc.

A pessoa não fica eternamente frustrada, de alguma maneira a necessidade será transferida ou compensada. Daí percebe-se que a motivação é um estado cíclico e constante na vida pessoal.

Qualquer frustração ou possibilidade de frustração de certas necessidades passa a ser considerada ameaça psicológica. Essa ameaça é que produz as reações gerais de emergência no comportamento humano.

A teoria de Maslow é conhecida como uma das mais importantes teorias de motivação, afirmando em que no momento em que o indivíduo realiza uma necessidade, surge outra em seu lugar, exigindo sempre que as pessoas busquem meios para satisfazê-la. Poucas ou nenhuma pessoa procurará reconhecimento pessoal e status se suas necessidades básicas estiverem insatisfeitas.

É onde começa a surgir uma necessidade que provoca o comportamento, rompendo o estado de equilíbrio do organismo, causando tensão e ação capaz de descarregar a tensão ou livrá-lo do desconforto e do equilíbrio.O indivíduo pode alcançar a satisfação, mantendo o equilíbrio ou não.

Toda vez que o indivíduo se satisfaz, a necessidade deixa de ser motivadora do comportamento, já que não causa tensão ou desconforto.

E quando a pessoa não se satisfaz, acaba não conseguindo se liberar , e não encontrando essa saída normal, essa tensão acaba se tornando atitudes agressivas, depressão, descontentamento, perda de apetite, insônia, etc.

...

Baixar como  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »