TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria E Sistema Da Psicologia

Artigo: Teoria E Sistema Da Psicologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  678 Palavras (3 Páginas)  •  1.326 Visualizações

Página 1 de 3

Caps. I e II (Livro: Matrizes do Pensamento Psicológico) – Constituição e ocupação do espaço psicológico

1 – Com o surgimento da modernidade, movimentos de dispersão e de reunificação da Psicologia se alternaram ao longo da história, baseados em concepções divergentes de sujeito e de indivíduo. Escreva as principais idéias que estão relacionadas ao que o Figueiredo se referiu sobre os seguintes tópicos:

a) Emergência e ruína do sujeito.

b) Emergência e ruína do indivíduo.

2 – Identifique e descreva brevemente as principais matrizes do pensamento psicológico.

Cap. 3 (Livro: A diversidade da psicologia: uma construção teórica) - Behavorismo Radical

1 - Explique o que é o reflexo condicionado. Dê um exemplo de um experimento.

Reflexo condicionado quando se liga ou se conecta a um estímulo distinto do que se despertou originalmente, estímulo de e uma resposta específica. A experiência clássica de Pavlov é aquela do cão, a campainha e a salivação à vista de um pedaço de carne. Sempre que apresentamos ao cão um pedaço de carne, a visão da carne e sua olfação provocam salivação no animal. Quando toca uma campainha, qual o efeito sobre o animal? uma reação de orientação. Ele simplesmente olha, vira a cabeça para ver de onde vem aquele estímulo sonoro. Se tocarmos a campainha e em seguida mostrarmos a carne, dando-a ao cão, e fizermos isso repetidamente, depois de certo número de vezes o simples tocar da campainha provoca salivação no animal, preparando o seu aparelho digestivo para receber a carne. A campainha torna-se um sinal da carne que virá depois. Todo o organismo do animal reage como se a carne já estivesse presente. Um estímulo que nada tem a ver com a alimentação, meramente sonoro, passa a ser capaz de provocar modificações digestivas.

2 - O que é a tríplice determinação ambiental indissociável do comportamento? Quais suas implicações?

A espécie, vida do indivíduo e a cultura, isso provoca uma mudança nos métodos e procedimentos para conhecer pois a fragmentação e afastamento, como uma simples observação não permite entender a complexidade que o comportamento humano assume. O ambiente passa ser definido de maneira mais ampla. Este modelo de seleção pelas contingencias empresta unidade metodológica e epistemológica ao estudo do comportamento

3 - Explique como o conceito de comunidade verbal ajuda no entendimento da subjetividade.

O comportamento verbal permite que os indivíduos tenham acesso ao mundo privado e, consequentemente, construam sua subjetividade. A comunidade verbal que faz perguntas sobre o comportamento, gerando assim o comportamento autodescritivo. O conhecimento de si próprio tem origem social e é útil para a comunidade que sugere perguntas.

Cap. 12 (Livro: História da Psicologia Moderna - 8º ed.)

4 - Por que algumas pessoas concluíram equivocadamente que a psicologia da Gestalt dedicava-se apenas a percepção? Descreva alguns princípios da organização perceptual.

6

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com