TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Eistencia Humanista

Casos: Teoria Eistencia Humanista. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/3/2015  •  299 Palavras (2 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 2

Perguntas

1. Como se estabelece a relação cliente/ paciente e psicoterapeuta na abordagem centrada na pessoa?

R: É importante ficar sempre atento na capacidade que o paciente pode oferecer, antes mesmo que o paciente tome consciência disso. O psicoterapeuta tende a observar e incentivar o paciente a tomar conta de si mesmo, torna-se consciente da capacidade de realização que ele possa ter, assim o tornam-se diferentes papeis contínuos na relação entre paciente e o psicoterapeuta.

2. Por quais motivos as pessoas buscam ajuda em psicoterapia?

R: As pessoas buscam a psicoterapia, pois o individuo aprende a conviver com si mesmo, aparar suas angustias, ansiedade, por autoconhecimento, dificuldades afetivas e entre outros. Porem esse tipo de terapia não é uma forma de mudança e sim ele é a própria mudança.

3. Explique a concepção de Moreno (Faleiros, 2004) ao considerar que “(...) uma das dimensões da existência humana que define o homem seria o inventário de papéis que o mesmo desempenha na sua vida.”

R: O homem é um ser que usa a partir do impulso a espontaneidade e a criatividade. A frase citada acima de moreno, vem nos dizer que os inventários de papeis que o homem desempenha em sua vida, é os papeis “cotidianos”, como por exemplo: ser pai, ser mãe, aluno, professor, isso é desenvolver um papel. Assim a cada momento do nosso dia estamos desempenhando papeis diferentes, tendo consigo um inventário de papeis.

4. Explique o conceito de papéis, na teoria de Moreno.

R: Na teoria de Moreno, o conceito dos papeis veio do teatro. Segundo ele não é um conceito sociológico, teve suas origens, e uma longa historia no teatro europeu, a partir do qual desenvolveu a direção terapêutica e social. A psicodrama leva o conceito dos papeis e todas as expansões da existência humana, desde o nascimento ao longo de toda a vida humana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com