TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias De Vygotsky.

Pesquisas Acadêmicas: Teorias De Vygotsky.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2014  •  281 Palavras (2 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 2

1- A teoria de Vygotsky tem como base o desenvolvimento do individuo como resultado do processo sócio histórico, onde se entende que os processos psicológicos devem ser compreendidos em sua totalidade e em movimento. Enfatizando o papel da linguagem e da aprendizagem nesse desenvolvimento, sua questão central é a aquisição do conhecimento pela interação do sujeito com o meio.

Para Vygotsky, o bom ensino é aquele que esta a frente do desenvolvimento.

2- A relação professor aluno, se da através de uma relação de cooperação, de respeito, e de crescimento. O professor torna-se um mediador considerando o aluno como um sujeito interativo, para que o aluno possa construir seu relacionamento pessoal, auxiliando no desenvolvimento de suas habilidades, considerando seu conhecimento já aprendido para potencializar o mesmo.

3- O educador precisa contextualizar a sua prática docente, considerando o aluno como um sujeito integral e concreto, historicamente situado, isto é, um individuo que a partir da sua história de vida, adquiri um capital cultural construído na interação com o meio em que está inserido, tendo uma identidade que além de individual, é também coletiva.

4- O ensino deve ser trabalhado de modo com que a criança desenvolva seu psíquico, de acordo com seus determinantes históricos. Utilizando métodos como a interação da criança com o meio, partindo do conhecimento real, mediado pelo professor para alcançar a compreensão de novos significados. Utilizando da aprendizagem significativa, onde a criança relaciona uma nova informação com as informações já existentes do seu conhecimento. Assim para um ensino adequado é preciso desenvolver o que o aluno já sabe.

Para Vygotsky, a avaliação não é determinante, pois o ensino se confirma quando o aluno e o professor compartilham significados aceitos pela comunidade. Com o objetivo de desenvolver o individuo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com