TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias Existencial

Por:   •  1/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  992 Palavras (4 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 4

A psicologia humanista, não aceita a distorção da imagem do ser humano, para adequá-lo ao método cientifico. Historicamente a psicologia humanista não consegue decidir entre manter sua adesão ao método cientifico, que não se adequa a forma como define o seu objeto de pesquisa.

O resultado da humanista na psicologia moderna foi de fato o abandono do método cientifico.

Dos movimentos que atingiu a psicologia humanista os lideres do movimento humanista se defendiam contra a imagem do homem e do método cientifico defendidas pelo behaviorismo.

De Carvalho 1990- “A posição do behaviorismo foi a posição que pelo caminho da negação, mais contribuiu para o estabelecimento conceitual da psicologia humanista.

Os humanistas caracterizava o behaviorismo como uma teoria em que o homem é visto como um ser inanimado, um organismo puramente reativo. O behaviorismo então veria o homem como um conjunto de respostas e estímulos uma coleção de hábitos independentes.

Houve uma grande revolta os humanistas contra o behaviorismo no qual apresenta quatro pontos fundamentais. No primeiro não concordava com a pesquisa com animais demonstrando acesso a uma compreensão do ser humano. No segundo os temas das pesquisas de psicologia não sejam escolhidos por sua adequação ao método experimental , mas sim por sua importância para o ser humano e a  revelância para o conhecimento psicológico. No terceiro a motivação humana é intencional e auto-motivada. Na quarta ainda que fosse possível ao behaviorismo realizar um catalogo completo dos comportamentos humano possíveis não oferecia uma descrição adequada da natureza humana.

Segundo De Carvalho 1990 “para Freud a pessoa permanecia sempre fixada nas emoções, originadas de trauma da infância, o homem não seria nada além de um produto de poderosas pulsões de fundo biológico”

O foco da criticas dos humanistas contra os psicanalista era de novo a imagem do homem a visão da natureza para Freud era pessimista fatalista e centrada pelo lado negro do ser humano. Abrahan Maslow acusa a psicanálise de estudar somente indivíduos perturbados: neuróticos e psicóticos. A psicologia poderia então se voltar para estudos das qualidades e características positivas do homem. Influencia importante da psicologia humanista é a psicologia da Gestalt, a Gestalt considera o homem como uma unidade, irredutível onde tudo está relacionado com tudo , e o todo é mais do que a soma de suas partes.                                                                         De Carvalho 1990 “Maslow era reconhecido como um talentoso psicólogo experimental, mas que devido a ser marginalizado pela comunidade acadêmica”.

Na Gestalt a pessoa é mais do que a soma de cada comportamento, para a humanista o homem é um todo único e indivisível é uma Gestalt.

Cada um de nós tema a natureza interna essencial biologicamente , a qual é em certa medida natural. É possível estudar cientificamente essa natureza interna e descobrir a sua constituição.

O ser humano não é um ser absolutamente condicionado pelos fatores biológicos psicológicos sociais que influenciam na sua constituição. Psicologia humanista propõe a realização de uma revolução, copernicana. Enfoque humanista o ser humano aparece não como uma resultante de uma serie de coisas mas como fundamentalmente o iniciante de uma serie de coisas, homem só aparece para o humanismo, na questão do sentido, não na questão da causa explicativa.

O que os humanistas argumentam é que as alternativas das abordagens tanto do behavirismo quanto da psicanálise apresentam uma psicologia mutilada, inumana e estéril. Estes exigem que os temas de pesquisas da psicologia não sejam escolhidas por sua adequação ao método experimental e sim por sua revelância para o ser humano e ao conhecimento psicológico. A complexidade do objeto de estudo da psicologia humanista de qualquer ângulo que se analise é mais complexo que os objetos de outra ciência.

Uma das soluções escolhidas por muitos humanistas foi a rejeição do método experimental Wertz 1998 chega a firmar que a psicologia humanista só pode denominar-se cientifica através do surgimento da fenomenologia de Husserl pela psicologia humanista é a maior parte do tempo superficial e confusa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (36.5 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com