TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Semestre administração unopar teorias organizacionais

Por:   •  17/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.635 Palavras (15 Páginas)  •  488 Visualizações

Página 1 de 15

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO[pic 1][pic 2]

bacharelado em administração de empresas

[pic 3]

CARLOS GIANINI DA SILVEIRA RIBEIRO

ESTELLA PATRICIA AGUIAR DA SILVA

FELIPE MATTHIES

FELIPE VIANNA FARIAS

FILIPE GONÇALVES DOS SANTOS

JAQUES LAGES DUTRA

LEANDRO RIBEIRO LEAL

GRANJA BRETANHAS S.A

[pic 4]

Pelotas – RS

2014

CARLOS GIANINI DA SILVEIRA RIBEIRO

ESTELLA PATRICIA AGUIAR DA SILVA

FELIPE MATTHIES

FELIPE VIANNA FARIAS

FILIPE GONÇALVES DOS SANTOS

JAQUES LAGES DUTRA

LEANDRO RIBEIRO LEAL

GRANJA BRETANHAS S.A

Trabalho acadêmico apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de administração.

Orientador: Prof.ª Daniele de Fatima Mendes

Pelotas – RS

2014

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.............................................................................................................3

1 APRESENTAÇÃO EMPRESA..................................................................................5

2 ANÁLISE DA EMPRESA..........................................................................................6

2.1 COMPARATIVO ENTRE TEORIAS.......................................................................6

2.1.1 O.R.T...................................................................................................................6

2.1.2 P.O.D.C...............................................................................................................7

2.1.3 Competências essenciais....................................................................................8

2.1.4 Habilidades administrativas.................................................................................8

2.2 COMUNICAÇÃO E INGUAGEM............................................................................9

2.3 VISÕES DO MUNDO PARA A TOMADA DE DECISÃO.....................................10

2.4 COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL...........................................................11

CONCLUSÃO............................................................................................................12

REFERENCIAS..........................................................................................................13

APENDICES...............................................................................................................14

APENDICE A- Entrevista com o Sr. Adelson Cardoso– Granja Bretanhas S.A.........15

ANEXOS....................................................................................................................17

ANEXO A- Foto aérea da empresa analisada...........................................................18


INTRODUÇÃO

Há mais de 5.000 anos a administração de forma organizada já é preceito dos seres humanos, onde no ano de 3.000 a.C, os sumérios já formulavam metas e missões para o governo e empreendimentos comerciais e entre 3.000 a.C. e 1.000 a.C. os egípcios se organizavam em milhares de trabalhadores para construírem as pirâmides. Também no Egito, Ptolomeu (366 a.C. a 283 a.C.) definiu medidas para um sistema econômico planejado que não funcionaria se não contasse com uma administração publica organizada e com sistemas definidos. Outro influenciador da administração que marcou época foi Confúcio (551 a.C. a 479 a.C.) que fez surgir a constituição de Chow com seus oito regulamentos, que demonstram a tentativa chinesa de definir regras e princípios de administração.

A administração assim como as outras ciências evoluiu no mesmo ritmo da evolução social, acompanhando os acontecimentos e fazendo aprendizado disso. Também se destacam os romanos entre 800 a.C. e 300 d.C., período em que foi aperfeiçoado: o uso da autoridade da hierarquia instituída por eles.

Porém, foi a partir das organizações militares antigas e das organizações eclesiásticas da Idade Média (Igreja Católica) é que surgem técnicas Administrativas mais complexas, algumas delas servindo de base para muitas organizações ainda nos dias atuais (adaptação de texto de CARVALHO, 2005).

No século XVIII ocorreu a chamada Revolução Industrial, sendo a primeira fase, entre 1760 e 1850 exclusiva da Inglaterra, e entre 1850 e 1900 na Europa, América e Ásia. Surgindo partir de 1900 os grandes conglomerados industriais. Mas foi no período compreendido entre 1900 e 1930 que as teorias iniciais da administração começam sua evolução, surgindo também os princípios da administração com o objetivo de orientar os gerentes para que conduzissem uma boa gestão de suas organizações. Essas teorias foram: administração Científica, clássica, Relações humanas, burocrática, estruturalista, cibernética, sistemas, neoclássica, comportamental, contingencial, qualidade total e por fim as novas abordagens que contemplam os dias atuais.

Apresentaremos neste trabalho, para estudo e avaliação, a empresa “Granja Bretanhas S.A.”, organização que esta inserida num ramo de atividade de suma importância mundial, a agropecuária.

A empresa foi representada na entrevista pelo Sr. Adelson César Porto Cardoso, gerente técnico-administrativo, técnico em agropecuária formado na escola existente dentro da empresa matriz e oriundo da categoria de serviços gerais da empresa.

Sabe-se que no prazo entre 40 e 50 anos a necessidade mundial de alimentos disponíveis deverá dobrar para que seja possível alimentar toda a população do planeta projetada para o fim desse período (fonte: FAO, sigla de Food and Agriculture Organization), e a disponibilidade de terra necessária para esse aumento não corresponde à necessidade, entram em cena então os bons administradores que deverão conduzir a organizações para atingirem essa necessidades, utilizando-se das técnicas de gestão aliadas as tecnologias de produção que evoluem em ritmo acelerado, buscando a otimização produtiva dessas áreas agropecuárias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27 Kb)   pdf (450.9 Kb)   docx (281.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com