TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fundamentos e Teorias Organizacionais

Por:   •  16/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.658 Palavras (11 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 11

Fundamentos e Teorias Organizacionais

“ A introdução do conceito de organização como sistema aberto, derivado dos trabalhos de Bertalanffy (1950), aportou aos estudos organizacionais uma nova perspectiva: a necessidade de se analisarem as políticas e ações empreendidas pelos tomadores de decisão para fazer face à influência do meio ambiente externo sobre as organizações. Se a concepção de sistema fechado envolvia estudos fundamentados nas regras de pura racionalidade, a visão de sistema aberto implicava a necessidade de descrever estratégias que considerassem a incerteza criada no exterior da organização (Thompson, 1967).”

A Teoria Organizacional e seus fundamentos é a base mais importante, no aprendizado de um gestor, pois explica as principais funções para ele administrar com total sucesso.

São formadas pelo conceito de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos, isto segundo a teoria de Maximiano.

A administração ela é baseada no processo de tomar decisões sobre tal processo. Com isso nós gestores temos que ter o essencial, que é aprimorar, planejar , controlar e fazer. Na área de atuação de um administrador podemos citar:

• RH ( Recursos Humanos) ;

• Produção ;

• Markenting ;

• Finanças ;

O planeta é movido por organizações em mudanças, as organizações são grupos de pessoas que se juntam para chegar ao mesmo objetivos, ou seja se reúnem para achar uma solução. Essas organizações podem ser separadas por vários jeitos:

• Produtos de bens : Produção de Carros, eletrodomésticos, produção de alimentos.

• Prestação de serviços: Como hospitais, escolas públicas ou universidades.

A classificação das organizações são dadas quanto a sua formalidade, seu setor produtivo e setor sociedade, e a sua dimensão e ao seu desempenho. Vejamos os exemplos de cada um:

• Formalidade : Formal e Informal

A formal, ela é entendida pelo fato de que devem ser seguidas as normas, como a maioria das empresas são hierárquica , suas leis e suas divisões de trabalho sempre permanecem e não a mudanças.

A informal, essas empresas surgem naturalmente sem que acha intenção, com isso as normas são respeitadas mesmo que não haja algo escrito. Esses gestores eles acabam por terem sua própria empresa e acabam largando seu local de trabalho que seria formal.

• Setor produtivo: Setor Primário,Setor secundário e Setor terciário:

Setor Primário : Segundo o autor Morales ( 2010, p.2) explica que : “ usualmente, os produtos primários são matérias primas, nas produções industriais. Alguns exemplos são : O plantio de alimentos, a atividade da pesca, a exploração florestal e também o manuseio com gados.

Setor secundário: Essa parte fica com a transformação da matéria- prima, ou seja, transforma ela em produtos industrializados. Como por exemplos: roupas, alimentos processados , produtos eletrônicos entre outros.

Setor terciário: Esse setor é onde, vendem os produtos fabricados, ou utilizam como mesas de sala de aula, computadores , quadros de escrever, parte do transporte público e privado.

• Setor sociedade: De acordo com o livro didático da Universidade Norte do Pará e com a classificação nacional de atividades econômicas ( CNAE), orientada pela Receita Federal, existem outra forma de classificação econômica, nas que compreende as seguintes divisões: 1° SETOR, 2° SETOR E 3° SETOR,.

O primeiro setor ele é caracterizado pelo fato de pelos órgãos governamentais, que por tanto lidam com o dinheiro público, que não são aplicados sem suas operações . Alguns exemplos: Secretárias, Ministérios, empresas de economia.

O segundo setor , é onde estão as organizações de interesse privado, empresas de pequeno, médio e grande porte. Eles tem como objetivo lucras. Nessa categoria está incluído empresas industriais, comércio.

O terceiro setor são organizações publicas que não tem nenhum fim lucrativo, que faz o bem para a sociedade, ajudando e dando assistências. Temos como exemplos aas igrejas, hospitais ONGs , fundações, elas são inúmeras.

• Dimensão das organizações : São classificações que o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico ( BNDS) E O Serviço de Apoio á Micro e Pequena Empresa ( SEBRAE) estipulam números x de funcionários para cada empresa, dependendo de ser uma empresa de pequeno ou médio porte.

Princípios de Ford:

O Fordismo, termo criado em 1914 por Henry Ford, refere-se ao sistema de produção em massa, visando intensificação, economia e produtividade. O Fordismo perdeu suas forças e foi extinto em 2007 quando a Toyota se tornou a maior montadora automobilística. (PINTO, 2010). Mas até mesmo o Toyotismo de Taiichi Ohno tem quase os mesmos princípios de Henry Ford. Henry implantou em sua indústria, melhorada a sua maneira, a teoria da administração científica de Frederick Taylor (Taylorismo), por sua vez, a General Motors fez suas interpretações e “aprimorou” o Fordismo, então, na década de 1970 com a linha de produção da Toyota surge o Toyotismo. E outros “ismos” foram surgindo ao longo dos anos, mas é notável que todos têm a mesma visão: Intensificar, diminuindo o ciclo do tempo uso da matéria prima e colocação do produto final no mercado; Economizar, reduzindo estoques de matérias primas e produtos finais, o produto era pago antes dos pagamentos aos fornecedores e funcionários graças aos bancos e Produzir, produzir rápido, capacitar o operário em apenas um serviço e remunerá-lo bem. Não só a indústria automobilística, mas também muitas outras utilizam o processo de linha de produção como as indústrias de eletrodomésticos e eletrônicos etc. Hoje esse método se tornou muito mais complexo. Em algumas indústrias não há só uma linha de produção, ou uma esteira, há muitas outras linhas de produção alimentando outra principal, validando o princípio da intensificação de Ford, esse aumento da linha

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (63.7 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com