TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Teorias Organizacionais

Por:   •  12/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.936 Palavras (8 Páginas)  •  378 Visualizações

Página 1 de 8

1. Por que é importante estudar as várias teorias da administração que foram desenvolvidas?

O texto apresenta quatro motivos que justificam a importância do estudo das teorias da administração. Em primeiro: as teorias guiam as decisões da administração, ou seja, conhecendo o passado e seus pressupostos teóricos podemos inferir o que acontecerá sob certas circunstâncias. As teorias servem como guia para administrar.

Em segundo: as teorias dão forma à nossa visão das organizações, esta afirmação nos permite dizer que, estas hipóteses são baseadas na hermenêutica – “técnica de interpretar e explicar um texto ou discurso”-, no caso, ela é ontológica, porque remete para a interpretação de uma realidade, como a realidade tende a modificar-se de acordo com os interesses humanos, o estudo das teorias mostra de onde retiramos algumas das nossas ideias sobre as organizações e as pessoas que participam delas.

Em terceiro: as teorias nos conscientizam do ambiente empresarial, portanto estão sujeitas ao seu ambiente e suas nuances (forças sociais, econômicas, políticas e tecnológicas) num dado tempo e lugar.

E, por último, as teorias são fontes de novas ideias, não existe nenhuma teoria geral da administração unificada ou exclusiva. Por consequência podemos utilizar diversos princípios de diferentes concepções e aplicá-los de acordo com a nossa necessidade organizacional.

As teorias nos dão a chance de assumir um ponto de vista diferente com relação às situações do cotidiano. Sendo assim, é preciso conhecer o passado para planejar o futuro.

2. Que fatores ambientais favorecem o crescimento e o desenvolvimento de cada uma das três principais escolas de pensamento?

Na teoria clássica da administração a organização é vista como uma máquina; Enfatiza as tarefas ou a tecnologia; Inspirada em sistemas de engenharia; Autoridade centralizada; Linhas claras de autoridade; Especialização e competência técnica; Acentuada divisão do trabalho; Confiança nas regras; E, clara separação entre linha e staff.

Já na teoria da administração científica: o foco foi o aumento da eficiência da indústria pela racionalização do operário. Agindo de forma descendente (do operário até o diretor).

E os fatores ambientais que influenciaram o desenvolvimento da escola comportamental foram: a organização como grupo de pessoas; Enfatiza as pessoas; Inspirada em sistemas de psicologia; Delegação plena de autoridade. Autonomia do empregado; Confiança e abertura; Ênfase nas relações entre as pessoas. Confiança nas pessoas; E, dinâmica grupal e interpessoal.

3. Quais foram alguns métodos e ferramentas de trabalho que Taylor introduziu para aumentar a produção?

Taylor foi o precursor da teoria dos “tempos e movimentos”, aonde ele analisou e cronometrou os tempos dos movimentos dos operários. Com isso, estabeleceu quanto os trabalhadores deveriam ser capazes de produzir com os recursos disponíveis. Como consequência deste estudo, deveria ser definida uma metodologia a ser seguida por todos os operários com a padronização do método e das ferramentas. Aonde os operários deveriam ser escolhidos com base em suas aptidões para a realização de determinadas tarefas (divisão do trabalho).

Também defendeu que a remuneração do trabalhador deveria ser feita com base na produção alcançada, pois desta forma, ele teria um incentivo para produzir mais (sistema de tarifas diferenciadas). Além disso, acreditava que os trabalhadores que alcançassem estes padrões não deveriam ter medo de ser despedidos, já que as empresas se beneficiaram do aumento da produtividade.

Frederick reduziu a jornada diária para oito horas e trinta minutos; introduziu períodos de descanso; e treinou funcionárias baseando-se nos métodos de suas colegas mais eficientes.

Baseou sua filosofia em quatro princípios básicos: planejamento, preparo dos trabalhadores, controle e execução.

4. A suposição feita por Taylor de que a administração e o trabalho tinham uma causa em comum era válida? Por quê, ou por quê não?

Taylor afirmava que para obter sucessos a partir de seus princípios (planejamento, preparo dos trabalhadores, controle e execução), administração e trabalhadores deveriam trabalhar para aumentar sua produtividade, já que os lucros cresceriam de uma maneira que ambos não precisariam brigar por eles.

O lucro é o objetivo final de toda a empresa com fins lucrativos, porém, atualmente, não é possível exigir o aumento da produtividade sem fornecer os recursos (matéria-prima, tecnologia, mão de obra) e incentivos (remuneração adequada, ambiente de trabalho harmonioso e seguro, feedback, participação dos funcionários na escolha do método de trabalho). Mas naquela época os administradores seguidores de Taylor acreditavam que os operários não possuíam aspirações, desejos, sentimentos, capacidade para pensar, e muito menos, exigir algo da organização

5. Por que Follet acreditava que a liberdade individual e o autocontrole deveriam permear as atividades do grupo?

Porque para Mary Follet ninguém poderia ser uma pessoa inteira se não fizesse parte de um grupo.

Ela tentou implementar uma filosofia de administração baseada na tese de que deveria se fundamentar no reconhecimento dos desejos motivacionais do indivíduo do grupo, esta concepção foi desenvolvida para substituir as velhas ideias de que o indivíduo pensa, sente e age independentemente.

Em seu modelo comportamental de controle organizacional, o controle era patrocinado pelo grupo e orientado para o mesmo. O autocontrole era exercido tanto pelos indivíduos como pelos grupos, tendo como resultado controle e poder compartilhados.

6. Dos princípios e funções da administração dados por Fayol, quais você acredita que ainda sejam aplicáveis hoje em dia?

Atualmente, dentre os 14 princípios de Fayol, podemos destacar a centralização, na qual afirma que os administradores devem ter a responsabilidade final, mas devem ao mesmo tempo dar aos subordinados autoridade suficiente para que realizem bem seus trabalhos, inclusive permitindo que escolham o método que gostariam de utilizar para a realização de suas tarefas, incentivando a sua participação no processo produtivo. E o espírito de equipe, aonde harmonia e união entre as pessoas são as grandes forças da organização, como foco da administração moderna.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (58.2 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com