TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teorias e Técnicas Psicoterápicas de Grupo

Por:   •  30/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.789 Palavras (8 Páginas)  •  41 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]                                                                               

Projeto:

Terapia em grupo (Ansiedade no âmbito acadêmico)

Teorias e Técnicas Psicoterápicas de Grupo

        Alunos:

Gabriel Garcias

Kelliane Ferreira

 Katiere Lacerda

Cleiciane Prado

Rosimeyre Marques

  Maria Madalena Marques

Thaisi Jales

Objetivo específico

O ingresso na universidade é caraterizado por complexos processos de transição e adaptação, que incluem uma variedade de novas situações, tanto pessoais (organização e planejamento de tarefas de casa), acadêmicas (cumprimento de horários, maior distância entre aluno e professor) quanto sociais (construção de novas amizades, relacionamentos com pessoal de apoio e chefias) e os aspectos mais extensos inerentes às alterações próprias desta fase do desenvolvimento uma vez que muitos universitários se encontram apenas no início da vida adulta (Almeida, Soares, & Ferreira, 2000).

Abordaremos brevemente o impacto da ansiedade na vida acadêmica e as vantagens da terapia como abordagem terapêutica.

 Exploraremos também como essas técnicas podem proporcionar aos alunos às ferramentas necessárias para gerenciar e superar a ansiedade, amenizar os danos causados pelo acúmulo de demandas no dia a dia e auxiliá-los a lidar de forma saudável com o estresse causado, melhorando seu bem-estar e desempenho acadêmico.

O grupo contém 12 alunos de Ensino Superior de universidades diferentes, entre idades de 18 a 50 anos, os encontros ocorreram aos sábados 06, 13 e 20 de maio de 2023 na Faculdade Anhanguera de Valparaiso de Goiás, os terapeutas responsáveis pelo andamento da psicoterapia são: Thaisi Jales, Gabriel Garcias, Kelliane Ferreira, Katiere Lacerda, Cleiciane Prado, Rosimeyre Marques e Maria Madalena Marques.

A abordagem utilizada foi a Terapia Cognitiva Comportamental (TCC), utilizou-se as técnicas como: roda de conversa, técnicas de relaxamento, registro de pensamentos disfuncionais e terapia de aceitação e Compromisso (ACT).

Considerando a situação atual do aumento do sofrimento psicológico de estudantes universitários, abordagens deste tipo podem servir como importantes ferramentas para os serviços de apoio aos estudantes das universidades, a partir do desenvolvimento de um protocolo semiestruturado de psicoterapia em grupo, bem como apresentar resultados qualitativos sobre a eficácia e efetividade desta intervenção.

Encontro 01:

No dia 06 de maio de 2023 iniciando as 08:30(AM), realizou-se uma roda de conversa com os alunos de universidades com o intuito de conhecê-los e ouvi-los. Eles relataram suas vivências e situações que ocasionavam a ansiedade no meio universitário, nesse primeiro momento, teve como objetivo a fortificação de vínculos entre pacientes e terapeutas.

A fábula do Barranco e o Galho de Árvore apresentada durante a roda de conversa com os alunos trouxe à tona uma poderosa mensagem sobre a percepção da realidade e a forma como interpretam suas experiências, todos puderam refletir sobre como muitas vezes amplificamos nossas preocupações e ansiedades, vendo-as de forma exagerada e distorcida. quando na realidade a solução ou o alívio estão mais próximos do que se imagina.

Logo em seguida aplicamos a técnica de relaxamento, de respiração diafragmática, de maneira simultânea, causando visivelmente um impacto positivo nos participantes. Aplicamos também a técnica energizando a mente: para realizar esta dinâmica, reunimos todos os participantes do grupo, ligamos uma música bem relaxante, instrumental. Depois, pedimos que todos se sentassem de maneira confortável, ou mesmo que se deitassem no chão (caso se sentissem à vontade). Por fim, convidamos os participantes para que meditassem e pensassem em coisas positivas e sensações boas, durando em torno de 15 minutos.

Os pacientes relataram uma diminuição da ansiedade que estavam sendo sentidas antes do início da sessão, uma sensação de relaxamento e alívio perante as técnicas aplicadas. Ao final sabiam que tinham recursos internos e apoio externo para superar suas dificuldades, e estavam felizes para continuar o processo terapêutico e se desenvolverem ainda mais.

Encontro 2

 

No dia 13 de maio de 2023, iniciamos perguntando como foi a semana dos mesmo e sobre a confecção da atividade passada no encontro passado.

 O Registro de Pensamentos Disfuncionais é um exercício utilizado pela Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) que nos possibilita controlar melhor os sentimentos colocados, resolver conflitos, contestar pensamentos negativos e alterar comportamentos improdutivos.

 Detalhes da Tabela da técnica de registros de pensamentos automáticos:

           1ª coluna – Anote o dia que a situação ocorreu

           2ª coluna – Descreva a situação que lhe causou desconforto. Anote o local, momento, com quem estava, o que fazia, o que falavam etc.

          3ª coluna - Especifique as emoções, sentimentos ou sensações (ex.: raiva, medo, tristeza, irritação, taquicardia, falta de ar, suor repentino...) e avalie a intensidade utilizando a escala de 0 a 100.

4ª coluna - Liste os pensamentos que surgiram na situação, da forma como apareceram em sua mente. Pensamentos estão associados a interpretação e crenças que nós temos diante da situação. Indique o grau de sua convicção para cada pensamento numa escala de 0 a 100.

5ª coluna – Pense e anote respostas alternativas para os pensamentos registrados na coluna anterior. Analise racionalmente cada uma respondendo as seguintes perguntas: Que provas eu tenho da verdade de cada pensamento? Quais outras possibilidades eu tenho para compreender a situação? Qual é a pior consequência que pode acontecer?        Qual é a consequência menos ruim ou até melhor? Qual efeito teria se eu mudasse o meu pensamento? Se um amigo estivesse passando pela mesma situação, o que poderia dizer a ele? Avalie o quanto você acredita em cada resposta de 0 a 100

6ª coluna - Reavalie o grau de convicção em cada pensamento da 4ª coluna. Quanto você acredita agora em cada pensamento (0-100)? Reavalie a intensidade de cada emoção. Que emoção sente agora? Qual intensidade (0-100)? Pense e escreva o que você pode fazer agora diante da situação considerando novas possibilidade e interpretações?

Um dos objetivos desta linha terapêutica foi identificar padrões de comportamento, pensamentos, crenças e hábitos disfuncionais que estão ligados a origem dos problemas, utilizamos técnicas para mudar essas percepções de uma forma mais positiva e saudável.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)   pdf (105.2 Kb)   docx (25.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com