TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pichon Rivière – Teoria e Técnica dos Grupos Operativos

Por:   •  17/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  519 Palavras (3 Páginas)  •  1.073 Visualizações

Página 1 de 3

Pichon Rivière – Teoria e Técnica dos Grupos Operativos

A técnica dos grupos operativos teve seus primeiros passos traçados pelo médico psiquiatra Pichon Rivière em um momento de vivência prática em um hospital de Buenos Aires. Devido a uma greve de enfermeiras que trabalhavam no hospital, pacientes psiquiátricos tiveram seus cuidados descontinuados e a estratégia foi trabalhar com os próprios doentes para que estes cuidassem uns dos outros.

Seus trabalhos com grupos baseiam-se em conhecimentos trazidos da psicanálise e da psicologia social. O autor defende que a aprendizagem pressupõe mudança e vice-versa, numa interação dialética entre sujeito e objeto.

Grupos Operativos

O Grupo operativo consiste em duas ou mais pessoas que se reúnem em torno de um interesse em comum, levando em consideração que a aprendizagem e interação afetiva ocorram com os integrantes e profissionais envolvidos. É necessário entender que um grupo se torna um grupo operativo a partir do momento em que existe uma tarefa e objetivos a serem alcançados, passando pelos processos de estruturação, desestruturação e restruturação.

Quando se trata dos vetores que possibilitam verificar as mudanças ocorridas dentro do grupo, podemos destacar:

  • Afiliação: Trata-se da primeira categoria de identificação que um membro tem com os demais e com a tarefa, porém não está completamente envolvido.
  • Pertença: É quando os vínculos começam a ficar mais sólidos, o que consente na elaboração da tarefa.
  • Cooperação: Quando os integrantes assumem os papéis, no sentido de complementariedade
  • Pertinência: Quando as pessoas imbuem-se da tarefa
  • Comunicação:  A comunicação compreende os aspectos verbais, gestuais, comportamentais e afetivos no grupo.
  • Estimativa da operatividade do grupo: Capacidade de trazer o problema como tese, atingir a antítese e chegar a síntese.
  • Tele: Clima grupal, sendo ele positivo ou negativo.

A técnica do grupo pode se dividir em tarefas explícitas que compreendem aprendizagem, diagnóstico ou tratamento e implícitas, sendo assim o modo como cada integrante interage no grupo.

O processo grupal acontece em três etapas: A pré-tarefa, que é quando os integrantes ainda estão resistentes a mudança e ainda utilizam-se de técnicas defensivas para qualquer atividade; a tarefa, que é quando os membros superam seus próprios medos básicos e necessidades em prol da necessidade grupal e a fase do projeto, que pode ser descrito como a fase em que o grupo começa a ter autonomia e operatividade.

Além da psicanálise e da psicologia social, Rivière foi inspirado pela Gestalt quando se percebe que um grupo não é somente a união dos integrantes. O grupo é uma nova configuração onde a individualidade e a subjetividade de cada membro é conservada e cria-se uma identidade grupal.  

Aplicação Prática da Teoria e Técnica Pichoniana – Artigo

Transição para o exercício profissional em enfermagem: Uma experiência em grupo operativo

O trabalho citado foi realizado por profissionais da enfermagem que também passaram por curso de formação de coordenador de grupo operativo. O artigo relata a experiência prática de um grupo que tinha por objetivo a criação de um espaço para a troca de experiências entre os discentes do oitavo período do curso de graduação em enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto – Universidade de São Paulo (EERP/USP).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (56.9 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com