TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Terapia Cognitivo Comportamental

Por:   •  8/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  364 Palavras (2 Páginas)  •  702 Visualizações

Página 1 de 2

Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais

Aline Furbino

Felipe Moreira

Victor Hugo

Isabelle Duarte

TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL EM GRUPO PARA IDOSOS COM SINTOMAS DE ANSIEDADE E DEPRESSÃO:

RESULTADOS PRELIMINARES.

Belo Horizonte

Aline Furbino

Felipe Moreira

Victor Hugo

TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL EM GRUPO PARA IDOSOS COM SINTOMAS DE ANSIEDADE E DEPRESSÃO:

RESULTADOS PRELIMINARES.

Orientador: Prof. Claudio Rezende

Belo Horizonte

2016-04-04

Terapia cognitivo-comportamental em grupo para idosos com sintomas de ansiedade e depressão: resultados preliminares.

O artigo escolhido pelo grupo busca entender e mensurar a redução de sintomas depressivos e ansiosos por meio da Psicoterapia Cognitivo-comportamental (TCC) em um grupo formado por Idosos. A TCC em grupo atende um maior número de pacientes em reduzido número de sessões e também apresenta uma melhor relação custo/benefício, mantendo a eficácia do atendimento individual. Esse tipo de atendimento consiste num modelo educativo de terapia, onde o terapeuta deve buscar ensinar aos pacientes novos comportamentos e crenças adaptativas, que substituirão as crenças antigas e disfuncionais.

Os critérios de inclusão no grupo foram: idade mínima de 60 anos e presença de sintomas. Os critérios para exclusão foram: presença de depressão grave, risco de suicídio e suspeita de demência. Buscou-se avaliar, na terapia, sintomas relacionados à ansiedade, depressão e queixas relacionadas à memória dos participantes. A modalidade escolhida foi a de grupo fechado, realizado em sete sessões semanais com uma hora e meia de duração.

As sessões foram desenvolvidas de acordo com os sintomas trazidos pelos participantes e foram coordenadas por duas terapeutas. Na primeira sessão ocorreu o estabelecimento das metas da terapia, seguida da apresentação por parte dos participantes e terapeutas e o contrato terapêutico.

Com os problemas relatados pelos participantes em relação à problemas domésticos, realizou-se uma psicoeducação sobre pensamentos automáticos e crenças disfuncionais.

Após o fim da terapia, os resultados mostraram uma significante redução dos sintomas apresentados pelos participantes, no início da mesma, após as sete sessões e, também, correlações entre os sintomas de depressão, ansiedade e queixa de memória.Apesar do reduzido tamanho do grupo (seis participantes), os resultados indicam que uma intervenção breve, na forma da Terapia Cognitivo-Comportamental em grupo, pode ser uma alternativa de terapia viável par essa população.

Referência Bibliográfica:

TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL EM GRUPO PARA IDOSOS COM SINTOMAS DE ANSIEDADE E DEPRESSÃO: RESULTADOS PRELIMINARES. Porto Alegre, Rio Grande Do Sul: PUC, 2009. Disponível em: . Acesso em: 01/03/2016.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (68.9 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com