TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO TERAPIA COGNITIVO COMPORTAMENTAL KNAPP

Por:   •  8/4/2017  •  Abstract  •  652 Palavras (3 Páginas)  •  4.487 Visualizações

Página 1 de 3

KNAPP, Paulo. Princípios fundamentais da terapia cognitiva. In: KNAPP, Paulo et al. Terapia cognitivo-comportamental na prática psiquiátrica. São Paulo: Artmed, 2004. Cap. 1. p. 19-39

Segundo Knapp (2004) a terapia cognitiva comportamental é derivada de um modelo cognitivo compartilhando alguns pressupostos básicos da análise do comportamento seguindo três princípios básicos

1) A atividade cognitiva influencia o comportamento

2) A atividade cognitiva pode ser monitorada e alterada

3) O comportamento pode ser influenciado mediante a mudança cognitiva

A terapia cognitiva comportamento propõe que a testagem da realidade seja dirigida aos pensamentos. Nossos pensamentos são produtos de fatores genéticos, físicos, ambientais, cultuais, familiares desenvolvimento e etc. Estes fatores vão determinar a interação entre cognição e comportamento juntamente com as emoções e assim implicando no funcionamento dos indivíduos. O que pensamos sobre eventos, nossas emoções e comportamento estão influenciados pelo que pensamos, pois, os eventos ativam nossos pensamentos os quais como consequência geram emoções e comportamentos.

O pensamento possui três estruturas de formação:

Pensamentos Automáticos

Crenças Subjacentes

Crenças Nucleares

Cada um de nós possuímos representações mentais que vão guiar o processamento de informações, estas representações são chamadas de Crenças Nucleares. As crenças nucleares são incondicionais, ou seja, independentemente da situação que apresente ao indivíduo tais crenças podem ser funcionais ou disfuncionais. No caso de depressão, ansiedade, uma crença nuclear como o medo vão ser a temática a qual o transtorno se desenvolverá.

Cada crença possui um esquema (moldado pela história prévia dos indivíduos), uma estrutura interna que vão determinar como os fenômenos são percebidos e conceitua lizados, assim como auxilia-lo a explicar e mediar sua percepção. Portanto, as crenças que provem da abstração dos esquemas vão prever a base das experiencias da vida.

. Já as crenças subjacentes são regras, padrões, normas, premissas e atitudes que adotamos e que guiam a nossa conduta. Essas crenças vão ser estratégias de enfrentamento que o indivíduo utiliza na tentativa de lidar com as crenças nucleares. Esses comportamentos de enfrentamento têm correlação direta com as regras e pressupostos disfuncionais e acabam por reforçar ainda mais as crenças nucleares.

Na camada externa, os pensamentos automáticos vão se caracterizar por situações especificas podendo ser ativados tanto por eventos externos quanto internos que vão gerar um pensamento ou imagem no indivíduo. Os pensamentos automáticos são a primeira impressão que alguém tem sobre uma situação.

Este modelo clinico de funcionamento do pensamento possui contingencias especificas para serem aplicadas dentro do funcionamento terapêutico. Dentro da TC, o trabalho do terapeuta é examinar, corrigir e identificar os padrões de pensamentos disfuncionais na vida dos indivíduos, assim como avaliar como

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (41 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com