TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teste psicológico: como medir a validade do teste psicológico

Tese: Teste psicológico: como medir a validade do teste psicológico. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  Tese  •  1.122 Palavras (5 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 5

Teste Psicológico: como medir a validade de um teste psicológico

VALIDADE DE UM TESTE PSICOLÓGICO – A validade de um teste PSICOLÓGICO se refere ao que mede e até que ponto o faz. Um traço medido por determinado teste só pode ser definido através de um exame dos critérios específicos ou de outras fontes objetivas de informação, utilizados no estabelecimento de sua validade. A validade de um teste precisa ser determinada através da referencia ao uso especifico para o qual é considerado. Existem categorias de processos de determinação de validade:

- Validade de Conteúdo do teste psicológico: exame sistemático de conteúdo do teste psicológico, a fim de verificar se abrange uma amostra representativa do campo do comportamento a ser medido. Usado para avaliar testes de aproveitamento (ex: prova de história). Problema: amostragem do conteúdo, ou seja, a área do conteúdo a ser testada precisa ser sistematicamente analisada a fim de assegurar que todos os aspectos fundamentais sejam, adequadamente e em proporções corretas, abrangidos pelos itens do teste. Outro problema pode ser a inclusão possível, nos resultados de testes, de fatores irrelevantes (ex: facilidade/dificuldade de entender instruções verbais num teste de matemática). As especificações do teste devem mostrar os tópicos a serem abrangidos, os tipos de aprendizagem a serem testados e a importância individual relativa de tópicos e objetivos. A discussão da validade no manual do teste deve incluir informação sobre as áreas da disciplina e os objetivos ou habilidades de aprendizagem abrangidos pelo teste, com alguma indicação do número de itens em cada categoria. Devem ser descritos os procedimentos seguidos na seleção das categorias e classificação dos itens. Outros processos complementares: estudo dos tipos de erros comumente feitos no teste e uma análise dos métodos de trabalhos empregados pelos sujeitos. Esse tipo de validade não é eficiente para testes de aptidão e de personalidade, porque esse tipo de teste requer verificação empírica por outros procedimentos, pois o conteúdo desses testes pouco mais faz do que revelar as hipóteses que levam o construtor do teste a escolher um certo tipo de conteúdo para medir determinado traço. Assim esses testes podem medir diferentes funções em pessoas diferentes. Validade aparente: refere-se ao que o teste parece medir, se o teste parece válido ou não para os sujeitos, ao pessoal administrativo que decide quanto ao seu emprego e outros observadores não treinados tecnicamente. É uma característica desejável num teste para que ele funcione em situações práticas.

- Validade Relativa ao Critério: indica a efetividade de um teste para predizer o comportamento de um individuo em situações especificadas. Assim o desempenho do teste é conferido com relação a um critério (uma medida direta e independente daquilo que o teste pretende medir). Por exemplo: teste de aptidão acadêmica, notas escolares. A medida de critério em função da qual os resultados dos testes são validados pode ser obtida aproximadamente ao mesmo tempo que os resultados ou após um intervalo estabelecido. Validade preditiva (É provável de Luiza fique neurótica?): predição por um espaço de tempo, a informação obtida é mais significativa para testes usados na seleção e classificação de pessoal. Validade concorrente (Luiza é neurótica?): os dados são aplicados a um grupo para o qual já existem os dados de critério. Esse tipo de validade é significativa para testes empregados para diagnósticos de condições existentes, e não pra predição de resultados futuros. Contaminação do critério: o resultado do teste não pode influir na posição de qualquer indivíduo no critério, pois isso poderia elevar a correlação entre os resultados dos testes e o critério de uma maneira artificial. Entre os critérios mais comuns na validação de testes de inteligência esta o indicie de aproveitamento escolar, também pode ser usado como critério para certos tipos de teste de aptidões múltiplas e de personalidade. Nos testes de aptidão especifica um tipo freqüente de critério é baseado no desempenho em treino especializado. Ex: desempenho na escola de música é usado na validação de testes de aptidões musicais. Os critérios intermediários de desempenho registrados em algum estágio do treinamento são freqüentemente empregados como medida de critério, sendo falha a idéia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com