TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Texto ‘’ Entrevista lúdica’’ de Bianca Guevara Werlang.

Por:   •  21/4/2017  •  Resenha  •  782 Palavras (4 Páginas)  •  1.301 Visualizações

Página 1 de 4

Texto ‘’ Entrevista lúdica’’ de Bianca Guevara Werlang.

A entrevista lúdica surgiu a partir da iniciativa de Freud de aplicar os princípios da técnica psicanalítica à criança, Freud foi o primeiro estudioso que refletiu sobre a utilidade da atividade lúdica ao interpretar uma brincadeira de seu neto de 18 meses, Freud percebeu que a criança por meio de suas brincadeiras repetem aquilo que lhes causou profunda impressão e brincando ficam no controle da situação para ele as crianças brincam para reproduzir algo que fizeram com elas. Em suas brincadeiras a criança realiza seus desejos e também domina realidade, o brinquedo é um mediador que permite ligar o mundo interno ao externo, a realidade e a fantasia.

A criança além de estabelecer uma transferência positiva e/ou negativa com o psicoterapeuta é capaz de reproduzir através dos brinquedos a representação de seus conflitos deixando evidente seu funcionamento mental já nos primeiros encontros de acompanhamento, e isso acontece possivelmente pelo temor da criança de que o psicoterapeuta repita a conduta que lhes causou perturbação.

O capitulo é bastante completo e após dar uma breve introdução da construção da entrevista lúdica nos coloca a par de como é estruturado uma hora do jogo diagnostica, segundo o texto costuma se entrevistar os pais, antes de ver a criança, para coletar o máximo possível de informações sobre o problema e sobre como é a criança, nessa entrevista os pais são instruídos a conversar com a criança a respeito do motivo pelo qual ela está sendo levada ao psicólogo. Depois das entrevistas com os pais é realizado o primeiro contato com a criança que pode ser por meio de uma entrevista lúdica. As instruções para uma entrevista lúdica, consistem em oferecer a criança a possibilidade de brincar com todo o material lúdico disponível, esclarecendo sobre o tempo e o espaço disponível para a atividade, também e importante deixar claro para a criança os papeis dela e do psicólogo e também o objetivo da atividade.

A função do psicólogo é a de estimular a interação conduzindo a atividade de modo que a criança se sinta acolhida, segura e aceita, o papel do psicólogo na entrevista lúdica diagnostica de certa forma, e passivo pois ele trabalha como observador mas também e ativo pois em seu processo de observação é responsável pela compreensão e formulação de hipóteses sobre os problemas do entrevistado. Quanto a apresentação do material ele deve ser feito sem uma ordem aparente em caixas ou armários devendo ser adequado para atender crianças de diferentes idades sexo etc.

Não existe um roteiro padronizado para analisar a entrevista lúdica mas é proposto um guia de oito indicadores que possibilitam estabelecer critérios mais sistematizados para orientar a análise diagnostica ou prognostica são eles: a escolha de brinquedos, modalidade do brinquedo, motricidade, personificação, criatividade, capacidade simbólica, tolerância a frustração e adequação à realidade.

  • A escolha do brinquedo está relacionada com o momento evolutivo emocional e intelectual em que a criança se encontra.
  •  A modalidade do brinquedo é uma estrutura que e própria da criança baseada na manifestação de seu ego e de seu funcionamento psíquico dentro dessa modalidade, destacam se a plasticidade, a rigidez, a estereotipia e a perseveração.
  • A motricidade se refere as capacidades motoras da criança, nesse aspecto e importante que o terapeuta tenha conhecimentos na área de psicologia evolutiva, e conhecimentos básicos de neurologia, fisiologia e psicomotricidade, que lhe tornem capaz de identificar se as capacidades motoras da criança correspondem a sua etapa evolutiva.
  • A personificação é a capacidade da criança para assumir e desempenhar papeis no brinquedo, em que a criança transforma o brinquedo ou a si mesmas em personagens imaginários mas que estão em sintonia com seu mundo interno;
  • A criatividade é um processo mental de manipulação do ambiente do qual resultam novas ideias.
  • A tolerância a frustração e a adequação a realidade se referem a capacidade de aceitação ou não das instruções na hora do jogo, a aceitação de limites, do seu papel e do papel do outro etc.

O texto comentado é bastante completo e nos dá uma visão ampla do que é a entrevista lúdica e do grande potencial que este método oferece pois através dele, como o próprio texto diz, e possível compreender a natureza do pensamento infantil, possibilitando formular conclusões diagnosticas prognosticas e indicações terapêuticas. O texto é bastante focado na perspectiva psicanalítica e não chega a comentar sobre outras perspectivas teóricas, acreditamos que seria interessante se o autor tivesse comentado sobre a utilização da entrevista lúdica por outras perspectivas teóricas ou explicitasse que a técnica e utilizada apenas por psicanalistas, tirando isso ficamos bem satisfeitos com a leitura que com sua linguagem clara e objetiva consegue dar uma visão bem ampla da entrevista lúdica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (60.7 Kb)   docx (12.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com