TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Cultura e Sociedade

Por:   •  23/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  568 Palavras (3 Páginas)  •  107 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução:

Atualmente, a Psicologia é vista de uma forma pelo senso comum e de outra como ciência. Quem nunca ouviu algum conhecido falar, baseado em opiniões, algo sobre a Psicologia? Porém, o objeto de exposição do trabalho aqui apresentado, será o da Psicologia enquanto Ciência e, especificando um pouco mais, a Psicometria.

Para um melhor entendimento, iniciamos pela busca ao significado etimológico da palavra. Para tal, Pasquali aponta que:

Etimologicamente, psicometria representa a teoria e a técnica de medida dos processos mentais, especialmente aplicada na área da Psicologia e da Educação. Ela se fundamenta na teoria da medida em ciências em geral, ou seja, do método quantitativo que tem, como principal característica e vantagem, o fato de representar o conhecimento da natureza com maior precisão do que a utilização da linguagem comum para descrever a observação dos fenômenos naturais. ( PASQUALI, 2009, p. 993) COLOCAR NAS REFERÊNCIAS: DISPONÍVEL EM: http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v43nspe/a02v43ns.pdf

        Visando o enriquecimento do conhecimento sobre a área, foi realizada uma entrevista com o psicólogo, pesquisador e professor Luis Henrique Fleury, que segue abaixo.

1.   O que é Psicometria?

A psicometria é uma disciplina que serve de suporte técnico e metodológico para o psicodiagnóstico. São os conteúdos dessa disciplina que dão suporte para a única área que é de exclusiva atuação do psicólogo: a avaliação psicológica. A objetividade e a matematização são critérios fundamentais para a aproximação de nova área do conhecimento dos aspectos científicos. Cabe ressaltar, que não se trata de reduzir a subjetividade a números, mas sim de aproveitar e desenvolver uma ferramenta tão primordial que muito auxilia no trabalho do psicólogo.

2.    Em quais casos pode ser usada?

A psicometria é utilizada nos bastidores. Em outras palavras, sustenta a prática do psicólogo em diversas áreas onde a avaliação psicológica está presente: processos seletivos de empresas, concursos públicos, porte de armas de fogo, concessão de permissão para pilotos, etc.

3.    Pode nos citar algum exemplo prático de utilização da Psicometria?

Essa questão pode ser respondida com uma pergunta retórica: quando se responde um teste psicológico quais os elementos sustentam a confiança nos resultados obtidos e levam a tomada de decisão? Esses elementos estão contidos na psicometria.

4.    O profissional que trabalha com psicometria leva em consideração a subjetividade diante dos resultados obtidos?

As diferenças individuais são levadas em conta nos estudos de validação do instrumento, onde são testadas hipóteses que contenham essas diferenças individuais. O instrumento psicológico, em linhas gerais, mensura de forma objetiva construtos psicológicos contidos na subjetividade. Mas há de se deixar claro que uma avaliação psicológica jamais conterá apenas um instrumento e nem apenas uma forma de coleta de dados!

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (55 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com