TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Pesquisa Reforma Psiquiátrica E As Curas De Doenças Mentais

Artigos Científicos: Trabalho De Pesquisa Reforma Psiquiátrica E As Curas De Doenças Mentais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/3/2015  •  1.211 Palavras (5 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 5

Trabalho de Pesquisa Reforma Psiquiátrica e as curas de doenças mentais

1. O que levou os profissionais de saúde a acreditar que oi encontrada a cura das doenças mentais entre a década de 1930 e 1950?

Nos anos 30 o avanço das pesquisa estava voltado na descobertas do choque insulinico, choque cardiazolico, da eletroconvulsoterapia e das lobotomias.

Nos anos 40 o hospício Nacional de alienados é transformado da praia vermelha para o Engenho de Dentro, onde conta com novas, instalações das quais destacam-se a ampliação de vagas e os modernos centros cirúrgicos para os tratamento de lobotomias.

Nos anos de 50houve o fortalecimento no processo de psiquiatrização com o aparecimento dos primeiros neurolépticos, surgiram também comunidades terapêuticas e iniciou o processo da farmacologia na história da psiquiatria.

2. Como se iniciou a crença que as causas do comportamento anormal eram psicológicas?

Uma das figuras mais importantes na crença de que as causas dos comportamentos era anormal surgiu na Europa século XIX foi Franz Mesmer (1734 - 1815), ele acreditava que a crença do comportamento anormal era um desequilíbrio magnético, ou seja uma causa fisiológica. Alem de Mesmer teve Martim Charcot (1825 - 1893), Segmund Freud (1856 - 1939) tanto Freud como Charcot eram interessados por casos de transtornos histéricos.

3. Qual a importância de se definir o conceito de normalidade na prática clínica?

No inicio da década de 50 químicos Franceses trabalhavam sobre anti-histaminicos, medicamento usado no tratamento de alergias e asma, porém um lado negativo era que esse medicamento deixava as pessoas normais em estado de sonolência. Porém foi feita uma versão mais forte desse medicamento e esta foi administrada em pacientes com esquizofrenia, esses pacientes se tornaram calmos, sem confusão cognitiva foi reduzindo o seu comportamento mental e eles foram ficando ao seu estado normal. Com isso formas mais poderosas dessa medicação foram desenvolvidas para o uso de drogas antipsicoativas revolucionando o atendimento de pacientes altamente perturbados, modificando assim o atendimento e o tratamento dos pacientes, transformando os locais em um verdadeiro local de calmaria e tranqüilidade.

4. Qual a importância de se definir o conceito de normalidade na prática clinica?

São várias as importâncias de se definir o conceito de normalidade porém mediante a situação clinica do paciente é que o profissional vai estabelecer uma relação de normalidade mediante os diversos conceitos de Normalidade como: doença, ideal estatística, bem-estar, funcional, subjetiva, liberdade e operacional, todos esses conceitos servem de base para que se possa tirar uma conclusão do que é normal, levando-se em conta que a Organização Mundial de Saúde em 1958 define saúde como: Completo bem – estar físico mental e social, esse conceito é bem complexo, porém vale ressaltar que se tenha o profissional dessa área tenha um conceito de normalidade bem especifico na hora do diagnostico e para que o paciente não venha sofrer com descriminação, preconceitos e injurias por partes de membros da sua família e ou sociedade.

5. Em um atendimento clinico, um ex-usuário de droga diz: “A primeira vez que eu usei maconha foi numa roda de três amigos. Na época, eu tinha 19 anos. Todos os dias nos reuníamos para ouvir música e fumar. Com o passar do tempo, parecia que a erva ia se enfraquecendo, pois eram necessário mais baseados para fazer o mesmo efeito. Cheguei numa época fuma 5 baseados por noite, geralmente antes de dormir, para relaxar numa boa. ”

Nesse relato, o paciente descreve que, ao longo de administrações repetidas não se mantêm constantes. Este fato caracteriza, em Psicofarmacologia:

(A) independência da droga.

(B) abuso de droga.

(C) tolerância à droga.

(D) sensibilização à droga.

(E) síndrome de abstinência.

6. Quando um estimulo que induz uma resposta particular é consistentemente emparelhado com um estimulo neutro que não induz a resposta, fazendo com que este estímulo neutro induza sozinho a resposta, chamamos de:

(A) Condicionamento operante

(B) Condicionamento clássico

(C)Generalização de resposta

(D) NDA

7. Este artigo2º da Lei 10.216 de 6 de abril de 2001, também conhecida como Lei Paulo Delgado e como Lei da Reforma Psiquiátrica, que instituiu um novo modelo de tratamento aos transtornos mentais no Brasil.

Faça uma análise crítica sobre cada item do parágrafo único desse artigo, dissertando sobre a importância de cada um deles.

Art. 2o Nos atendimentos em saúde mental, de qualquer natureza, a pessoa e seus familiares ou responsáveis serão formalmente cientificados dos direitos enumerados no parágrafo único deste artigo.

Parágrafo único. São direitos da pessoa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com