TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Psico Construtivista

Por:   •  7/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  3.220 Palavras (13 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP

CURSO DE PSICOLOGIA

Carlos

Francielle Cardoso - B6577E-7

Jéssica Reis

Marina Benez

Renata Arantes - B70HED-5

TRABALHO DE PSICOLOGIA CONSTRUTIVISTA

São José dos Campos

2014

UNIVERSIDADE PAULISTA UNIP

CURSO DE PSICOLOGIA

Carlos

Francielle Cardoso - B6577E-7

Jéssica Reis

Marina Benez

Renata Arantes - B70HED-5

TRABALHO DE PSICOLOGIA CONSTRUTIVISTA

Trabalho apresentado à Universidade Paulista como requisito da disciplina de Psicologia Construtivista, do curso de Psicologia, sob orientação da Profº Camila Beltrão Medina.

São José dos Campos

2014

SUMARIO

1. INTRODUÇÃO........................................................................................................

2. O ESTÁGIO PRÉ-OPERATÓRIO...........................................................................

3. PROVAS PIAGETIANAS APLICADAS

3.1 PROVA 12.1.1 CONSERVAÇÃ DE QUANTIDADES...........................................

3.2 PROVA 15.2.1 NOÇÃO DE SUCESSÃO DE EVENTOS....................................

4. CRIANÇA DE CINCO ANOS

4.1DESCRIÇÃO DO AMBIENTE................................................................................

4.2 ANÁLISE..............................................................................................................

5. CRIANÇA DE SEIS ANOS

5.1 DESCRIÇÃO DO AMBIENTE...............................................................................

5.2 ANÁLISE..............................................................................................................

6. CRIANÇA DE SETE ANOS

6.1 DESCRIÇÃO DO AMBIENTE................................................................................

6.2 ANÁLISE...............................................................................................................

7. CONCLUSÃO...........................................................................................................

8. BIBLIOGRAFIA..........................................................................................................


INTRODUÇÃO

A Psicologia Construtivista baseada nos conceitos piagetianos prevê o desenvolvimento humano ancorado em etapas sucessivas em dimensões que vão da física, passando pela psíquica e desembocando na moral. Cada uma destas etapas e o desenvolvimento nelas desenvolvido elas está, de modo geral, estabelecida por intervalos de idade. Embora a relação idade, etapa e o desenvolvimento não aconteça de maneira tão rígida (Piaget considera as possíveis alterações provenientes das interações sócio-culturais, por exemplo), é possível identificar se o desenvolvimento atingiu os objetivos esperados através de avaliações, também chamados de provas, baseadas nas experiências piagetianas. Estas provas são experiências realizadas por ele, sendo suas respostas depuradas e reduzidas às poucas, porém mais encontradas. Assim, todos os que buscam utilizá-las, vai encontrar para além dos procedimentos sobre como realizá-las, também as respostas mais encontradas em pessoas que atingiram ou não os objetivos propostos como, por exemplo, o domínio de determinados conceitos.

Este trabalho tem como objetivo analisar o desenvolvimento de algumas crianças na faixa etária compreendida entre os cinco e sete anos a partir das provas de Piaget, de forma a analisar se estas atingiram o domínio de conceitos específicos ligados a conservação de massa, e as categorias temporal e espacial.

Para tanto, foram utilizadas quatro provas sendo duas para avaliar a conservação de massa, a saber, o transvasamento de líquidos e alteração da forma de uma porção de massa; e o conceito de tempo e espaço, com as provas do “percurso das bonecas” e a dos “relógios”, que serão melhor explicadas no decorrer do trabalho.

A partir do que foi apresentado, percebe-se a grande relevância do tema, pois o cuidado com o desenvolvimento de pessoas, que no caso deste trabalho são crianças, passa necessariamente pela avaliação que deixará o profissional a par dos detalhes relacionados aos atrasos e avanços da pessoa atendida. Este resultado será a base para desenvolver um planejamento das ações a serem tomadas para alcançar os objetivos pretendidos.

ESTÁGIO PRÉ-OPERATÓRIO

O estágio Pré-Operatório ocorre entre os dois aos sete anos e é marcado por mudanças representacionais e conceituais no desenvolvimento da criança.

Por volta dos três meses de vida, o bebê já emite a tentativa de imitar comportamentos, aos dois anos a criança já emite as primeiras tentativas concretas de representação mental. A partir de então a criança começa a imitar comportamentos e eventos já distantes. Está imitação é representada por Piaget como acomodação, onde as informações captadas do ambiente são acomodadas na mente.

A brincadeira do faz-de-conta também exerce um significado importante no desenvolvimento da criança fazendo com que a mesma desenvolva auto-expressão, construção de símbolos e também contribui para o desenvolvimento da linguagem falada. Está fase para Piaget é chamada de assimilação, processo onde o indivíduo capta as informações do ambiente, interagindo com o mesmo.      

O desenho também, ao longo do estagio, é a fase onde a criança tenta representar coisas e no decorrer do estagio acaba ficando cada vez mais realístico.

Este estágio nos traz  tais características:

  • Representações sem intenção: capacidade de representar, mas sem intenção nas ações;

  • Incapacidade de representar e identificar elementos abstratos: como os significados dos signos, ou seja, significados de elementos abstratos;

  • Capacidade de socializar comportamentos: o indivíduo apresenta capacidades de socializar com outros indivíduos;
  • Apresenta egocentrismo: característica marcante no estagio, onde a criança apresenta limitações no pensar, como a dificuldade de concentração, dificuldades de se colocar no lugar do outro, acredita que todos pensam igual, não reflete seus pensamentos;
  • Não compreende transformações: devido o egocentrismo a criança não tem a noção de mudanças no meio estático;
  • Pensamento Cognitivo: influenciado pela percepção;
  • Conservação: dificuldade para pensamentos lógicos, a matéria permanece a mesma independente das mudanças no ambiente. Os esquemas se alteram de forma gradual, a cada novo conhecimento o mesmo é alterado.  

PROVAS PIAGETIANAS APLICADAS

As provas utilizadas para o desenvolvimento do trabalho são referentes a operações infralógicas, esse termo é usado para operações que expressam as transformações espaciais de um objeto. As provas que utilizamos consistiam em criar dois elementos visualmente diferentes a partir de um elemento em comum, caracterizando a conservação de quantidade que podiam ser classificadas como contínuas ou descontínuas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.5 Kb)   pdf (194.8 Kb)   docx (58.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com