TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Psico Organizacional

Por:   •  6/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  8.656 Palavras (35 Páginas)  •  261 Visualizações

Página 1 de 35

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO

  1. METODOLOGIA        1
  1. Público Alvo        1
  2. Instrumentos utilizados        2
  3. Procedimentos        2
  1. RESULTADOS E DISCUSSÃO        3
  2. CONSIDERAÇÕES FINAIS        3

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        6

ANEXOS        7

APÊNDICES


INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como objetivo aperfeiçoar os conhecimentos adquiridos em sala de aula no decorrer do semestre, elencando a teoria aprendida na disciplina de Comportamento Humano das Organizações com a prática que ocorreu numa instituição pública situada na cidade de Diadema.

Com base das informações obtidas pelo gestor da unidade, entrevistas com funcionários e observação realizada na organização, observaram-se pontos a serem analisados de acordo com a Teoria da Motivação dos dois fatores de Herzbeg

A entrevista com alguns colaboradores pode elucidar a forma de reputar as falhas e procurar soluções para o melhor desenvolvimento da organização com base nos conceitos aprendidos ao longo do curso, podendo assim promover a análise das atividades desenvolvidas no cotidiano dos funcionários, podendo identificar pontos a serem melhorados na organização.

As ações tomadas de decisões para intervir na organização foram realizadas com base na teoria aprendida em sala, pensando no bem estar dos funcionários e no bom funcionamento da instituição sem desagregar as normas e cultura da organização.




  1. METODOLOGIA

  1. População Alvo

A instituição visitada para a pesquisa é uma instituição do ramo da saúde, localizada na cidade de Diadema, não existindo concorrentes diretos, sendo uma unidade regional do Sistema Único de Saúde (SUS) que totaliza 54 funcionários distribuídos em 10 departamentos onde o horário de funcionamento na unidade ocorre das 07:00h às 17:00h.

A instituição foi criada juntamente com o Sistema Único de Saúde (SUS), sendo a porta de entrada dos pacientes para este serviço, a maior crise enfrentada por esta instituição não é de fatores externos como uma maioria das organizações e sim a falta de recursos, tanto materiais, quanto humanos, a ser fornecidos para o atendimento a população.

Com o decorrer do tempo ouve diversas reestruturações na instituição de forma a promover o melhor atendimento.

Foi informado pela gestora aqui chamada de Gabriela (nome fictício a fim de manter o sigilo da identidade da entrevistada), a instituição não conta com indicadores culturais, porém pode-se identificá-los através da: missão, visão e valores: Promover e proteger a saúde, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação, a redução de danos e a manutenção da saúde com o objetivo de desenvolver uma atenção integral que impacte na situação de saúde e autonomia das pessoas e nos determinantes e condicionantes de saúde das coletividades.

No espaço físico conta-se com salas que funcionam como consultórios de enfermagem para consultas médicas, recepção onde é feito o atendimento dos usuários do serviço como abertura de cadastro e marcação de consulta; farmácia para distribuição de medicamentos e insumos; salas de vacinação, medicação, inalação e curativos; consultório odontológico para atendimento de saúde bucal; sala de reunião onde é realizado grupos educacionais, reuniões de equipe e da unidade e as salas onde as agentes de saúde se organizam para saírem as ruas.

A estrutura organizacional da empresa ocorre com o atendimento básico gratuito à população nas especialidades de pediatria, ginecologia, clínica geral, odontologia e serviços prestados pela equipe de enfermagem como vacinação, coleta de exames laboratoriais, curativos, tratamentos odontológicos, fornecimento de medicamentos básicos e encaminhamento para as demais especialidades.


  1. Instrumentos utilizados

Para o desenvolvimento da pesquisa foram utilizados questionários semi-estruturados com perguntas abertas com o gestor da área para conhecer a instituição e sobre suas funções da gestão e no âmbito individual com o gestor da unidade e com dois funcionários (Apêndice B), roteiro semi-estruturado de observação da unidade, a fim de identificar o funcionamento da instituição (Apêndice C).

Foram utilizados, papel, caneta, lápis, borracha, gravador para anotações, questionário impresso, carta de apresentação e termo de consentimento livre e esclarecido.

  1. Procedimentos

Chegamos à instituição às dez horas da manhã, do dia 11 de maio, fomos até a recepção da UBS, informamos a funcionária da recepção quanto ao agendamento da entrevista com a gestora, e ela foi chamá-la. Na recepção tinha duas agentes de saúde, uma auxiliar de enfermagem e a recepcionista.

Ficamos aguardando o retorno da funcionária. Observamos que na recepção é o local onde é realizado todo o primeiro atendimento da população, ali é feita a primeira triagem e as pessoas são encaminhadas para os serviços de acordo com suas necessidades.

O local estava bem agitado, pois havia vários atendimentos naquele horário e o fluxo da população era intenso. Uma agente de saúde e uma auxiliar de enfermagem fazia o atendimento, enquanto a recepcionista foi avisara coordenadora.

A recepcionista volta e nos leva até sala de reuniões, no primeiro andar, ela pede desculpas pela demora e nos convida para sentarmos.

Começamos a entrevista, entregando a carta de apresentação e o termo de consentimento livre esclarecido para ela assinar, ela olha, faz uma leitura dos documentos e assina, pergunta com será a entrevista, e esclarecemos que será por meio de perguntas semi-dirigidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (48.1 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com