TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Sobre Entrevista com Psicóloga

Por:   •  21/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  501 Palavras (3 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 3

Processos Psicologicos Básicos: atenção, memória e aprendizagem.

Entrevista sobre atenção

Componentes:

Introdução

   A atenção é definida por diversos autores e de diversas maneiras. Para a psicologia, ela é uma qualidade da percepção que funciona como um filtro dos estímulos do ambiente, avaliando quais são os mais importantes e colocando-os em prioridades para um determinado processo. De maneira simples, a atenção é uma função neuropsicológica subjacente a todo o processo cognitivo (Goldberg, Gold, & Braff, 1991).

Através da atenção, podemos focalizar determinados fatores do ambiente e ignorar o que é importante. Ou seja, é o processo de focar em algo específico. Willian James menciona que a atenção é o oposto da distração.

Todos sabem o que é a atenção. É a posse pela mente, de forma clara e viva, de um entre vários objetos ou sequências de pensamento que parecem simultaneamente possíveis. A essência da atenção é constituída pela focalização, concentração e consciência. (JAMES, 1890)

Podemos perceber que a atenção mesmo que seja definida diferentemente, está sempre correlacionada a percepção do indivíduo e suas reações cognitivas em relação ao ambiente que está inserido. Assim, é possível concluir que a atenção acaba sendo uma condição crucial para a aprendizagem e para o desempenho de tarefas.

Atualmente, com excesso de informações, tem se tornado muito difícil o ser humano processar todos os estímulos que recebe do ambiente. Portanto, estudos indicam que a atenção vem sendo muito prejudicada e, que cada vez mais as pessoas (principalmente as crianças) estão com dificuldades na concentração e em focar no que é importante. Consequentemente, saber avaliar a atenção do indivíduo, perceber desvios e desenvolvê-los para sua melhora gradativa, torna-se cada vez mais uma demanda extremamente necessária do psicólogo.

Com o objetivo de pesquisar e aprender mais sobre como a atenção pode ser avaliada por um profissional, foram realizadas duas pesquisas com psicólogas distintas, ambas com formação em neuropsicologia, de diferentes estados, com pacientes de diferentes classes sociais, e que, trabalhavam com crianças diretamente.

Kelly Borges, formada em -------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------- e Mayara , formada em -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

As entrevistas foram feitas virtualmente pelo aplicativo TEAMS, com cerca de uma hora de duração, e para ambas as psicólogas foram feitas as mesmas perguntas bases. Devido a diferença de ambientes em que elas trabalham, opiniões, visões de trabalho, pacientes e demandas, o desdobramento da entrevista se deu de forma distinta, e foi possível perceber nitidamente duas maneiras diferentes em relação aos métodos que essas profissionais utilizam para fazer essa avaliação, principalmente em crianças. Esse fato agregou muito valor ao trabalho, uma vez que foi possível ter conhecimento das diversas possibilidades que temos ao avaliar a atenção de um indivíduo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (61.6 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com