TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho da disciplina Gestão, Planejamento e Avaliação em Saúde Mental

Por:   •  2/9/2020  •  Resenha  •  915 Palavras (4 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

PÓS GRADUAÇÃO EM SAÚDE MENTAL E ATENÇAO PSICOSSOCIAL

Resenha Crítica de Caso

Helen Barbosa dos Santos

Trabalho da disciplina Gestão, Planejamento e Avaliação em Saúde Mental

                                                         Tutor: Prof. Antônio Luis Draque Penso

Nova Iguaçu

2020

Resenha Crítica – Estudo de caso de Harward

Referência: HERZLINGER, R.E. A Amil e o Sistema de Assistência Médica no Brasil. Haward Business School, agosto, 2011.

Introdução

A Amil, empresa brasileira de serviços médicos, fundada em 1972 pelo cirurgião geral Edson de Godoy Bueno, destacou-se de suas concorrentes que, curiosamente investiam altas quantias em modernização de equipamentos e de hospitais, se tornando a maior operadora de serviços médicos do Brasil, em 2010.

A seguir, discutiremos os principais fatores que levaram a Amil a se tornar pioneira em diversos serviços no Brasil, e em seguida, principal líder do mercado em seu segmento.

Desenvolvimento

No texto, foi explorado o caso da Samcil, Operadora de Serviços Médicos verticalmente integrada (assim como a Amil), que fez diversos investimentos em tecnologia e modernização, mas mesmo assim não obteve aumento nos rendimentos, e sim uma grande dívida, o que ilustra perfeitamente a fala da professora Ana Rosa, quando ela diz que o investimento financeiro em melhorias tecnológicas não são garantia de qualidade e nem de lucro.

O questionamento inicial dessa discussão, se dá a partir da análise do sucesso da Amil, e do fracasso da Samcil, que eventualmente seria incorporada à Amil. Quais foram os fatores que levaram uma a se tornar uma referência nacional, e a outra a ser esquecida?

Apesar de a operacionalização ser complexa, a resposta superficial é simples: gestão de custos e controle contínuo de qualidade.

Na década anterior à fundação da Amil, o país passava por um momento de crescimento e valorização do setor de saúde privada, pois o serviço público de saúde não alcançava um número significativo de pacientes, e, os que conseguiam ser atendidos, relatavam baixa qualidade nos serviços, nas estruturas, nos insumos e no atendimento, o que é compreensível, pois o investimento per capta em saúde do setor privado era o duas vezes maior do que o do setor público. Além disso, no mesmo período, houve um crescimento na quantidade de cidadãos com empregos formais, o que abria mais uma porta para o acesso aos planos de saúde, os planos empresariais.

Porém, o acesso ao serviço não garante a permanência do cliente. Para expandir sua área de atuação e aumentar exponencialmente o número de clientes, a Amil fez grandes investimentos em marketing. O próprio número de telefone da operadora era repetido várias vezes, diariamente, em redes de televisão, rádio, entre outros, de forma que quando qualquer pessoa pensasse em plano de saúde, lembrasse do número da Amil. No mesmo campo do marketing, a Amil inovou, trazendo em suas propagandas a cobertura internacional e o resgate aéreo com helicóptero, serviços que não são amplamente requisitados pela maior parte de seus clientes, mas que agregam grande valor à marca, e, inclusive, a Amil também a primeira operadora do Brasil a oferecer tais serviços. A inovação e a criatividade foram fundamentais para o crescimento da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (126.6 Kb)   docx (45.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com