TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho da disciplina Saúde Mental na Atenção Básica

Por:   •  16/8/2020  •  Resenha  •  391 Palavras (2 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM SAÚDE MENTAL E ATENÇÃO PSICOSSOCIAL

Resenha Crítica de Caso

Ionara Jessica F. de Vasconcelos

           Trabalho da disciplina Saúde Mental na Atenção Básica

                                                                  Tutor: Prof. Rodrigo O. de C. da Silva

Fortaleza

2020


 SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO BÁSICA: O TRABALHO
EM REDE E O  MATRICIAMENTO EM SAÚDE MENTAL
NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMILIA

Referências: GAZINATO, Elaine Cristina da Silva; SILVA, Carlos Roberto de C. Saúde Mental Na Atenção Básica: O Trabalho em Rede e o Matriciamento em Saude Mental na Estratégia de Saúde da Família. Saúde Debate, Rio de Janeiro, v. 38, n. 101, p. 296-304, abr a jun. 2014.

O artigo trata da saúde mental na atenção básica sob o relato de enfermeiros e agentes comunitários. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter descritivo e exploratório tendo como principal objetivo, discutir a perspectiva desses profissionais da Unidade de Saúde da Família, no município de Guarujá-SP.

Os autores buscam investigar a importância do Matriciamento em saúde mental no processo de trabalho em rede. Assim abordam a relevância da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e do trabalho feito na atenção básica voltada para a saúde mental.

Durante as entrevistas feitas com os profissionais de Enfermagem e Agentes Comunitários, os autores puderam observar o quão escarço é a interação entre os profissionais da saúde mental e das USAFA. Retratam a importância de comunicação entre os profissionais e de seus conhecimentos relacionados a saúde mental. O que mais chama atenção no artigo é justamente o relato de enfermeiras e ACS sobre a falta de conhecimento em transtornos mentais.

O artigo foi publicado em 2014, porém trazendo para a nossa realidade, vemos o quanto ainda é escasso as interações e conhecimentos entre os profissionais da saúde mental e os demais profissionais da área da saúde, fazendo com que de certa forma haja um prejuízo no atendimento à pessoas portadoras de transtornos mentais ou em sofrimento psíquico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (116 Kb)   docx (43.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com