TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de Psicopatologia Funções Psíquicas

Por:   •  25/11/2018  •  Ensaio  •  300 Palavras (2 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

A mente humana é uma integridade indivisível, mas o funcionamento psíquico pode ser analisado em diversas funções mentais. O conhecimento das funções psíquicas dos indivíduos e suas alterações podem ser um instrumento valioso na avaliação do comportamento do paciente. Este trabalho pretende explicar de forma clara e sucinta a função psíquica orientação, conceituando-a, descrevendo suas características, bem como suas alterações.

Conceito e características da função psíquica orientação

Definimos a orientação como instrumento de experiência que permite que o sujeito compreenda cada um dos momentos de sua vida em relação ao passado, presente e futuro, bem como a sua localização em relação aos espaços que o cercam, em relação si mesmo e o contexto situacional.

A competência de situar-se quanto a si mesmo e quanto ao ambiente é elemento básico da atividade mental. A avaliação da orientação é um instrumento valioso para a verificação das perturbações do nível de consciência. As alterações da orientação também podem ser decorrentes de déficits de memória e de qualquer transtorno mental grave que desorganize o funcionamento global.

A capacidade de orientar-se requer, de forma consistente, a integração das capacidades de atenção, percepção e memória e é classificada em orientação autopsíquica e alopsíquica.Autopsíquica é a orientação do indivíduo em relação a si mesmo. Revela se o sujeito sabe quem é: nome, idade, data de nascimento, profissão, estado civil, etc. Já a orientação alopsíquica é a capacidade de orientar-se em relação ao mundo, quanto ao espaço e o tempo.

Orientação espacial é a capacidade do paciente se identificar o local, onde e o tipo de lugar se encontra a distância entre o local e a sua residência.

A orientação temporal indica se o paciente sabe em que momento cronológico está vivendo, à hora do dia, o dia do mês, o mês do ano e também a duração dos eventos e da continuidade temporal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (65.6 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com