TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho de psicologia geral

Por:   •  16/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  6.135 Palavras (25 Páginas)  •  819 Visualizações

Página 1 de 25

Índice

1.        INTRODUÇÃO        1

1.1.        Objectivo geral        2

1.2.        Objectivos específicos        2

1.3.        Metodologia do trabalho        2

2.        Consciência        3

2.1.        Estados da consciência        3

2.2.        Níveis de Consciência        4

2.3.        Diferentes perspectivas        4

3.        Motivação        5

3.1.        Tipos de motivação        6

3.2.        TEORIAS DA MOTIVAÇÃO        7

3.2.1.        Teoria Behaviorista        7

3.2.2.        Teoria Cognitiva        7

3.2.3.        Teoria Psicanalítica        8

3.2.4.        Teoria humanista        8

4.        Inteligência        8

4.1.        Tipos de inteligência        9

4.2.        TEORIAS SOBRE A COMPOSIÇÃO DA INTELIGÊNCIA        11

5.        Emoções        12

5.1.        Tipos de emoções        12

6.        Sentimentos        13

7.        Afecto        13

8.        Personalidade        14

8.1.        Factores da personalidade        14

8.2.        TEORIA CONSTITUCIONAL DE SHELDON        16

8.2.1.        TEORIA PSICANALITICA DE FREUD        16

9.        Resenha total do conteúdo        16

10.        Conclusão        19

11.        Referências Bibliográficas        20

  1. INTRODUÇÃO

No presente trabalho, abordar-se-á sobre consciência; motivação; inteligência; afectos, sentimentos e emoções; e por fim a personalidade. Todos os itens mencionados acima tangem directa ou indirectamente no que diz respeito as características cognitivas do ser vivente do reino animal. Basicamente, numa percepção inicial sem bases de pesquisa nem teorias, dir-se-ia que consciência é o intelecto relativo de cada individuo referente a sua existência e do mundo em geral. No que tange a motivação, define-se como a razão pela qual um individuo realiza uma determinada acção, seja ela voluntária ou involuntária. No caso da inteligência dir-se-ia que é a razão entre a percepção e a organização do mesmo de modo a atingir a uma razão final. Em todos esses itens existe um conceito idealizado por nós que directa ou indirectamente aproxima-se ao contexto científico. O trabalho pretende desta forma dar uma conceitualização geral no que tange todos os itens nomeados acima.


  1. Objectivo geral

  • Falar de consciência, motivação, inteligência, afecto, sentimento, emoções e personalidade.
  1. Objectivos específicos

  • Conceitualizar consciência, motivação, inteligência, sentimento, afecto, emoção e personalidade;
  • Citar os estados e níveis da consciência;
  • Descrever os tipos de motivação, inteligência afecto, sentimento e emoção;
  • Falar das teorias motivacionais, teorias da inteligência e da personalidade;
  • Indicar os factores da motivação e da personalidade;
  • Resumir todo o conteúdo abordado em cada sessão.

  1. Metodologia do trabalho

Para elaboração deste trabalho, ter-se-á como base a consulta primária de manuais de psicologia geral, estas que poderão ser procurados nas bibliotecas públicas, dentre elas Camões e Nacional. Nas mesmas, procurar-se-á ter acesso às obras de alguns teóricos que abordam sobre o assunto em causa, como o Sigmund Freud, o Kant e muitos outros teóricos. Para secundar, far-se-á uma pequena consulta à internet, de modo a ter acesso a alguns arquivos do interesse perante o assunto, como módulos ou até mesmo livros electrónicos.


  1. Consciência

A definição de consciência é resumida como a percepção de si mesmo em relação a estímulos externos e internos, isto é, de eventos do ambiente e de sensações do corpo, memórias e pensamentos.

Para Searle, a consciência é simplesmente o conjunto de estados subjectivos de sensibilidade (sentience) ou ciência (awareness), que se iniciam quando uma pessoa acorda na parte da manha, e que se estende ao longo do dia. Para Searle, a consciência é um fenómeno biológico e devemos conceber como parte de nossa história biológica, assim como a digestão, o crescimento, a mitose e a meiose. Entretanto Searle demonstra que a consciência tem algumas particularidades que não são observadas em outros fenómenos biológicos.

  1. Estados da consciência

São seis estados de consciência, como sintetizado pelo psiquiatra Adalberto Tripicchio no seu artigo intitulado “Psicologia Transpessoal” (TRIPICCHIO, 2007) a saber:  

  1. O Estado de Consciência de Vigília: é a consciência desperta normal, é o estado comum. A pessoa está consciente de si mesma. É o estado de consciência no qual nos encontramos quando estamos acordados, pensando, trabalhando, planejando. Neste estado predominam as funções do ego.
  2. Estado de Consciência de Devaneio: é o estado intermediário entre o de vigília e o de sonho, quando estamos prontos para dormir em estado de relaxamento.  
  3. Estado de Consciência de Sono Profundo: no estado de sono profundo sem sonhos, as funções do ego desaparecem, assim como a noção de tempo/espaço. Inexiste a dualidade eu-mundo exterior e o indivíduo entra em unidade com a Consciência Universal, havendo uma revigoração energética. Pode-se supor que equivale a uma experiência transpessoal que é esquecida pelo indivíduo.
  4. Estado de Consciência de Sonho: neste estado, além dos conteúdos oníricos estudados por Freud e Jung, o indivíduo pode vivenciar experiências mais profundas, como a premonição e a experiência de sair do corpo.  
  5. Estado de Consciência de Despertar: é um estágio intermediário entre a Consciência Cósmica e a consciência individual no seu estado de vigília. O campo da consciência se amplifica e os três outros estados de consciência (o de devaneio, de sonho e de sono profundo) tornam-se claros e interligados, possibilitando ao indivíduo que, posteriormente, perceba a unidade do Cosmos e de si.  
  6. Estados de Consciência Cósmica: é o estado resultante da integração entre todos os estados de consciência; é o estado em que há o controlo da actividade cerebral. Designa um estado de consciência além da consciência comum do homem. O indivíduo passa a compreender o funcionamento e a razão de ser do universo, a relatividade das três dimensões do tempo e do espaço. (D’ASSUMPÇÃO, 2015, p. 16 E 17)
  1. Níveis de Consciência

Um conteúdo mental qualquer pode estar, para Freud, em um dos três níveis de consciência: consciente, pré-consciente e inconsciente.

O estado consciente – Inclui tudo aquilo de que estamos cientes num deter minado momento.

O estado pré-consciente (ou subconsciente) – se constitui nas memórias que podem se tornar acessíveis a qualquer momento, como, por exemplo, o que alguém fez ontem, o teorema de Pitágoras, o seu endereço anterior, etc. E uma espécie de “depósito” de lembranças a disposição quando necessárias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.3 Kb)   pdf (257 Kb)   docx (33.5 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com