TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho sobre Psicomotricidade

Por:   •  19/10/2016  •  Projeto de pesquisa  •  489 Palavras (2 Páginas)  •  426 Visualizações

Página 1 de 2

TRABALHO SOBRE PSICOMOTRICIDADE

SÃO PAULO - SP

2016

A psicomotricidade tem como objetivo principal incentivar a prática do movimento em todas as etapas da vida de uma criança.

Por meio de atividades as crianças criam, interpretam e se relacionam com o mundo em que vivem.

A psicomotricidade auxilia no desenvolvimento físico, mental e afetivo do indivíduo, com o objetivo de proporcionar um desenvolvimento sadio.

Segundo Le Bouech “ a psicomotricidade se dá através de ações educativas de desenvolvimento espontâneo e atitudes corporais da criança, proporcionando – lhe uma imagem do corpo contribuindo para a formação da personalidade.

É uma prática pedagógica que visa contribuir para o desenvolvimento integral da criança no processo de ensino – aprendizagem, favorecendo os aspectos físicos, mental, afetivo – emocional e sócio cultural, buscando estar sempre condizente com a realidade dos educandos”.

Primeiramente a psicomotricidade fixava – se somente no desenvolvimento motor, mais tarde estudou – se a relação entre o desenvolvimento motor e intelectual da criança.

Hoje a psicomoticidade estuda a lateralidade  a estruturação espacial, a orientação temporal e sua  relação com o desenvolvimento intelectual da criança.

“A psicomoricidade é a  capacidade psiquica de realizar movimentos espontâneos, cuja diretriz fundamental é um condicionamento afetivo, que determina um comportamento intencional. Acredita – se que é sempre uma ação motriz,  que regula o aparecimento e o desenvolvimento das formações mentais. E é pelo aspecto motor, que a criança estabelece os primeiros contatos com a linguagem socializada.”

A lateralidade corporal refere – se ao esquema do espaço interno do indivíduo, que o capacita a utilizar um lado do corpo com melhor desembaraço do que o outro, em atividades que requeiram habilidade, caracterizando – se por uma assimetria funcional.

Segundo Hecaen e Ajuriaguerra, (1964), apesar das crianças terem consciência do cima – embaixo e do em frente – atrás antes dos 3 anos elas desenvolvem o entendimento de que o corpo tem dois lados distintos, isto é, lateralidade, com aproximadamente 4 ou 5 anos.

“ A criança aprende de que apesar de ter 2 mãos, 2 pernas de serem do mesmo tamanho e formato ela pode posicioná – las diferentemente, isto é, denominar ou identificar essas dimensões.”

Conclui-se que a psicomotricidade favorece à criança um relação consigo mesmo, com o mundo que a cerca, possibilitando um melhor conhecimento do seu corpo e de suas possibilidades.

O desenvolvimento psicomotor depende de fatores genéticos aspectos do meio ambiente e influências psicológicas, que a criança experimenta durante o processo de desenvolvimento e da estimulação oferecida a ela, ou seja em casa ou  na escola.

A educação psicomotora é muito útil, para os que necessitam de ajuda em seu comportamento e para o desenvolvimento não só de crianças com alguma dificuldade cognitiva ou afetiva, mas também para se desenvolver socialmente todas as crianças.

Crianças mais estimuladas terão um melhor desempenho. Uma criança que conhece bem seu corpo, suas limitações, que utiliza os movimentos corretamente, melhora em comportamento podendo até sanar problemas de aprendizagem, sejam de leitura ou de escrita  e ou cálculos matemáticos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (63.6 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com