TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho teoria e tecnicas psicoterapicas

Por:   •  21/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  575 Palavras (3 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 3

A influência do poder econômico culmina por transformar o processo eleitoral em jogo político de cartas marcadas, odiosa pantomima que faz do eleitor um fantoche, esboroando a um só tempo a cidadania, a democracia e a soberania popular", afirmou a ministra

Surgimento da psicanálise, Freud se interessou pelo método da hipnose. Por meio do estado hipnótico, o que denominou de ab-reação ou catarse. A existência de fatos que não podiam ser recordados pela simples vontade do individuo, mas que geravam sintomas e influíram no comportamento, levou Freud a estabelecer, posteriormente, a existência de o que ele denominou de inconsciente. A partir desses conceitos, postulou outra noção fundamental da psicanálise: o princípio do determinismo psíquico. Associação livre (rompimento com a hipnose e a psicanálise): passou a ser utilizada na tentativa de acessar as memórias reprimidas. Teoria topográfica: Freud descreveu a divisão da mente em inconsciente, pré consciente e consciente. Nasce um preceito- chave da psicanálise: tornar consciente o inconsciente. Interpretações dos desejos e fantasias: constituindo a primeira teoria elaborada por Freud, a teoria do trauma, que considerava situações traumáticas impostas pela realidade externa como causadoras diretas dos sintomas, deu lugar ao entendimento das fantasias e desejos do paciente na gênese da neurose. De fato, a recordação do trauma tem um lugar importante na psicanálise atual, mas não apenas com uma função catártica, e sim como uma possibilidade de ressignificar o passado. Freud passou a utilizar a interpretação como instrumento para dissipar suas forças, com o objetivo de trazer à consciência do paciente desejos e fantasias até então proibidos. Um tratamento analítico seria definido como aquele que considera o trabalho de resistência e da transferência como centrais no processo terapêutico. Mesmo com a finalidade primária de repetir para não lembrar, a relação tranferencial passou a ser concebida como mais uma forma de recordar o passado, uma vez que e tratava da repetição. Conceito de Neutralidade ( desejo de dar continuidade a terapia): que se tornou essencial, á medida que a relação terapêutica deveria refletir, como um espelho, o conflito do paciente com suas figuras primárias, e não a relação com o analista como pessoa real. A neutralidade possível, à medida que sempre haverá alguma influencia da pessoa do terapeuta na configuração desse campo. Teoria estrutural, que introduziu as diferentes instancias psíquicas: ego, id e supergo.

Melane Klein teoria da relação de objeto: Klein introduziu a idéias de que as relações do bebe com seus objetos ( figuras externas) existiram dede o nascimento e constituiriam a base da vida mental, é de fato, uma teoria m que não existe vida mental fora da relação com outro. As pulsões de vida e morte( de amor e de agressão) estão misturadas e se ordenam em torno da relações de objeto, com as fantasias e angustia associadas a elas. Para  Klein, as relações com  os cuidadores no inicio da vida seriam de grande importância para vida mental.

Self

sentimento

objeto

 Bebe

Prazer

Mãe

 Seguro

satisfeito

_____

atenção

Bion: a partir dos desenvolvimentos de Klein, salientou a importância da capacidade de pensar, do conhecimento e da linguagem no processo analítico. O elemento beta, seria angustias e sentimentos inominados ( sem sentido), que não puderam ser simbolizadas e traduzidos em linguagem (sentimentos q não sabemos dar nome  (AMOR), experiência na qual foi vivida). A capacidade de conter esses elementos beta e, posteriormente, decodificá-los em algo compreensível para o paciente ou elementos alfa é a parte essencial do tratamento analítico (alfa= explicar com palavras os elementos betas, dar nome de fato).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (85.2 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com