TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOLOGIA TEORIAS E TÉCNICAS PSICOTERÁPICAS GERAIS

Por:   •  29/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  360 Palavras (2 Páginas)  •  718 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADE ANHANGUERA DE JUNDIAÍ

PSICOLOGIA

TEORIAS E TÉCNICAS PSICOTERÁPICAS GERAIS

Regiane Paula Cacefo  RA: 151272011514

ATIVIDADE DISCURSIVA

Tutora Jamille Lopes

Jundiaí

2019

DISCORRA SOBRE O MODO COMO A PSICOTERAPIA DEVE OCORRER PARA ATENDER O PACIENTE QUE PROCURA AUXÍLIO

A psicoterapia funciona pela definição de um tratamento que leva o paciente ao autoconhecimento. Normalmente se recomenda para pessoas que sofrem de algum problema psíquico ou estão vivenciando conflitos que não sabem administrar, sendo assim, procuram um psicólogo para iniciarem um tratamento de terapia, através de algumas técnicas de psicoterapia como a psicoterapia psicanalítica ( mergulha no inconsciente do paciente, buscando sentimentos, memórias e experiências passadas que possam estar influenciando o seu comportamento); psicoterapia cognitivo-comportamental (trata-se da aplicação de técnicas cognitivas e comportamentais ajustar e mudar o comportamento do paciente) e a psicoterapia humanista (a qual é voltada ao auxílio das pessoas e à elevação do seu potencial).

A psicoterapia é um tratamento o qual o psicólogo realiza, através de técnicas e conhecimentos sobre o ser humano, auxilia então o paciente a entender a origem de seus conflitos e um autoconhecimento, na busca de uma solução. Quando o paciente procura um psicólogo é porque geralmente não consegue encontrar saída para administrar suas emoções e sentimentos que estão trazendo sofrimento persistente. Então, é necessário que o paciente encontre um psicólogo ao qual ele confie para poder criar um vínculo e confiança para poder ser verdadeiro e transparente durante a sessão, que se permita falar o que lhe vier a mente e o que tiver vontade, sem restrição e sem medo, pois o paciente não está diante de alguém para julgá-lo, mas sim de alguém que quer auxiliar a compreender melhor a si mesmo.

O papel do psicólogo é de apoiador e ouvinte, levando o paciente à reflexão e ajudando-o a conhecer qual a melhor maneira de encontrar a saída que procura. É um processo complexo, que exige conhecimento de técnicas e sobre o funcionamento psíquico do ser humano, deve-se mostrar pronto para ouvir e passar segurança, empatia e tranquilidade, proporcionando assim confiança e liberdade para o paciente deixar seus sentimentos fluírem. Através do autoconhecimento, podemos conduzir melhor os sentimentos que nos tomam a cada circunstância, assim possibilitando conquistarmos o domínio sobre nós mesmos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (59.7 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com