TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Teorias e Técnicas Psicoterápicas Humanistas

Por:   •  7/12/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.451 Palavras (6 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 6

Teorias e Técnicas Psicoterápicas Humanistas

2019

Curso de Psicologia

Disciplina: Teorias e Técnicas Psicoterápicas Humanistas

Alunos: Francisco Nilvan Alves do Nascimento; Robson Henrique Costa Siqueira Campos; Marcela da Silva Rodrigues; Joyce Maria Cunha Lima; João Neto do Nascimento Mendes; Gabriel Correia Sousa;

Abordagem Centrada na Pessoa (ACP)

Essa abordagem está ligada a corrente do humanismo dentro da psicologia com o propósito de buscar um novo olhar acerca da questão o que é o ser humano, o seu fundador é o teórico Carl Rogers (1902-1987), de origem norte-americana, psicólogo que se apropriou de trabalho sólidos em pesquisas e observações no contexto clinico.

Rogers propôs que o núcleo básico da personalidade do ser humano era a tendência à saúde e ao crescimento do indivíduo, com isso a ênfase no processo terapêutico passou a pedir uma cooperação entre o terapeuta e o cliente a fim de liberar esse núcleo da personalidade, estimulando o amadurecimento emocional, recobrir a autoestima e da autoconfiança.

Rogers afirma para que haja uma relação entre o terapeuta e o cliente deve-se ocorrer três pressupostos básicos, sendo elas consideração positiva, incondicional empatia e a congruência. Onde esse método terapêutico deve passar pelo amadurecimento do próprio terapeuta, que vai muito além de utilizar a técnica e sim de experienciar tal técnica, até que seja próprio e natural o seu agir.

Para Rogers a noção de Tendência Atualizante é o princípio fundamental da (ACP), à medida que conduz não só à satisfação das necessidades básicas do organismo, como também às mais complexas. A Tendência Atualizante permite, por um lado, a confirmação do Self e, por outro, a preservação do organismo, facultando assim, a consonância entre a experiência vivida e a sua simbolização (CAPELO, 2000).

Desse modo, sempre que essa ação não se verifique, o indivíduo pode entrar no estado de incongruência consigo mesmo, gerando assim uma falta de organização entre a experiência real e a simbólica, o que gera um comportamento desajustado, dessa forma afeta a personalidade.

Rogers fala sobre a tendência como o pilar da teoria da abordagem, dessa forma tendo em vista sua sugestão de priorização do cliente de ter auto atualizar suas potencialidades e de ser autêntico com suas próprias escolhas e decisões.

Outro conceito bastante importante é a aceitação positiva incondicional que diz respeito a uma atitude disposta na crença no potencial interno do ser humano, derivando do próprio conceito imposto por Rogers e a tendência atualizante. Desse modo a caracterização da aceitação é aceitar a pessoa tal como ela é, sem juízo de valor ou críticas.

A congruência indica o estado de coerência, ou acordo interno e particularidade de uma pessoa, a qual traduz na sua capacidade de aceitação dos sentimentos, as atitudes, as experiências, de ser genuíno e na adaptação com outro.

Caso Glória:

Glória é uma mulher divorciada, aparenta ter 30 anos de idade e parece sentir uma vontade enorme de realizar seus desejos, mas não o faz. Esse não fazer altera o olhar que tem de si mesma e a faz pensar que ter relações sexuais com outros homens a torna uma mãe ruim. Pensa que isso pode vir a destruir a relação dela com a filha.

Rogers ouve atentamente Glória deixando-a bem à vontade para falar de suas questões, sem interrompê-la. Para ele o psicoterapeuta precisa estar com o cliente por inteiro durante a sessão.

Rogers acredita em uma mudança terapêutica, desde que a cliente sinta uma empatia espontânea no processo terapêutico. Percebe-se durante a sessão que Glória tem uma grande dificuldade de aceitação, uma autoimagem idealizada e uma distorção da experiência vivida. Isso, nos conceitos da (ACP de Rogers), gera uma incongruência, demostrada também durante sua fala, quando relata o desconforto com a experiência.

Na ACP, o relacionamento com o cliente é algo de extrema importância, ocorre uma grande cooperação entre o terapeuta e o cliente a fim de estimular o mesmo a se sentir mais autoconfiante e ter um aumento no seu amadurecimento emocional. Para Rogers, é importante se ter um relacionamento mais próximo com o cliente com o intuito de humanizar o processo terapêutico, saindo de uma postura distante para a uma postura mais próxima e calorosa. Para isso, é fundamental o processo de mudança do cliente.

O cliente pode se sentir mais à vontade e se deslocar a um grande foco, que vem a ser a transcendência na própria relação e é o que acontece com Gloria, em todo o momento. Rogers respeita a sua autonomia, e sua experiência ao relatar o que tem lhe incomodado. A Tendência Atualizante descrita na literatura Rogers, pode ser demonstrada quando cliente glória se dispõe a passar pelo processo terapêutico.

Trechos da entrevista gravada com Psicólogo Carl Rogers e sua cliente Glória.

Caso Glória:

Narrador: Tendência atualizante, empatia e aceitação positiva. Esses são alguns dos fundamentos da Abordagem Centrada na Pessoa, uma perspectiva

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (40.1 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com