TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Teorias e Técnicas Psicoterápicas Terapia Cognitivo Comportamental

Por:   •  23/6/2022  •  Seminário  •  5.546 Palavras (23 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 23

UNIPAM – Centro Universitário de Patos de Minas

Curso/Período: Psicologia – 7º período

Disciplina: Teorias e Técnicas Psicoterápicas III - Terapia Cognitivo Comportamental

Docente: Gledson Regis Lobato

Discente: Jaina da Silva Conrado e Lima e Patricia Pierroni Paim

A conceitualização é a etapa entre o processo de recepção do paciente e sua escuta inicial e a aplicação do plano de tratamento. Portanto, etapa fundamental para uma abordagem psicoterápica objetiva e eficiente. Ela é considerada tanto parte integrante do planejamento da terapia quanto uma técnica psicoterápica (Padesky, 1995; Beck, 1997, 2007). Isso porque, além de funcionar como uma espécie de bússola para o terapeuta, também é utilizada como recurso de psicoeducação do paciente sobre o processo psicoterapêutico da TCC e sobre as suas dificuldades pessoais e/ou psicopatologia.
AP., 29 anos, união estável, fisioterapeuta, trabalha em um posto de saúde de Presidente Olegário e atende particular filha mais velha tem mais três irmãos. Vive com o namorido na casa que é dos avós. O pai é Técnico em informática e a mãe é falecida, está na segunda madrasta. Tem boa relação com o pai hoje em dia, mas já foi bem revoltado com ele até escreveu sobre isso.  Ficou feliz por o próximo irmão ser menino, pois vai continuar sendo a menininha do papai. Sempre foi muito responsável e decidido o que dificulta sua relação com o namorido, pois não dá espaço pra ser vulnerável, cuidada.

Quem procurou o atendimento foi ela mesma, na época era por causa da perda dos avós tão perto uma da outra e das crises de ansiedade.

A.P. desde a primeira sessão mostrou aberta e disposta a fazer os planos de ação, nas primeiras sessões foi difícil estabelecer o foco, pois tinha a necessidade de falar, mas depois foi mais tranquilo e fluiu maravilhosamente.

A paciente demonstrava bom cuidado pessoal, mas não demonstrava nenhuma vaidade.

No inicio do tratamento, avaliou-se a paciente em termos orgânicos, psicológicos e sociais. Demonstrando boa saúde física, psicologicamente o que estava atrapalhando era a ansiedade, pois não desfrutava o presente e queria ter o controle de tudo, apesar de não ter apego tem boas relações sociais com a família, amigos, trabalho, pacientes.

 1. Dados de Identificação do Paciente
a) Nome do Paciente: A.P.

 b) Idade: 29 anos

c) Escolaridade: Ensino superior

d) Profissão e Ocupação: fisioterapeuta

e) Estado civil e com quem reside: união estável, com o namorido.

 f) Religião: Católica, mas aberta a todas.
g)
Genetograma

h) Outros profissionais que atendem o paciente (motivo) cardiologista por causa das crises de ansiedade

i)Tratamentos psicoterápicos anteriores foi uma vez

2. Uso de Medicações

a) Uso de entorpecentes atuais – bebe, já ate passou mal por causa da bebida.

b) Medicações psiquiátricas atuais (com dose) nenhuma

c) Medicações naco psiquiátricas atuais: nenhuma

d) Todas as três classes acima, anteriormente utilizadas. -

3. Motivo da Busca do Atendimento; demandas da vida e ansiedade perdeu os avos muito perto um do outro que eram com quem morava e pelas crises de ansiedade que a faz coçar.

4. Forma de Encaminhamento ela mesma procurou o atendimento por causa da pandemia

5. Informações Históricas Relevantes
a) História familiar: a mãe faleceu quando tinha dois anos e meio, ficou pouco tempo morando com o pai e a avó paterna, o pai casou de novo quando tinha 4 anos, ficou morando com a avó paterna e indo os finais de semana pra casa dos avós maternos e não queria voltar pois com a avó materna fazia o que queria, ganhava presentes diferentes dos outros netos. A avó paterna faleceu e ficou morando com as tias paternas e indo pra casa dos avós maternos nos finais de semana, a tia engravidou e foi cuidar da sua vida, ela foi ficar com o pai, mas só ficou uma semana e foi morar com os avós maternos por ficar mais perto da escola. O pai casou de novo e teve um filho, ela tinha 8 anos. Sempre ia brincar com o irmão, mas não era bem tratada pela madrasta, não podia pegar nada na geladeira, a madrasta foi trabalhar em Brasília o que acabou ocasionando o fim do casamento e o afastamento com o irmão, pra ela foi um tempo bom, pois levou o pai a aproximar dela o que inclusive achou bom, pois eles saiam pra passear nas férias sem ela saber. Foi atropelada de bicicleta, mas não contou pra ninguém. Reagiu a um assalto onde levou um murro, mas derrubou o assaltante da bicicleta, gritou e alguém foi atrás do outro e recuperou o telefone. Sempre quis resolver tudo e poupar os outros Fatos marcantes da infância e da adolescência; morte da mãe, da avó paterna. Possíveis traumas: como ficou com varias pessoas teve dificuldade de estabelecer vínculos, era sempre desconfiada, e sempre teve que se virar sozinha. Os avós maternos morreram os dois muito próximos um do outro e ela ficou na casa com o namorido por causa da covid e esta lá ate hoje, agora compraram uma casa vai reformar e mudar. O pai casou de novo, tem mais um filho de dois anos e agora vai ter outro, ficou feliz porque é só ela de menina. Tem gato e cachorro e costuma passear com eles, inclusive a cachorra já tem mais de 10 anos e agora que vai pra uma casa com quintal já esta pensando em outro de porte grande. Pretende ter filhos mais pra frente.

b) História escolar: sempre teve ótimo desempenho acadêmico, desde o primário até o ensino médio. Foi tranquila, apesar de ser introvertida, sempre gostou de escrever; nunca foi de ter muitas amizades; sempre foi boa aluna, gostava de um menino na escola fez ate poesia pra ele, tentou esconder quando ficou menstruada, mas a tia foi na escola levar o absorvente.

c) História social: amizades; nunca teve muitos amigos, o envolvimento sempre foi com os familiares, ir à igreja com os avós, comer fora, trabalhar, tem alguns amigos que acampam juntos e andam de moto, vão a show.A.P.  relata ter dito dois namorados, inclusive quando terminou com o outro queria mudar pra Bahia, depois conheceu o atual com quem esta a cinco anos . Seus interesses são leitura e escrita inclusive escreveu sobre o seu self como se vê e sobre um buraco que questionamos, gosta de assistir filmes e series em casa ou no cinema. Gosta muito de comer.Pratica meditação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.8 Kb)   pdf (629.6 Kb)   docx (2.1 Mb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com