TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Teoria e Técnica Profissional

Por:   •  18/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.253 Palavras (6 Páginas)  •  215 Visualizações

Página 1 de 6

Ao iniciar uma excursão o guia turístico precisa estar atento a tudo que acontece ao seu redor e sempre pronto para atender as demandas dos clientes. Já com o grupo definido, é preciso estar ciente do número de pessoas (trinta e cinco) e das necessidades de cada um dos integrantes, uma vez que se trata de pessoas da terceira idade em um passeio de 5 (cinco) dias, saindo do estado de São Paulo na cidade de Campinas com destino a cidade de Caldas Novas no estado de Goiás.

A primeira tarefa é contratar um ônibus capaz de atender as necessidades dos idosos. Dotado de bancos reclináveis, apoios nos banheiros e na escada para auxiliar no processo de embarque e desembarque. Também é preciso se assegurar que os passageiros possuam seguro de saúde para um eventual problema de saúde ou acidente.

Para se organizar e ter tudo sob controle o guia precisa ter uma pasta que contenha os dados importantes de todos os passageiros (com número de identidade, telefone, data de nascimento) e roteiro da viagem. O roteiro da viagem deve ser bem detalhado e organizado, descrevendo o itinerário de cada dia, relação de hotel ou hotéis que serão utilizados, restaurantes (com informações de endereço, valores e serviços oferecidos). Nesta pasta também deve conter documentos como: notas de pagamento, crachá tanto da empresa de turismo, por exemplo, Embratur.O guia turístico deve sempre se apresentar pontualmente, ser responsável, estar bem vestido, tratar todos os clientes com educação e zelo.

Embarque

O guia deve se apresentar no local de embarque duas horas antes do horário marcado para o embarque dos passageiros, realizar check-list, vistoriar o ônibus quanto a higiene e conforto e conferir os equipamentos como: ar-condicionado, geladeira, porta-copos, bancos dentre outros.Conferir documentação do ônibus e da viagem como: nota fiscal de contratação de serviços, autorização para entrada em algumas cidades, seguro dos passageiros, DNER, Embratur.

Se apresentar aos passageiros e demonstrar simpatia e atenção, verificar se existe algum promotor ou líder prévio se houver se apresentar a ele. Ficar posicionado entre a porta de entrada dos passageiros e o bagageiro do ônibus. Solicitar documento de identidade e o voucher ou passagem, quando houver,para poder conferir com a relação dos passageiros. O número de volumes que cada turista deixara para ser transportado no bagageiro deve sempre ser anotado. Além disso, com o intuito de facilitar o procedimento de desembarque nós hotéis adicionar identificação a cada uma das bagagens utilizando, por exemplo, fitas coloridas.

Ao liberar o embarque, em casos onde houver poltrona marcada, direcionar cada passageiro a sua poltrona. Se houver algum passageiro atrasado, tentar entrar em contato com o mesmo a fim de verificar a possibilidade de espera ou marcar um outro local para ponto de encontro. Caso não consiga entrar em contato, registrar nome e informações sobre a ausência, para posterior relatório a agência.

Início da viagem

Quando todos os passageiros já tiverem embarcado, com o ônibus ainda parado e de portas fechadas por segurança é feito a apresentação do motorista e guia, lembrando de agradecer a preferência pela agência operadora. Explicar sobre os equipamentos do ônibus, regras de segurança, convivência no interior do ônibus durante a viagem e uma explicação geral do roteiro.Todas essas informações devem ser feita no corredor junto à porta.

Uma dinâmica pode ser feita dentro do ônibus, para que os passageiros possam se conhecer de maneira descontraída. Para tornar a viagem mais agradável e ajudar o grupo a entrosar é interessante propor brincadeiras, em momentos oportunos para que não incomode os passageiros. Caso alguns passageiros não queiram participar, uma opção para deixar todos confortáveis é dividir os locais do ônibus, deixando por exemplo as pessoas que não queiram participar na frente do ônibus e as brincadeiras atrás. O guia deve cuidar do serviço de bordo, quando houver, começando pela frente ou fundo do ônibus, lembrando de servir o motorista antes e avisar do serviço de bordo.

Antes de chegar ao destino é importante que o guia entre em contato com o local de hospedagem e saber se tudo está preparado para entrada do grupo no hotel, caso ocorra algum imprevisto que antecipe/atrase o horário de chegada sempre informar ao hotel. Ao aproximar do hotel comunicar aos passageiros o nome, serviços oferecidos e horários de funcionamentos. Solicitar aos passageiros que aguardem dentro do ônibus, ir até a recepção e saber se o estabelecimento tem um local adequado para todos aguardarem enquanto fazem o check-in. Se informar sobre maleiro e comunicar o motorista onde desembarcar com as malas. Por fim, ajudar os passageiros a desembarcarem, direcioná-los a recepção, informar a programação e solicitar que preencham a FNRH (Ficha Nacional de Registro de Hóspedes).

Durante a hospedagem o guia deve ter horários em que se posicionara próximo a recepção para tirar eventuais dúvidas e auxiliar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (40 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com