TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade e Transtorno Específico da Aprendizagem

Por:   •  27/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.402 Palavras (10 Páginas)  •  72 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

INSTITUTO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE

CURSO DE PSICOLOGIA

UNIVERSIDADE ALFREDO NASSER

ISADORA FIDELEIS

JAKELINY VAZ

RAQUEL BARBOSA

WANIA QUEIROZ

Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade e Transtorno Específico da Aprendizagem

       

Aparecida de Goiânia, 2021

UNIVERSIDADE ALFREDO NASSER

Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade e Transtorno Específico da Aprendizagem

Filme: “Como estrelas na terra. ”

Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de nota da Disciplina Psicopatologia clínica do 5º Período do Curso de Psicologia orientado pela Professora Mestre Fernanda Romano.

                                                  Aparecida de Goiânia

2021

  1. INTRODUÇÃO

O seguinte trabalho discorre sobre Transtornos de Déficit de Atenção com Hiperatividade e Transtorno Específico da Aprendizagem, em conjunto com o filme ‘’Como estrelas na terra’’ será apresentado ao leitor uma análise do personagem principal e as relações com os respectivos transtornos, visto que o filme retrata a história de uma criança que não é compreendida pelos pais e professores e sofre de um transtorno específico de aprendizagem. Ambos esses transtornos causam diversos prejuízos para o indivíduo, não somente no seu contexto escolar, como também em sua vida cotidiana.

O Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é caracterizado como um transtorno neurobiológico e sua principal característica é um padrão persistente de desatenção e hiperatividade-impulsividade que interfere diretamente no funcionamento e desenvolvimento do indivíduo, são definidos pelas atividades motoras excessivas e ações precipitadas, geralmente são diagnosticados na infância e persiste durante toda a vida do indivíduo. O Transtorno Específico da Aprendizagem ou a Dislexia do desenvolvimento é um transtorno do neurodesenvolvimento, caracterizado por uma dificuldade específica de linguagem, manifesta- se por dificuldades linguísticas variadas, incluindo além de alterações na leitura, problemas na escrita e soletração, essas mesmas características são caracterizadas por déficits no processamento fonológico.

2. DESENVOLVIMENTO

Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V) o  Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade tem como característica essencial um padrão persistente de desatenção e hiperatividade e deve possuir seis (ou mais) dos seguintes sintomas de desatenção (duração mínima de 6 meses): a) Frequentemente deixa de prestar atenção a detalhes ou comete erros por descuido em atividades escolares, de trabalho ou outras; b) com frequência tem dificuldades para manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas; c) com frequência parece não escutar quando lhe dirigem a palavra; d) com frequência não segue instruções e não termina seus deveres escolares, tarefas domésticas ou deveres profissionais; e) com frequência tem dificuldade para organizar tarefas e atividades; f) com frequência evita, antipatiza ou reluta em envolver-se em

Tarefas que exigem esforço mental constante; g) com frequência perde coisas necessárias para tarefas ou atividades; h) é facilmente distraído por estímulos alheios à tarefa; i) com frequência apresenta esquecimento em atividades diárias. E seis (ou mais) dos seguintes sintomas de hiperatividade (duração mínima de 6 meses): a) Frequentemente agita as mãos ou os pés ou se remexe na cadeira; b) frequentemente abandona sua cadeira em sala de aula ou em outras situações nas quais se espera que permaneça sentado; c) frequentemente corre ou escala em demasia em situações nas quais isto é inapropriado; d) com frequência tem dificuldade para brincar ou se envolver silenciosamente em atividades de lazer; e) está frequentemente "a mil" ou muitas vezes age como se estivesse "a todo vapor"; f) frequentemente fala em demasia. Impulsividade (duração mínima de 6 meses) g). Frequentemente dá respostas precipitadas antes de as perguntas terem sido completadas; h) com frequência tem dificuldade para aguardar sua vez; i) frequentemente interrompe ou se mete em assuntos de outros.

O DSM-V ressalta que algum prejuízo causado pelos sintomas está presente em dois ou mais contextos, podendo ser: escola, trabalho e casa, ocorre evidências claras de prejuízos no funcionamento social, acadêmico e ocupacional do indivíduo. O TDAH está associado diretamente ao desempenho escolar e sucesso acadêmico reduzidos, a rejeição social e, nos adultos, a piores desempenho, sucesso e assiduidade no campo profissional e a maior probabilidade de desemprego, além de altos níveis de conflito interpessoal. Em média, pessoas com o transtorno alcançam escolaridade menor, menos sucesso profissional e escores intelectuais reduzidos na comparação com seus pares, embora exista grande variabilidade. Em sua forma grave, o transtorno é marcadamente prejudicial, afetando a adaptação social, familiar e escolar/profissional.        

            O Transtorno Específico de Aprendizagem - TEA é um transtorno relacionado ao neurodesenvolvimento do indivíduo e inclui fatores genéticos, ambientais e epigenéticos, desse modo, influencia diretamente nas capacidades cerebrais de processamento e percepção de informações. Algumas características desse transtorno são as dificuldades para decodificação, ortografia, reconhecimento de palavras, compreensão de leituras e raciocínio matemático. A partir dos critérios diagnósticos segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V) o TEA deve ser caracterizado pela presença de pelo menos um dos seguintes sintomas, persistindo durante o período de 6 meses: a) Leitura de palavras de forma imprecisa ou lenta e com esforço; b) Dificuldade para compreender o sentido do que é lido; c) Dificuldade para ortografar; d) Dificuldade

com a expressão escrita; e) Dificuldade para dominar o senso numérico, fatos numéricos ou cálculo; f) Dificuldades no raciocínio. Alguns dos critérios relatam que as habilidades acadêmicas são quantitativamente afetadas abaixo do esperado pela idade cronológica do indivíduo, interferindo negativamente no desempenho profissional e acadêmico, além das atividades do seu cotidiano. As dificuldades de aprendizagem começam a aparecer inicialmente durante os períodos escolares e não podem ser explicadas por deficiências intelectuais, acuidade visual ou auditiva não corrigida, outros transtornos mentais ou neruológicos adversidade psicossocial, falta de proficiência na língua de instrução acadêmica ou instrução educacional inadequada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (149.4 Kb)   docx (43.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com