TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tratamento passo a passo dos transtornos do comportamento alimentar

Por:   •  22/1/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.143 Palavras (5 Páginas)  •  381 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA

Pró Reitoria Acadêmica – Direção Acadêmica

Curso: PSICOLOGIA

Professor: Karen Cristina Alves Lamas

Aluno (a): Nilza de Matos Presto                                       Matrícula: 600496817

FICHAMENTO

FERNÁNDEZ-ARANDA, F. Tratamento passo a passo dos transtornos do comportamento alimentar. In:__ CABALLO, V. E. Manual para tratamento cognitivo-comportamental dos transtornos psicológicos da atualidade: intervenção em crise, transtorno da personalidade e do relacionamento e psicologia da saúde. São Paulo: Ed. Santos, 2008, cap. 7, pp. 185-208.

        

O capítulo apresenta uma breve descrição das abordagens mais utilizadas para tratamento dos transtornos alimentares (TA) detalhando a abordagem cognitivo-comportamental.  As principais patologias que constituem os TA são: Anorexia e Bulimia nervosas. O diagnóstico de tais patologias sofreu mudanças ao longo do tempo. Sendo considerados atualmente como transtornos da alimentação.

        A anorexia nervosa se divide em tipo restritivo em que há dietas, jejum e exercícios físicos intensos para perda de peso e tipo compulsivo/purgativo, no qual há  ataques de gula ou uso de purgantes, ou ambos. O diagnóstico considera 4 aspectos importantes: existência de baixo peso evidente, não devido a causas orgânicas; presença de medo desmesurado de engordar, apesar de já estar com baixo peso; supervalorização da imagem e aparência, que costuma ser observada na maioria dos casos por atitudes negativas para com a própria imagem; presença de amenorreia ou  ausência de menstruação durante os três últimos ciclos.

        Já a Bulimia nervosa considera três fatores essenciais para o diagnóstico: existência de ataques de gula ou episódios de ingestão voraz, como característica principal, com sentimento de culpa e perda de controle, ocorrendo numa frequência de dois episódios por semana, nos últimos três meses; atitudes negativas para com a própria imagem e peso; comportamentos compensatórios para evitar o aumento de peso após a ingestão de alimentos que pode ser de duas formas: tipo purgativo com uso de laxantes ou provocando o vômito e tipo não purgativo que envolve outras técnicas como jejuar ou praticar exercícios intensos.

        Os estudos que investigam a eficácia de tratamentos para os TA ressaltam a importância de uma abordagem familiar, principalmente com pacientes jovens. Independente do tipo de abordagem tem-se os seguintes objetivos: normalização de peso, constantes nutricionais e hábitos alimentares; tratamento de fatores psicológicos mantenedores e; prevenção de recaídas.

        Para o tratamento na anorexia os modelos mais utilizados são: A) psicoterapia psicanalítica breve, com resultados limitados. Esse é um tipo de psicoterapia breve e limitada no tempo, onde enfatiza-se o significado consciente e inconsciente do sintoma e os efeitos dos sintomas nas relações interpessoais. B) Terapia familiar, abordagem semi-estruturada, limitada no tempo  a qual objetiva esclarecimento do problema alimentar e da dinâmica familiar criada em torno deste; determinação de uma funcionalidade interpessoal da sintomatologia manifesta;  identificação de uma possível hipótese etiopatogênica do sintoma deduzida da dinâmica familiar existente. C) Tratamento psicoeducativo comportamental, programama estruturado e limitado no tempo que objetiva a normalização e regularidade de hábitos alimentares, com controle do peso. D) Terapia Cognitivo-comportamental, utiliza técnicas cognitivas e comportamentais para modificar o comportamento e as cognições, as atitudes em relação a própria imagem e ao peso, baixa autoestima e perfeccionismo.

        Para o tratamento da Bulimia nervosa, os estudos demonstraram maior eficácia da Terapia cognitivo-comportamental em relação a psicoterapias de caráter dinâmico, apenas comportamentais ou farmacológicas. Os cinco modelos mais utilizados para tratar a BN são: A) Nutricional psicoeducativo, ajuda a reduzir os sintomas bulímicos mas não corrige as cognições irracionais e a resolução inadequada de problemas. B) Terapia interpessoal que trabalha as relações familiares e interpessoais do paciente. C) Tratamento de exposição com prevenção de resposta que utiliza técnicas para modificação do comportamento. D) Tratamento cognitivo-comportamental, a qual compreende os comportamentos da bulimia como consequências negativas das cognições irracionais em relação à própria imagem e peso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (140.6 Kb)   docx (18.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com