TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Variáveis relacionadas ao comedor do comportamento alimentar citada por Gedrich

Por:   •  6/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  722 Palavras (3 Páginas)  •  4.138 Visualizações

Página 1 de 3

1) O que são as variáveis relacionadas ao comedor? Explique os 5 determinantes (biológicos, socioculturais, antropológicos, econômicos, psicológicos) do comportamento alimentar citada por Gedrich (2003) ?

O homem (comedor), por ser onívoro, pode se alimentar biologicamente de tudo, porém, existem fatores como as necessidades de ordem biológica, bem como os desejos do comedor, que podem ser social e culturalmente definidos, os quais só se permitem alimentar-se do que é aceito culturalmente. Ao mesmo tempo o indivíduo enfrenta outras questões alimentares, como o sabor e o aspecto dos alimentos. O ensinamento cultural da alimentação começa na infância, não tendo necessariamente relação direta entre pai e filho. A criança, também conhece o gosto, vendo uma pessoa fazendo algo e tenta fazer igual, contribuindo na formação da preferência alimentar desde a infância, influenciando qualquer indivíduo na escolha alimentar. Existem ainda os fatores como o gosto da necessidade e o gosto do luxo, fazendo distinção entre as classes sociais. Nesse sentido, as variáveis ligadas ao comedor envolvem todos os pontos que podem influenciá-lo na escolha alimentar, compreendendo os fatores ambientais, a história individual e a personalidade refletida em valor pessoais. Gedrich, divide o comportamento alimentar em cinco grandes determinantes:

Determinantes Biológicos – Sendo componentes essências as necessidades energéticas e nutricionais, que garantem o funcionamento do metabolismo, incluindo também a sensibilidade gustativa, influenciada pelas preferências alimentares. A influência do sexo, da fase da vida, da sensibilidade sensorial às substâncias específicas e da palatabilidade.

Determinantes Sócio-culturais – Ligação com o convívio social, fazendo distinção ou aceitação de grupos sociais, nesse contexto, verificam-se as influências das normas de um grupo sobre o comportamento alimentar dos indivíduos.

Determinante Antropológico – Se refere a liberdade de escolha alimentar de acordo com a referência do que o indivíduo deseja consumir, ou seja, está de acordo com o conhecimento e sentimento do indivíduo: valores, confiança, crenças ou expectativas.

Determinante Econômico – São referidos pelo poder de compra do indivíduo e a oferta, relacionados aos fatores demográficos ( localização, renda per capita, etc ).

Determinante Psicológico – Envolvendo pensamentos que ditam as escolhas, já abordado nas determinantes sócio-culturais.

2) O que as variáveis aparência, tipos de preparação, variedade e sabor podem influenciar na seleção alimentar?

As variáveis estão relacionadas se o alimento é atrativo ou se causa rejeição pelo indivíduo na escolha alimentar. Acontecem em culturas locais e possuem as preferências do comedor. Então, em determinada localidade e cultura, por exemplo na Ásia, onde se comem comidas exóticas, os indivíduos não levam em consideração na escolha alimentar, a aparência e/ou o cheiro, sendo que, em outros lugares como na América, se comida não tiver boa aparência, o indivíduo pode rejeitá-la.

3) Fale sobre os métodos de avaliação da escolha alimentar.

Grunert, se referiu ao conceito

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (43 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com