TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Traços e Fator x Psicodinâmica

Por:   •  14/5/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  847 Palavras (4 Páginas)  •  1.268 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

        Neste trabalho será relatado sobre as abordagens psicológicas que estão relacionadas a um enfoque clínico da Orientação Profissional, enfatizando na abordagem Traço e Fator, comparada com a Psicodinâmica.

        Assim, enfatizando que, ambos têm como principal foco o indivíduo, e que segundo Bohoslavsky, um acúmulo de experiências adquiridas de modo consciente e inconsciente leva o adolescente à convicção de que pode escolher por ele mesmo. Para isso, necessita conhecer e conhecer-se.

        Desta maneira o trabalho irá buscar esclarecer quais os principios do traço e fator e da psicodinâmcia, de como se deram inico, qual é a diferença das abordagens psicológicas de um com o outro em relação ao orientador e o orientando.


Traços e Fator x Psicodinâmica

        As abordagens psicológicas estão relacionadas a um enfoque clínico da Orientação Profissional e que, referente às abordagens, Bock afirma: O "modelo" utilizado é quase que o mesmo para todas as teorias em estudo: existem cargos e funções no mercado de trabalho. Ao indivíduo cabe a responsabilidade de adaptar-se da melhor forma possível a eles. As teorias psicológicas apenas divergem quanto à gênese dessas características individuais.

Abordagem Traço e Fator

        Esta abordagem obteve origem desde o século passado, como um trabalho que foi realizado por Parsons, assim também conhecida como uma abordagem “atuária”, na qual tem como objetivo realizar uma união perfeita entre o perfil pessoal e o ocupacional.

        Diante de Bock (2001), a teoria traço fator da o inicio à area de Orientação Profissional, pois ela enfatiza a sua ação e dá fundamento aos testes vocacionais, quanto à escolha da profissão, pois se acredita que as aptidões, os interesses e os traços de personalidade são inatos.

        Assim, a intervenção segue o modelo médico tradicional, que “radiografa” o individuo, analisa os dados coletados e sintomas, realiza um diagnóstio e propõe um prognóstico. O interessado por tanto, não decide, mas aceita ou não o concelho do orientador. Geralmente, os instrumentos utilizados pelo profissional, mensuram as aptdões, testam os interesses e descevem a “personalidade” do individuo. Desta forma entende-se que a abordafem do traço e fator sugerem um procedimento racional para a escolha, pois:

  • A escolha é um evento preciso e deve ser feita com bases cientificas e racionais.
  • O perfil do orientano pode ser claramentte indentificado por meio de instrumentos psicolétricos.
  • O perfil correspondente a cada ocupação pode ser estatisticamente determinante e permanecer estável ao longo do tempo.
  • A escolha certa é aquela em que melhor coincide o perfil ocuacional com o individuo.

Assim, pode ser concluído que, esta teoria enfatiza “o homem certo no lugar certo”.

Psicodinâmica

        A psicodinâmica deu inicio por volta da década de 60, aprimorada por Bahoslavsky e outros na década de 80, na qual consiste na aplicação dos conceitos e de técnicas psicanáliticas à escolha da profissão.

        O decorrer da história do indivíduo e a forma como este lidam com a realidade e o princípio do prazer são aspectos importantes deste enfoque. O foco da intervenção está na elaboração dos conflitos, ansiedades, medos e fantasias relacionados com o dilema ocupacional.

 Porém, Bohoslavsky chama atenção também para a sobredeterminação da escolha pela sociedade, considerando as influências da família, da estrutura educacional e socioeconômica, da mídia e da cultura. Durante as entrevistas, o orientador alterna a escuta psicanalítica com interpretações, interposições, comparações, questionamentos e esclarecimentos. Por vezes, pode lançar mão de técnicas projetivas, dinâmicas, jogos e questionários.

A teoria da psicodinâmica busca explicar como os individuos constituem sua personalidade e, por isso, como se aproximam das profissões. A causa da escolha profissional é interna relacionada ao interesse do individuo, o seu grau de motivação. Já as causas externas estão em segundo plano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (125.3 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com