TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TÉCNICA: ECONOMIA DE FICHAS

Por:   •  17/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.341 Palavras (10 Páginas)  •  1.030 Visualizações

Página 1 de 10

CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA

PSICOLOGIA

Andressa Carvalho

Kauê Fernando F. Contiero

Leonardo Genari Mucsi

Murilo Comparoni

Natalia Santos Moreira

Natalia C. dos Santos

Stefhinie Santos Giroto

TÉCNICA: ECONOMIA DE FICHAS

Jundiaí

2018

CENTRO UNIVERSITÁRIO PADRE ANCHIETA

PSICOLOGIA

Andressa Carvalho

Kauê Fernando F. Contiero

Leonardo Genari Mucsi

Murilo Comparoni

Natalia Santos Moreira

Natalia C. dos Santos

Stefhinie Santos Giroto

TÉCNICA: ECONOMIA DE FICHAS

[pic 1]

[pic 2]

Jundiaí

2018

INTRODUÇÃO

A Análise do Comportamento é a ciência que se embasa na teoria do Behaviorismo Radical e nos conhecimentos advindos da Análise Experimental do Comportamento, a análise aplicada do comportamento é o processo pelo qual se aplica os princípios do comportamento por um meio, uma técnica, em um ambiente social, e se avalia se o procedimento utilizado foi o que provocou as mudanças comportamentais observadas, tendo como objetivo buscar variáveis e técnicas que melhorem efetivamente o comportamento alvo. O comportamento que se vai trabalhar, seja ele em excesso ou deficit.

O sistema de fichas, ou sistema de economia de fichas é uma técnica muito utilizada na análise do comportamento, sendo útil para motivar a emissão e aquisição de comportamentos desejáveis, que por sua vez são ausentes no repertório do paciente, ou com baixa frequência.

A técnica consiste em usar fichas, símbolos ou pontos como reforços contingentes, ou seja, o reforço só será liberado quando o indivíduo emitir o comportamento desejável e, posteriormente, essas fichas serão trocadas por reforços mais efetivos. 

Esta técnica pode ser usada em diferentes contextos, como, por exemplo, em penitenciárias, escolas, hospitais, no contexto clínico, entre outros e também sendo aplicado para grupos ou individualmente. a aplicação do Sistema de Fichas não é restrita a determinados sujeitos, ela pode ser utilizada em qualquer pessoa. Inicialmente, imaginava-se que esse sistema apenas deveria ser aplicado em pessoas com algum tipo de transtorno ou retardo mental, porém, atualmente, as fichas não são utilizadas apenas em instituições de tratamento, elas são utilizadas para modificação de comportamento de qualquer pessoa, seja ela saudável ou não. É importante frisar também o sucesso da utilização desse sistema em crianças que apresentam Autismo. Além disso, é possível utilizar com sucesso a técnica da economia de fichas no transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. 

Segundo Borges (2004), Importantes pesquisas foram fundamentais para embasar técnicas como a economia de fichas, 1)o trabalho de aplicação de conceitos operantes em divisões psiquiátricas, desenvolvido por Ayllon e Azrin; e 2) o desenvolvimento de um núcleo de pesquisa aplicada em análise do comportamento, desenvolvido por Bijou, Wolf e Baer.  Ayllon e Azrin trabalhando juntos com pesquisas aplicadas em ambientes psiquiátricos descreveram pela primeira vez, em 1968, a “token economy” ou “economia de fichas”, que foi e é uma técnica muito útil no trabalho aplicado. 

De acordo com Tomanari (2000), o método de economia de fichas possibilita a formação de cadeias comportamentais e tem como um de seus objetivos, instalar e manter comportamentos desejáveis. Além do que, este método geralmente é implantado através de reforçamento positivo e pode ser aplicado em grande escala.

QUESTÕES

1 – Defina e Descreva a Técnica de Economia de Fichas

2 – Quais são os principais objetivos da sua aplicação (quais suas indicações? A que tipos de problemas/casos clínicos ela se destina?

A técnica de sistema de fichas, ou economia de fichas tem como objetivo motivar a emissão e aquisição de um comportamento ausente ou que tem baixa frequência no repertório do indivíduo. É indicado para diversos contextos, como área clínica, hospitalar, escolar, não sendo específico para uma idade. Deve se salientar o sucesso descrito por alguns autores em casos infantis de autismo, hiperatividade e no transtorno de deficit de atenção.

3 Como a técnica deve ser aplicada. Como o terapeuta deve proceder? De que forma deve ser feito o planejamento para a aplicação da técnica?

A técnica consiste no reforçamento com fichas, símbolos que representem uma pontuação, dos comportamentos alvo que se planeja trabalhar. Podendo também efetuar a retirada ou não reforçamento dessas fichas quando há um comportamento que não se deseja trabalhar sua aquisição e motivação.

O terapeuta deve, inicialmente, fazer um levantamento dos comportamentos apresentados no repertório do indivíduo, e classificá-los, junto a queixa,  em comportamentos alvos, os que se deseja motivar a aquisição, e comportamentos problema, os que não se deseja motivar.

Define-se então uma pontuação para cada comportamento alvo apresentado, e um prêmio de maior valor que é dado através da somatória de pontos. Segundo Rohde, L. A., Knapp, P. Lykowski, L. & Carim, D. (2004), é importante que haja prêmios de diferentes valores, a fim do indivíduo conseguir controlar-se a juntar mais pontos para obtenção do prêmio de maior valor.

Posteriormente, após definir os comportamentos alvos, e suas respectivas pontuações e reforços, aplica-se, no consultório, ou no cotidiano do indivíduo, em casa a técnica, afim de reforçar os comportamentos alvos, motivando sua aquisição.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (173.3 Kb)   docx (19.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com